A atividade Construtores de Histórias é concebida para engajar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na criação colaborativa de histórias curtas, utilizando um conjunto predefinido de cartões contendo substantivos, adjetivos e verbos em diferentes flexões verbais (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo). Esta prática estimula a criatividade e reforça o entendimento sobre a estrutura linguística da língua portuguesa. Os estudantes, trabalhando em grupos, se desafiarão a conectar estas palavras de maneira inventiva, visando a construção de frases que se alinhem coerentemente ao enredo proposto por eles mesmos. O principal objetivo desta dinâmica é fazer com que os alunos analisem ativamente a função gramatical e as flexões dos termos selecionados, gerando discussões enriquecedoras sobre a escolha lexical e seu impacto na narrativa. A culminância do trabalho será a apresentação das histórias criadas e um debate sobre as diferentes estruturas linguísticas empregadas, propiciando um ambiente de aprendizagem coletiva e reflexiva.
Os objetivos desta atividade incluem o aprimoramento das competências lingüísticas dos alunos, com ênfase na análise das estruturas e funções gramaticais. Almeja-se incentivar a reflexão sobre a importância da escolha adequada de palavras para a composição de textos coesos e coerentes. Pretende-se, também, fomentar a criatividade, cooperação e habilidade de argumentação dos estudantes, à medida que debatem sobre as opções linguísticas mais eficazes para o desenvolvimento de suas narrativas. Esta atividade promove, ainda, a compreensão das nuances expressivas que as diferentes flexões verbais conferem ao texto, capacitando os alunos a expressarem-se de maneira mais assertiva e rica.
O programa abordará as especificidades das classes gramaticais envolvidas (substantivos, adjetivos e verbos), com uma ênfase particular nas flexões e suas implicações para o sentido da frase. Ademais, serão tratadas as regras de concordância nominal e verbal, assim como a classificação dos períodos. Através da prática de criação textual, os estudantes terão a oportunidade de aplicar esses conceitos de maneira concreta, o que contribui para uma compreensão mais profunda da língua portuguesa e de suas possibilidades expressivas.
Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com palavras variadas para a construção de frases e, consequentemente, de uma história. Este método propõe uma aprendizagem dinâmica e participativa, onde os estudantes são os principais agentes de seu processo educacional. Através do diálogo, colaboração e criatividade, eles serão encorajados a explorar e aplicar os conceitos linguísticos discutidos, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e significativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos, permitindo uma imersão cuidadosa nos conceitos gramaticais, bem como tempo adequado para a criação, revisão e apresentação das histórias.
A avaliação será processual e participativa, considerando o envolvimento do aluno em todas as etapas da atividade. Será dada atenção especial à capacidade de usar adequadamente as classes de palavras e flexões verbais, coerência e coesão textual, criatividade na composição das histórias, bem como participação ativa nas discussões e apresentação das histórias. Um rubrica específica, detalhando os critérios de avaliação, será providenciada, permitindo que tanto o professor quanto os alunos tenham clareza dos aspectos avaliados. A autoavaliação e a avaliação pelos pares também serão incentivadas como parte do processo avaliativo.
Para a realização da atividade, serão utilizados cartões contendo substantivos, adjetivos e verbos, quadro branco, marcadores e um datashow para as apresentações finais. Esses recursos são essenciais para o desenvolvimento da dinâmica, facilitando a organização das ideias pelos grupos e permitindo uma apresentação visual atraente das histórias criadas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula