Pescaria de Palavras

Desenvolvida por: Lais M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Singular e Plural

A Pescaria de Palavras é uma atividade lúdica e interativa destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Transformando a sala de aula em um vibrante mar de palavras, esta proposta pede a criação de peixes de papelão, os quais serão adornados com palavras variando entre singular e plural impressas em seus corpos. Estes peixes serão equipados com clipes para possibilitar a 'pescaria' usando varinhas de pescar improvisadas com ímãs nas pontas. Os estudantes terão o desafio de 'pescar' os peixes e após a captura, deverão discernir se a palavra capturada está no singular ou no plural. O passo subsequente exige que os alunos encontrem o par correspondente da palavra 'pescada' dentro do vasto mar de palavras espalhadas pela sala. Esta atividade não só reforça o conhecimento sobre singular e plural, como também promove habilidades de coordenação motora fine e atenção cuidadosa à detalhes. O ambiente proporcionado incentiva a colaboração, a comunicação e a aprendizagem ativa, ao passo que os alunos mergulham profundamente nas ondas do conhecimento lingüístico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e robusta sobre a formação de palavras no singular e no plural, por meio de uma abordagem prática e interativa. Espera-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de identificar com precisão a diferença entre palavras no singular e plural, contribuindo para a construção de seu conhecimento gramatical. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades motoras finas, por meio da manipulação da vara de pescar; bem como promover a atenção aos detalhes e a capacidade de concentração ao buscar o par correspondente de palavras. A promoção da interação entre os alunos durante a atividade fomenta o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, essenciais para o processo de aprendizagem.

  • Identificar a diferença entre palavras no singular e plural
  • Desenvolver coordenação motora fina
  • Fomentar a atenção aos detalhes e concentração
  • Incentivar a colaboração e comunicação entre os alunos
  • Promover a compreensão das regras gramaticais de forma lúdica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02LP03 - Identificar regularidades e irregularidades na formação do plural dos substantivos e dos adjetivos.
  • EF02LP21 - Produzir textos orais e escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está alinhado ao currículo do 2º ano do Ensino Fundamental, focando no aprendizado sobre a formação de palavras no singular e plural. Será abordada a identificação e uso correto das palavras em contextos variados, promovendo uma compreensão ampla sobre as regras gramaticais que regem esse aspecto da língua portuguesa. O intuito é conduzir os alunos por uma jornada de descoberta, onde eles possam aplicar de maneira prática o conhecimento adquirido, estimulando a reflexão sobre a linguagem e seu uso cotidiano.

  • Singular e Plural
  • Regras regulares e irregulares de pluralização
  • Aplicação prática de palavras no singular e plural
  • Atividades lúdicas para fixação do conteúdo

Metodologia

A metodologia ativa será empregada para engajar os alunos de forma completa. Iniciaremos com uma breve explanação sobre singular e plural, seguindo de uma demonstração de como 'pescar' os peixes. Os alunos, então, trabalharão em duplas para promover a colaboração, enquanto se revezam na pescaria dos peixes e na busca pelos pares correspondentes. Essa abordagem prática permite que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, facilitando a internalização do conteúdo de maneira divertida e memorável.

  • Breve explanação sobre singular e plural
  • Demonstração da atividade de pescaria
  • Execução da atividade em duplas
  • Discussão sobre as palavras encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 30 minutos, perfazendo um total de 2 horas. Primeiramente, haverá uma explanação sobre o tema e a apresentação da atividade. Em seguida, os alunos executarão a prática de pescaria em duas aulas. Por fim, a última aula será dedicada à revisão dos conceitos aprendidos e discussão sobre a experiência.

  • Aula 1: Explanação do tema e apresentação da atividade
  • Aula 2 e 3: Prática da pescaria de palavras
  • Aula 4: Revisão e discussão sobre a atividade

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação, o envolvimento e a capacidade de identificação das palavras no singular e plural pelos alunos. Será dada atenção também à habilidade de trabalhar em equipe, a coordenação motora durante a 'pescaria', e a contribuição nas discussões. Exemplos de sucesso na atividade incluem a correta identificação e pareamento de palavras, além do envolvimento ativo na tarefa. Feedbacks serão fornecidos para orientar os estudantes sobre como podem melhorar ou o que já estão realizando de forma eficaz.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis como papelão para os peixes, clipes de metal, varas (como cabos de vassoura) e ímãs. Além disso, será útil ter marcadores coloridos para decorar os peixes e aumentar o apelo visual da atividade, tornando o mar de palavras ainda mais convidativo e estimulante para os alunos.

  • Peixes de papelão com palavras impressas
  • Clipes de metal
  • Varas de pescar com ímãs nas pontas
  • Marcadores coloridos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo