Montando Palavras com M

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

Esta atividade visa auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização, focando na identificação de fonemas e sua representação por letras, mais especificamente as palavras que começam com a letra 'm'. Os alunos trabalharão individualmente ou em duplas, utilizando conjuntos de letras móveis para formar palavras previamente faladas pelo professor, que começam com essa letra. Eles serão incentivados a buscar a representação escrita dessas palavras, utilizando as letras disponíveis. Após a formação das palavras, cada aluno ou dupla deverá fazer um desenho representativo da palavra construída, permitindo assim uma associação mais significativa entre o som, a grafia e o significado da palavra. O compartilhamento dos desenhos e das palavras com a turma ao final da atividade propõe um momento de prática da pronúncia correta, além de fomentar a interação entre os alunos e reforçar os vínculos com o conteúdo aprendido.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade para desenvolverem sua habilidade de reconhecer fonemas e associá-los às suas correspondentes letras, especialmente a letra 'm'. Através de uma metodologia ativa, os estudantes serão incentivados a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Ao manipularem as letras para formarem palavras e ao associarem estas com imagens que eles próprios criam, os alunos estarão não só praticando a escrita, mas também a leitura, a compreensão e o vocabulário, além da oralidade ao compartilharem seus resultados com a turma.

  • Desenvolver a habilidade de identificar fonemas e sua representação por letras.
  • Estimular a associação entre sons, grafias e significados.
  • Fortalecer o vocabulário inicial dos alunos com palavras que começam com a letra 'm'.
  • Promover a criatividade através do desenho associativo a cada palavra.
  • Incentivar a prática da oralidade com a pronúncia e compartilhamento das palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP07": Identificar fonemas e sua representação por letras.

Conteúdo Programático

A atividade prevista engloba aspectos fundamentais da alfabetização, enfatizando a associação fonética, a representação gráfica das letras e a construção de significado associado ao vocabulário. Através deste plano, os alunos terão a oportunidade de explorar a letra 'm', utilizando letras móveis para formar palavras e associando-as a imagens representativas, o que contribui para a consolidação do processo de alfabetização de forma significativa e lúdica.

  • Fonemas e sua representação por letras.
  • Associação entre som, grafia e significado.
  • Vocabulário com foco na letra 'm'.
  • Desenvolvimento da oralidade e pronúncia.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é uma abordagem ativa de aprendizagem, onde os alunos serão encorajados a participar ativamente do processo de alfabetização. Eles vão manipular fisicamente as letras, formar palavras e criar desenhos, promovendo assim uma experiência imersiva e multidisciplinar. Além disso, ao compartilhar os resultados com os colegas, estarão praticando a oralidade e a socialização em um contexto educativo, o que reforça a autoestima e a confiança no aprendizado.

  • Manipulação de letras móveis.
  • Formação de palavras que iniciam com a letra 'm'.
  • Criação de desenhos representativos.
  • Compartilhamento e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos, os alunos terão tempo adequado para explorar as diversas facetas da atividade. Na primeira aula, focar-se-á na identificação das palavras e formação destas com as letras móveis. A segunda aula será dedicada ao desenho das palavras e ao compartilhamento dos trabalhos, permitindo uma revisão geral e reforço da aprendizagem.

  • Aula 1: Identificação e formação das palavras com 'm'.
  • Aula 2: Desenhos representativos e compartilhamento com a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa e participativa, observando o engajamento dos alunos na construção das palavras, na criatividade dos desenhos e na capacidade de compartilhamento diante da turma. Será valorizado o esforço individual e colaborativo, bem como a evolução da pronúncia e do reconhecimento das letras e fonemas. Feedbacks serão dados constantemente, com foco no progresso e na superação de dificuldades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários conjuntos de letras móveis suficientes para que os alunos possam trabalhar individualmente ou em duplas. Papel, lápis de cor ou giz de cera, e folhas de desenho serão utilizados para a parte criativa. O espaço da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a circulação do professor para o acompanhamento e suporte durante a atividade.

  • Letras móveis
  • Papel para desenho
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Lista de palavras que começam com a letra 'm'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo