Esta atividade visa auxiliar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no processo de alfabetização, focando na identificação de fonemas e sua representação por letras, mais especificamente as palavras que começam com a letra 'm'. Os alunos trabalharão individualmente ou em duplas, utilizando conjuntos de letras móveis para formar palavras previamente faladas pelo professor, que começam com essa letra. Eles serão incentivados a buscar a representação escrita dessas palavras, utilizando as letras disponíveis. Após a formação das palavras, cada aluno ou dupla deverá fazer um desenho representativo da palavra construída, permitindo assim uma associação mais significativa entre o som, a grafia e o significado da palavra. O compartilhamento dos desenhos e das palavras com a turma ao final da atividade propõe um momento de prática da pronúncia correta, além de fomentar a interação entre os alunos e reforçar os vínculos com o conteúdo aprendido.
Este plano de aula tem como objetivo proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade para desenvolverem sua habilidade de reconhecer fonemas e associá-los às suas correspondentes letras, especialmente a letra 'm'. Através de uma metodologia ativa, os estudantes serão incentivados a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Ao manipularem as letras para formarem palavras e ao associarem estas com imagens que eles próprios criam, os alunos estarão não só praticando a escrita, mas também a leitura, a compreensão e o vocabulário, além da oralidade ao compartilharem seus resultados com a turma.
A atividade prevista engloba aspectos fundamentais da alfabetização, enfatizando a associação fonética, a representação gráfica das letras e a construção de significado associado ao vocabulário. Através deste plano, os alunos terão a oportunidade de explorar a letra 'm', utilizando letras móveis para formar palavras e associando-as a imagens representativas, o que contribui para a consolidação do processo de alfabetização de forma significativa e lúdica.
A metodologia adotada para esta atividade é uma abordagem ativa de aprendizagem, onde os alunos serão encorajados a participar ativamente do processo de alfabetização. Eles vão manipular fisicamente as letras, formar palavras e criar desenhos, promovendo assim uma experiência imersiva e multidisciplinar. Além disso, ao compartilhar os resultados com os colegas, estarão praticando a oralidade e a socialização em um contexto educativo, o que reforça a autoestima e a confiança no aprendizado.
Com uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos, os alunos terão tempo adequado para explorar as diversas facetas da atividade. Na primeira aula, focar-se-á na identificação das palavras e formação destas com as letras móveis. A segunda aula será dedicada ao desenho das palavras e ao compartilhamento dos trabalhos, permitindo uma revisão geral e reforço da aprendizagem.
A avaliação desta atividade será realizada de forma formativa e participativa, observando o engajamento dos alunos na construção das palavras, na criatividade dos desenhos e na capacidade de compartilhamento diante da turma. Será valorizado o esforço individual e colaborativo, bem como a evolução da pronúncia e do reconhecimento das letras e fonemas. Feedbacks serão dados constantemente, com foco no progresso e na superação de dificuldades.
Para a realização desta atividade, serão necessários conjuntos de letras móveis suficientes para que os alunos possam trabalhar individualmente ou em duplas. Papel, lápis de cor ou giz de cera, e folhas de desenho serão utilizados para a parte criativa. O espaço da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o trabalho em grupo e a circulação do professor para o acompanhamento e suporte durante a atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula