O desafio do contador de Histórias

Desenvolvida por: Edilen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias

Nesta atividade pedagógica, denominada 'O desafio do contador de Histórias', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a colocar em prática suas habilidades de escrita, criatividade e interpretação de texto através de uma experiência única de criação de narrativas. Para tanto, será preparado pelo professor um conjunto variado de imagens que servirão de estímulo para o imaginário dos estudantes. Estas imagens podem envolver paisagens, personagens em diferentes ações ou qualquer outro elemento que possa gerar uma história. Os alunos escolherão aleatoriamente algumas dessas imagens e terão o desafio de criar uma história que as relacione de maneira lógica e envolvente. Este trabalho exige que os alunos empreguem detalhes descritivos ricos, sequências lógicas de eventos, e definam claramente o contexto temporal e espacial em que as ações ocorrem. Além de desenvolver habilidades ligadas à escrita e à criação literária, esta atividade também fomenta a capacidade de leitura, uma vez que as histórias criadas serão compartilhadas com os demais colegas, promovendo um ambiente rico em trocas de interpretações e perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais estimular a criatividade, a habilidade de escrita e a capacidade de interpretação de texto dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Ao desafiá-los a criar histórias a partir de imagens, busca-se encorajar o uso de detalhes descritivos, a construção de sequências lógicas de eventos e o correto emprego de marcadores temporais e espaciais. Ademais, ao compartilhar as narrativas criadas com a turma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e interpretação, enriquecendo seu repertório linguístico e sua compreensão de diferentes estruturas narrativas.

  • Estimular a criatividade e a imaginação na criação de histórias.
  • Desenvolver habilidades de escrita, com ênfase em detalhes descritivos e sequências lógicas de eventos.
  • Fomentar a capacidade de interpretação de texto e compreensão do uso de marcadores temporais e espaciais nas narrativas.
  • Incentivar a leitura compartilhada e a análise crítica de diferentes interpretações das mesmas imagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP25: Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • EF35LP26: Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba a criação de narrativas ficcionais, uma habilidade fundamental para o desenvolvimento linguístico e literário dos alunos do Ensino Fundamental. Através da interpretação de imagens e da escrita criativa, os estudantes praticarão a organização de eventos em sequências lógicas, o uso de descrições detalhadas para enriquecer o texto e a correta marcação de tempo e espaço nas suas histórias. Esta abordagem permite trabalhar, de forma integrada, elementos essenciais da estrutura narrativa, como personagens, cenários, enredo, e as formas de discurso direto e indireto.

  • Criação de narrativas
  • Interpretação de imagens como estímulo narrativo
  • Uso de detalhes descritivos e sequências de eventos
  • Identificação e uso de marcadores de tempo e espaço
  • Leitura e análise de narrativas

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada nesta atividade, proporcionando aos alunos uma experiência ativa de aprendizado. Após a apresentação das imagens pelo professor, os estudantes escolherão aquelas que serão a base de suas histórias. Individualmente, eles criarão suas narrativas, integrando as imagens em sequências lógicas e coerentes. Posteriormente, as histórias serão compartilhadas em sala, proporcionando um espaço para a leitura coletiva e análise crítica. Esse processo promove não só a capacidade de escrita criativa, mas também o desenvolvimento da habilidade de interpretação e respeito pelas múltiplas perspectivas dos colegas.

  • Apresentação das imagens pelo professor
  • Seleção aleatória de imagens pelos alunos
  • Criação individual de narrativas
  • Leitura compartilhada das histórias
  • Análise e discussão coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em uma única aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos passarão pelas etapas de seleção de imagens, criação de narrativas e compartilhamento de suas histórias com a turma.

  • Aula 1: Seleção de imagens e criação de narrativas (45 minutos) e Leitura compartilhada das histórias e discussão (15 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada com base na criatividade, coerência e qualidade narrativa das histórias criadas pelos alunos. Será considerado se os estudantes conseguiram integrar as imagens escolhidas de forma lógica, desenvolver uma sequência de eventos coerente e empregar adequadamente detalhes descritivos e marcadores de tempo e espaço. Além disso, a capacidade de compartilhar suas histórias e participar das discussões sobre as narrativas dos colegas também será avaliada, fomentando habilidades de comunicação e empatia.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto variado de imagens impressas ou digitais que sirvam como estímulo para a criação de histórias. Adicionalmente, os estudantes precisarão de materiais para escrita, como papel e lápis, ou dispositivos digitais, caso a criação das narrativas seja feita de forma eletrônica. A sala de aula também deverá ser organizada de modo a facilitar o trabalho individual na criação das histórias e a interação entre os alunos durante a fase de compartilhamento e discussão das narrativas criadas.

  • Imagens impressas ou digitais
  • Materiais de escrita (papel e lápis) ou dispositivos digitais
  • Espaço de sala de aula adequado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo