Relógio do Sol: Marcando o Tempo

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Conceitos de Tempo

A atividade 'Relógio do Sol: Marcando o Tempo' é desenhada para proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental um entendimento prático e teórico sobre como os antigos métodos de medição do tempo funcionavam, com foco na construção e utilização de um relógio do sol. Utilizando materiais recicláveis, os alunos terão a oportunidade de construir seus próprios relógios solares e observar a movimentação da sombra ao longo do dia. Esta prática pedagógica permite explorar conceitos fundamentais sobre a medição do tempo, a rotação da Terra e como essas medidas influenciaram e continuam influenciando as sociedades ao longo da história. Além do aspecto científico, a atividade aborda a importância dos marcadores do tempo na organização das sociedades, contribuindo para a compreensão da passagem do tempo e seu impacto em nossa vida cotidiana.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão ampla sobre os métodos antigos de medição do tempo, destacando a importância e a funcionalidade do relógio do sol como um instrumento primordial antes da invenção dos relógios mecânicos e digitais. Pretende-se cultivar a habilidade de identificar e organizar temporalmente eventos, além de reconhecer a relevância dos marcadores de tempo presentes em sua comunidade. Através da construção manual de um relógio do sol, os alunos aplicarão conhecimentos teóricos na prática, estimulando a observação, a curiosidade e o pensamento crítico sobre a passagem do tempo e seu registro histórico.

  • Compreender a importância dos antigos métodos de medição do tempo
  • Construir e experimentar com um relógio do sol simples
  • Observar e registrar a movimentação da sombra ao longo do dia
  • Relacionar a sombra do relógio do sol com as horas do dia
  • Reconhecer a evolução dos marcadores do tempo e sua importância na organização da sociedade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02HI06: Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
  • EF02HI07: Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
  • EF02HI08: Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

Conteúdo Programático

Este módulo abordará os fundamentos dos antigos métodos de medição do tempo, com ênfase no estudo do relógio do sol. Os conceitos de rotação terrestre, posição do sol no céu e a relação entre sombra e tempo serão explorados para enriquecer a compreensão dos alunos sobre como os povos antigos mediam o tempo. Além disso, haverá uma reflexão sobre a transição para os métodos modernos de medição do tempo e a constante necessidade humana de organizar a vida ao redor deste conceito.

  • Introdução aos antigos métodos de medição do tempo
  • Princípios de funcionamento do relógio do sol
  • A rotação da Terra e sua influência na medição do tempo
  • Construção de um relógio do sol simples
  • Análise e observação da sombra do relógio do sol ao longo do dia

Metodologia

A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada neste projeto para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Através da construção de um relógio do sol com materiais recicláveis, os alunos vão experimentar diretamente os conceitos teóricos discutidos em sala de aula. Este método favorece a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes explorem conceitos de forma prática, desenvolvam habilidades motoras finas e compreendam a aplicabilidade do conhecimento histórico e geográfico em sua vida cotidiana.

  • Discussão guiada sobre métodos antigos de medição do tempo
  • Construção de relógios do sol com materiais recicláveis
  • Observação e registro da movimentação das sombras
  • Análise coletiva dos resultados e comparação com o tempo atual
  • Reflexão sobre a evolução dos marcadores do tempo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução teórica aos métodos antigos de medição de tempo e uma discussão sobre a importância dos relógios do sol. Na segunda, os alunos construirão seus próprios relógios solares. A terceira aula será destinada à observação das sombras e registro dos dados. Na última aula, os alunos apresentarão suas descobertas e refletirão sobre a evolução dos marcadores do tempo.

  • Aula 1: Introdução aos métodos antigos de medição do tempo
  • Aula 2: Construção do relógio do sol
  • Aula 3: Observação e registro das sombras
  • Aula 4: Análise e reflexão sobre a evolução dos marcadores do tempo

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades propostas, na capacidade de trabalhar em equipe durante a construção do relógio do sol, e na qualidade dos registros e observações feitas sobre a movimentação das sombras. Para incentivar a reflexão crítica, os alunos serão convidados a apresentar suas descobertas, discutindo como a construção e as observações do relógio do sol os ajudaram a compreender melhor a medição do tempo. Será valorizado o entendimento demonstrado sobre a importância dos métodos antigos de medição do tempo e a evolução até os métodos atuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários alguns materiais básicos e recicláveis, promovendo a sustentabilidade e a criatividade na construção dos relógios solares. A utilização de materiais simples e acessíveis permite que os alunos se concentrem na aprendizagem, favorecendo a inclusão e a participação de todos.

  • Materiais recicláveis (caixas de papelão, tubos de papel higiênico, etc.)
  • Tesoura sem ponta e cola
  • Paus de sorvete e pedras para marcar as horas
  • Compasso ou aplicativo de bússola para orientação
  • Lápis e papel para registro das observações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo