Debate Linguístico: Formal vs. Informal

Desenvolvida por: Jana Q… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Variação Linguística

Nessa atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão imersos em um debate dinâmico com o intuito de explorar as variações situacionais da língua, especialmente no que tange às diferenças entre linguagem formal e informal. Serão propostos temas atuais e pertinentes, envolvendo situações cotidianas como entrevistas de emprego, diálogos acadêmicos, conversas informais entre amigos, dentre outros. Os alunos precisarão alternar entre estilos de fala, argumentando ora formalmente, ora informalmente, conforme o contexto proposto. Esta prática tem como objetivo no apenas melhorar a capacidade de argumentação dos alunos, mas também aprofundar a compreensão sobre como a escolha da variação linguística influencia na comunicação efetiva e na percepção dos interlocutores. Após o término do debate, uma discussão guiada pelo professor fomentará uma reflexão crítica sobre os contextos de uso da língua, enfatizando a importância das adaptações linguísticas nas diferentes esferas sociais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta aula é capacitar os alunos a reconhecer e aplicar adequadamente as variações linguísticas da língua portuguesa nas suas diversas situações comunicacionais. Nesta aula, eles aprenderão a discernir entre o uso adequado da linguagem formal e informal, reconhecendo os contextos nos quais cada uma é mais apropriada. Também se busca promover uma consciência linguística que valorize a pluralidade e a dinâmica da língua, com vistas a combater preconceitos linguísticos. Além do aspecto linguístico, mira-se o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de escuta, empatia e respeito às diversas formas de expressão.

  • Identificar a adequação da linguagem formal e informal em diferentes contextos comunicacionais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação utilizando variações de registro linguístico.
  • Refletir sobre o impacto das escolhas linguísticas na percepção dos interlocutores.
  • Promover a consciência sobre a variação linguística como fenômeno natural e necessário.
  • Combater preconceitos linguísticos e valorizar a diversidade da língua.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta aula gira em torno do conceito de variação linguística, abrangendo as dimensões regional, social, situacional, entre outras. Exploraremos como essas variações se manifestam na linguagem falada e escrita, e como são percebidas dentro de diversos contextos sociais. Além disso, o programa inclui o estudo de casos práticos que ilustram o uso da linguagem formal e informal, preparando os alunos para aplicar esse conhecimento em suas próprias interações comunicacionais.

  • Conceito e tipos de variação linguística (regional, social, situacional, etc.)
  • Distinção entre linguagem formal e informal.
  • Análise de contextos em que as variações são empregadas.
  • Estudo de casos e exemplos práticos.
  • Reflexão crítica sobre preconceitos linguísticos.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta aula para promover um aprendizado mais significativo e participativo. Através de um debate simulado, os alunos terão a oportunidade de vivenciar os conceitos estudados, argumentando e adaptando suas falas aos diversos contextos propostos. Esse exercício prático, seguido de reflexões guiadas, permite uma imersão direta no objeto de estudo, favorecendo uma compreensão mais profunda e crítica sobre a matéria. Além disso, as atividades promovem a colaboração e o pensamento crítico, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Debate simulado envolvendo temas atuais e variados.
  • Discussão em grupo sobre os usos da linguagem nos diferentes contextos.
  • Análise crítica de textos e diálogos representativos.
  • Reflexão guiada e compartilhada sobre as experiências do debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a contextualização da temática e a preparação para o debate. Na segunda, ocorrerá o debate simulado e a reflexão sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema e preparação para o debate.
  • Aula 2: Realização do debate e discussão sobre as experiências e aprendizados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e reflexão crítica dos alunos durante o debate e as discussões em classe. Será observado o uso adequado das variações linguísticas conforme o contexto proposto, bem como a capacidade de argumentação e articulação das ideias. A contribuição para o debate e a reflexão coletiva também serão critérios relevantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem um espaço apropriado para a realização do debate, que permita a interação efetiva entre os alunos. Textos e materiais de apoio sobre variação linguística serão disponibilizados em formato digital, facilitando o acesso e a análise crítica dos conteúdos. Será utilizado um quadro para anotações importantes e um projetor multimídia para a apresentação de exemplos e vídeos temáticos.

  • Sala de aula ou ambiente propício para realização de debates.
  • Textos e materiais de apoio digital sobre variação linguística.
  • Quadro branco ou quadro negro e marcadores ou giz.
  • Projetor multimídia e computador.

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