Nessa atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão imersos em um debate dinâmico com o intuito de explorar as variações situacionais da língua, especialmente no que tange às diferenças entre linguagem formal e informal. Serão propostos temas atuais e pertinentes, envolvendo situações cotidianas como entrevistas de emprego, diálogos acadêmicos, conversas informais entre amigos, dentre outros. Os alunos precisarão alternar entre estilos de fala, argumentando ora formalmente, ora informalmente, conforme o contexto proposto. Esta prática tem como objetivo no apenas melhorar a capacidade de argumentação dos alunos, mas também aprofundar a compreensão sobre como a escolha da variação linguística influencia na comunicação efetiva e na percepção dos interlocutores. Após o término do debate, uma discussão guiada pelo professor fomentará uma reflexão crítica sobre os contextos de uso da língua, enfatizando a importância das adaptações linguísticas nas diferentes esferas sociais.
O principal objetivo desta aula é capacitar os alunos a reconhecer e aplicar adequadamente as variações linguísticas da língua portuguesa nas suas diversas situações comunicacionais. Nesta aula, eles aprenderão a discernir entre o uso adequado da linguagem formal e informal, reconhecendo os contextos nos quais cada uma é mais apropriada. Também se busca promover uma consciência linguística que valorize a pluralidade e a dinâmica da língua, com vistas a combater preconceitos linguísticos. Além do aspecto linguístico, mira-se o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de escuta, empatia e respeito às diversas formas de expressão.
O conteúdo desta aula gira em torno do conceito de variação linguística, abrangendo as dimensões regional, social, situacional, entre outras. Exploraremos como essas variações se manifestam na linguagem falada e escrita, e como são percebidas dentro de diversos contextos sociais. Além disso, o programa inclui o estudo de casos práticos que ilustram o uso da linguagem formal e informal, preparando os alunos para aplicar esse conhecimento em suas próprias interações comunicacionais.
A metodologia ativa será empregada nesta aula para promover um aprendizado mais significativo e participativo. Através de um debate simulado, os alunos terão a oportunidade de vivenciar os conceitos estudados, argumentando e adaptando suas falas aos diversos contextos propostos. Esse exercício prático, seguido de reflexões guiadas, permite uma imersão direta no objeto de estudo, favorecendo uma compreensão mais profunda e crítica sobre a matéria. Além disso, as atividades promovem a colaboração e o pensamento crítico, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
A atividade será conduzida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a contextualização da temática e a preparação para o debate. Na segunda, ocorrerá o debate simulado e a reflexão sobre a atividade.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e reflexão crítica dos alunos durante o debate e as discussões em classe. Será observado o uso adequado das variações linguísticas conforme o contexto proposto, bem como a capacidade de argumentação e articulação das ideias. A contribuição para o debate e a reflexão coletiva também serão critérios relevantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Os recursos necessários incluem um espaço apropriado para a realização do debate, que permita a interação efetiva entre os alunos. Textos e materiais de apoio sobre variação linguística serão disponibilizados em formato digital, facilitando o acesso e a análise crítica dos conteúdos. Será utilizado um quadro para anotações importantes e um projetor multimídia para a apresentação de exemplos e vídeos temáticos.
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