Caça-Palavras Silábico

Desenvolvida por: Flávia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade 'Caça-Palavras Silábico' é uma proposta dinâmica e interativa destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que tem como foco o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e análise fonética. A partir da criação de um caça-palavras gigante no chão da sala, utilizando sílabas em vez de letras, os alunos serão estimulados a formar palavras correspondentes às imagens que recebem, em duplas. Esta prática promove a compreensão de estruturas silábicas e sua aplicação na formação de palavras, atendendo às necessidades didáticas de aprendizado de segmentação silábica e reconhecimento de correspondências regulares entre letras e fonemas. Além disso, a atividade incentiva a criatividade e a colaboração entre os alunos ao propor a substituição de sílabas para criar novas palavras, aprofundando o entendimento das estruturas linguísticas e enriquecendo o vocabulário.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos um ambiente lúdico de aprendizagem que favoreça o desenvolvimento de competências fundamentais para a leitura e a escrita, dentro do contexto da Língua Portuguesa. Pretende-se assim, estimular a segmentação silábica e o reconhecimento das correspondências regulares diretas entre letras e fonemas através de uma abordagem prática e interativa. Ao engajar os alunos na construção de palavras a partir de imagens, busca-se também potencializar a habilidade de análise fonética e compreensão de como as sílabas se combinam para formar palavras, além de fomentar a criatividade e o trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita
  • Praticar a segmentação silábica
  • Reconhecer correspondências regulares entre letras e fonemas
  • Estimular a criatividade na formação de novas palavras
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao currículo e propósitos pedagógicos do 2º ano do Ensino Fundamental, integrando habilidades relacionadas à leitura, escrita e análise linguística de forma lúdica e interativa. Introduz conceitos de segmentação silábica e o reconhecimento de correspondências fonéticas por meio de uma abordagem prática, envolvendo os alunos diretamente no processo de aprendizado, e encoraja-os a explorar a estrutura das palavras, ampliando assim seu repertório linguístico e sua capacidade de análise fonética.

  • Segmentação silábica
  • Correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
  • Formação de palavras
  • Análise fonética
  • Trabalho em equipe

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove o envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizado. Por meio da criação e interação com um caça-palavras gigante, os alunos participam ativamente da construção do conhecimento, aplicando conceitos linguísticos de forma prática. A dinâmica em duplas incentiva a colaboração, enquanto a busca e formação de palavras a partir de imagens estimula a análise fonética, a criatividade e o pensamento crítico.

  • Criação de caça-palavras no chão com sílabas
  • Atividade em duplas para incentivar colaboração
  • Uso de imagens como ponto de partida para formar palavras
  • Substituição de sílabas para formar novas palavras
  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, promovendo uma experiência de aprendizagem imersiva e colaborativa. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos e a preparação do caça-palavras silábico. Na segunda aula, os alunos realizarão a atividade prática de busca e formação das palavras, seguida de uma reflexão coletiva sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e preparação da atividade
  • Aula 2: Execução da busca de sílabas e formação de palavras

Avaliação

A avaliação da atividade será conduzida de forma contínua e processual, observando-se o engajamento dos alunos, a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de segmentar palavras em sílabas e de identificar correspondências fonéticas. Será dada atenção ao progresso individual e coletivo na formação de palavras e na criatividade aplicada na substituição de sílabas para criar novas palavras. A participação ativa e a reflexão sobre o processo de aprendizado, assim como a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos de forma criativa, serão pontos chave na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais simples, porém, fundamentais para a criação do caça-palavras no chão da sala e para a interação dos alunos com o jogo. Este conjunto de recursos permite uma implementação eficaz da metodologia ativa proposta, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora e interativa para os alunos.

  • Fita crepe para demarcar o caça-palavras no chão
  • Cartas com imagens de objetos, animais ou ações
  • Papel e canetas para as anotações dos alunos
  • Pranchetas ou suportes para facilitar a escrita

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