Nesta atividade, intitulada 'O Jogo dos Investimentos', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos às noções básicas de economia e finanças por meio de uma simulação prática de mercado. Utilizando recursos digitais que recapitulam cenários econômicos reais, os estudantes serão alocados em grupos e receberão uma quantia virtual inicial. O objetivo central é executar investimentos em diferentes ativos com o intuito de maximizar os ganhos, levando em consideração elementos como risco e retorno. Essa atividade enfatiza a aplicação de conceitos matemáticos como grandezas diretamente e inversamente proporcionais, fundamentais no mundo das finanças. A avaliação de riscos, a divergência entre tipos de investimentos e a interpretação de taxas e índices econômicos serão aspectos trabalhados. Os grupos deverão desenvolver e apresentar suas estratégias de investimento, demonstrando os processos de pensamento, cálculos matemáticos e critérios utilizados nas tomadas de decisões, incentivando a discussão coletiva sobre as variáveis que influenciam o sucesso de investimentos.
Esta atividade tem o propósito de aprofundar o entendimento dos alunos a respeito de conceitos financeiros básicos e sua representação matemática, promovendo a habilidade de realizar análises críticas sobre investimentos e cenários econômicos. Os estudantes trabalharão habilidades de interpretação de dados e tomada de decisão fundamentada em análises matemáticas, além de desenvolver competências para trabalhar em equipe e comunicar suas estratégias e resultados efetivamente.
O programa abordará a análise de risco e retorno, conceitos de investimento, leitura e compreensão de cenários econômicos através de plataformas digitais, e a aplicação da matemática na interpretação destes cenários. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais serão estudadas não só como elementos de formulação e resolução de problemas matemáticos, mas como ferramentas essenciais na tomada de decisões financeiras.
Através da metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão divididos em grupos e participarão de uma simulação de investimentos. Essa aproximação prática permite que os estudantes apliquem conceitos teóricos à realidade, aumentando seu engajamento e compreensão do conteúdo. As discussões em grupo e a apresentação das estratégias de investimento fomentarão a análise crítica e o pensamento estratégico.
A atividade será executada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve exposição teórica sobre os conteúdos, os alunos iniciarão a simulação, formando os grupos e definindo suas estratégias iniciais de investimento. Na segunda aula, os alunos continuarão a simulação, finalizando com a apresentação e discussão dos resultados alcançados.
A avaliação será contínua e processual, levando em conta a participação individual e em grupo durante as atividades e simulações. Critérios como a justificativa das estratégias de investimento, a eficácia da comunicação dos resultados e a capacidade de trabalho em equipe serão considerados. Além disso, questionários ou quizzes podem ser utilizados para avaliar a compreensão dos conceitos trabalhados. Será dada ênfase à criatividade, inovação e aplicação prática dos conhecimentos em finanças.
Para a execução desta atividade, serão necessários acesso a recursos digitais para simulação de mercado, como softwares e plataformas online, além de material de apoio didático para a introdução aos conceitos financeiros. Projetores, computadores pessoais ou dispositivos móveis para acesso às simulações online também são essenciais.
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