O Jogo dos Investimentos

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Economia e Finanças

Nesta atividade, intitulada 'O Jogo dos Investimentos', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão introduzidos às noções básicas de economia e finanças por meio de uma simulação prática de mercado. Utilizando recursos digitais que recapitulam cenários econômicos reais, os estudantes serão alocados em grupos e receberão uma quantia virtual inicial. O objetivo central é executar investimentos em diferentes ativos com o intuito de maximizar os ganhos, levando em consideração elementos como risco e retorno. Essa atividade enfatiza a aplicação de conceitos matemáticos como grandezas diretamente e inversamente proporcionais, fundamentais no mundo das finanças. A avaliação de riscos, a divergência entre tipos de investimentos e a interpretação de taxas e índices econômicos serão aspectos trabalhados. Os grupos deverão desenvolver e apresentar suas estratégias de investimento, demonstrando os processos de pensamento, cálculos matemáticos e critérios utilizados nas tomadas de decisões, incentivando a discussão coletiva sobre as variáveis que influenciam o sucesso de investimentos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o propósito de aprofundar o entendimento dos alunos a respeito de conceitos financeiros básicos e sua representação matemática, promovendo a habilidade de realizar análises críticas sobre investimentos e cenários econômicos. Os estudantes trabalharão habilidades de interpretação de dados e tomada de decisão fundamentada em análises matemáticas, além de desenvolver competências para trabalhar em equipe e comunicar suas estratégias e resultados efetivamente.

  • Compreender fundamentos econômicos e financeiros utilizando recursos digitais.
  • Aplicar princípios de proporcionalidade para decidir sobre investimentos.
  • Analisar o risco e retorno dos investimentos de maneira crítica.
  • Utilizar a matemática como ferramenta para tomadas de decisões financeiras.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT101: Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • EM13MAT102: Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
  • EM13MAT104: Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos.

Conteúdo Programático

O programa abordará a análise de risco e retorno, conceitos de investimento, leitura e compreensão de cenários econômicos através de plataformas digitais, e a aplicação da matemática na interpretação destes cenários. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais serão estudadas não só como elementos de formulação e resolução de problemas matemáticos, mas como ferramentas essenciais na tomada de decisões financeiras.

  • Introdução aos princípios de investimentos e economia financeira.
  • Análise de cenários econômicos com uso de tecnologias digitais.
  • Risco, retorno e a relação com grandezas proporcionais.
  • Prática de tomada de decisão em investimentos.

Metodologia

Através da metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão divididos em grupos e participarão de uma simulação de investimentos. Essa aproximação prática permite que os estudantes apliquem conceitos teóricos à realidade, aumentando seu engajamento e compreensão do conteúdo. As discussões em grupo e a apresentação das estratégias de investimento fomentarão a análise crítica e o pensamento estratégico.

  • Divisão da classe em grupos para a simulação de mercado.
  • Utilização de plataformas digitais para a simulação de cenários econômicos.
  • Desenvolvimento de estratégias de investimento pelos grupos.
  • Apresentação e discussão das estratégias e resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve exposição teórica sobre os conteúdos, os alunos iniciarão a simulação, formando os grupos e definindo suas estratégias iniciais de investimento. Na segunda aula, os alunos continuarão a simulação, finalizando com a apresentação e discussão dos resultados alcançados.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de investimentos, divisão de grupos e início da simulação.
  • Aula 2: Continuação da simulação, apresentação e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, levando em conta a participação individual e em grupo durante as atividades e simulações. Critérios como a justificativa das estratégias de investimento, a eficácia da comunicação dos resultados e a capacidade de trabalho em equipe serão considerados. Além disso, questionários ou quizzes podem ser utilizados para avaliar a compreensão dos conceitos trabalhados. Será dada ênfase à criatividade, inovação e aplicação prática dos conhecimentos em finanças.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários acesso a recursos digitais para simulação de mercado, como softwares e plataformas online, além de material de apoio didático para a introdução aos conceitos financeiros. Projetores, computadores pessoais ou dispositivos móveis para acesso às simulações online também são essenciais.

  • Acesso à plataformas de simulação de investimentos.
  • Material didático de apoio sobre economia e matemática financeira.
  • Dispositivos com acesso à internet (computador, tablet, smartphone).
  • Quadro branco ou flip chart para registro das estratégias e resultados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo