Super-Heróis das Onomatopeias

Desenvolvida por: Rayane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Onomatopeias em Histórias em Quadrinhos

A atividade 'Super-Heróis das Onomatopeias' visa desenvolver nas crianças do 3º ano do Ensino Fundamental a capacidade de relacionar palavras e imagens e interpretar recursos gráficos, com foco nas onomatopeias presentes em histórias em quadrinhos. Os alunos serão divididos em grupos e trabalharão com quadrinhos que contêm imagens e onomatopeias, mas sem falas. O desafio dos grupos será criar diálogos e narrativas completas para esses quadrinhos, incorporando onomatopeias de maneira criativa e relevante para a história. Essa tarefa permitirá aos alunos explorar o papel das onomatopeias na construção da narrativa e no aprofundamento da expressividade dos personagens e ações. Ao final, cada grupo apresentará sua versão da história, enfatizando como as onomatopeias escolhidas contribuem para a narrativa. Esta atividade promove não apenas a criatividade, mas também habilidades de leitura, interpretação e escrita, alinhando-se às competências da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de interpretar e integrar elementos visuais e textuais, com ênfase no papel das onomatopeias dentro das histórias em quadrinhos. Espera-se que os alunos aprendam a apreciar a importância das onomatopeias na expressão de ações, reações e emoções dos personagens, além de compreender como esses elementos contribuem para a fluidez e dinamismo da narrativa. Através do trabalho em grupo e da apresentação dos resultados, os alunos também desenvolverão habilidades sociais como colaboração, comunicação e respeito às ideias alheias, fomentando um ambiente de aprendizagem cooperativa e construtiva.

  • Relacionar palavras e imagens em histórias em quadrinhos.
  • Interpretar onomatopeias e outros recursos gráficos em quadrinhos.
  • Criar narrativas criativas incorporando onomatopeias.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Estimular o trabalho em equipe e a expressão oral.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, abordaremos o estudo de histórias em quadrinhos com enfoque nas onomatopeias, elementos fundamentais para a transmissão de sons e ações de modo visual e textual. Além de familiarizar os alunos com a estrutura das histórias em quadrinhos e os diversos usos das onomatopeias, a atividade propõe um mergulho criativo na criação de diálogos e narrativas, levando em conta a adequação linguística e a coerência com as imagens apresentadas. O conteúdo também abre espaço para a exploração da língua, incluindo aspectos ortográficos e gramaticais pertinentes à série escolar.

  • Estrutura de histórias em quadrinhos.
  • Função e impacto das onomatopeias na narrativa de quadrinhos.
  • Criação de diálogos e narrativas em quadrinhos.
  • Princípios de coesão e coerência textual.
  • Ortografia e aspectos gramaticais relacionados a dígrafos.

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Através da análise e criação de histórias em quadrinhos, os grupos serão encorajados a explorar suas ideias, utilizar a imaginação e aplicar os conceitos aprendidos de forma prática. A colaboração e discussão em grupo sobre como melhor incorporar as onomatopeias nas histórias permitirão aos alunos uma compreensão mais profunda do tema, fazendo-os autores de seus processos educativos. As apresentações finais servirão como um momento de compartilhamento e avaliação do conhecimento adquirido.

  • Análise de histórias em quadrinhos sem falas.
  • Atividades em grupo para criação de narrativas.
  • Discussões em grupo para troca de ideias e refinamento das histórias.
  • Apresentação das histórias criadas para a turma.
  • Feedback coletivo para estímulo da autoavaliação e do pensar crítico.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a análise dos quadrinhos e iniciarão o processo criativo em grupo. Na segunda aula, eles finalizarão suas criações e farão as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Análise e início da criação das histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das histórias criadas.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, criatividade, compreensão e aplicação das onomatopeias, coerência narrativa e habilidade de trabalho em equipe. Cada grupo será avaliado pela história criada, considerando a originalidade, o uso apropriado das onomatopeias, a coesão e coerência da narrativa em relação às imagens. A apresentação oral também será levada em conta, observando-se a clareza, fluidez e a capacidade de explicar como as onomatopeias contribuem para a história. Feedback positivo e construtivo será dado a cada grupo, enfatizando os pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários quadrinhos variados sem as falas (podem ser criados pelo professor ou obtidos online), papel, canetas e lápis para a escrita e desenho das falas. Um projetor ou quadro branco pode ser útil para as apresentações finais, permitindo que as criações dos grupos sejam compartilhadas visualmente com toda a turma.

  • Quadrinhos sem falas
  • Papel
  • Canetas e lápis
  • Projetor ou quadro branco

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo