Visões de Mundo: Da Pré-História à Modernidade

Desenvolvida por: Rozane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Diversidade Cultural e Visão Etocêntrica

Nesta atividade, alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar nas diferentes formas como culturas ao longo da história, com ênfase na Pré-História e Antiguidade Oriental, interpretavam o mundo ao seu redor. Através da divisão da classe em grupos, representando sociedades específicas como os Sumérios, Egípcios, Babilônios, Hebreus, e grupos da Pré-História, estes jovens pesquisadores realizarão um breve estudo sobre as principais características de suas sociedades designadas. Esta investigação incluirá aspectos como crenças, práticas sociais, e contribuições científicas ou culturais. Com estas informações, cada grupo apresentará suas descobertas em uma Roda de Debate, permitindo uma discussão rica e multifacetada sobre como cada cultura entendia o mundo ao seu redor. O objetivo é estimular uma apreciação pela diversidade histórica e promover uma crítica à interpretação etnocêntrica que frequentemente permeia a análise de sociedades antigas sob uma óptica moderna ocidental.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta atividade, os alunos serão capazes de compreender a importância de reconhecer a diversidade cultural e histórica, indo além do etnocentrismo. Eles aprenderão a valorizar as diferentes perspectivas com que as sociedades ao longo da história interpretavam o mundo, reconhecendo o rico mosaico cultural da humanidade. A habilidade de analisar criticamente as narrativas históricas, comparando-as e contrastando-as umas com as outras, também será desenvolvida. Esses aprendizados contribuirão para a formação de alunos mais conscientes das complexidades da história humana e mais respeitosos em relação às diversas culturas e suas contribuições para a sociedade moderna.

  • Reconhecer a diversidade cultural e histórica entre diferentes sociedades.
  • Critica à visão etnocêntrica na interpretação de sociedades antigas.
  • Valorizar contribuições científicas e culturais de diversas sociedades.
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica proposta visa explorar a pré-história e a antiguidade oriental sob diferentes aspectos, enfatizando uma visão integrada da humanidade que supera fronteiras culturais e temporais. A diversidade das sociedades antigas, suas crenças, estruturas sociais, realizações científicas e manifestações culturais será profundamente analisada, oferecendo aos alunos uma perspectiva enriquecedora sobre a complexidade e interconexão do desenvolvimento humano ao longo dos tempos. Este contexto proporcionará uma base sólida para compreender a importância da inclusão de diversas vozes e perspectivas na construção do conhecimento histórico.

  • Pré-História: formas de vida, arte e sociedade.
  • Civilizações da Antiguidade Oriental: Sumérios, Egípcios, Babilônios, e Hebreus.
  • Visões de mundo e crenças religiosas das sociedades antigas.
  • Contribuições científicas e culturais das civilizações antigas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, esta atividade promoverá um ambiente dinâmico e interativo, permitindo que os alunos não apenas apresentem o resultado de suas pesquisas, mas também participem ativamente da construção do conhecimento através da discussão e do questionamento crítico. Esta abordagem incentiva o desenvolvimento de habilidades de comunicação, argumentação e pensamento crítico, ao mesmo tempo em que promove o respeito pela diversidade cultural e a valorização das diferentes perspectivas históricas.

  • Formação de grupos para pesquisa sobre sociedades específicas.
  • Preparação e apresentação em Roda de Debate.
  • Discussão guiada com foco na comparação de visões de mundo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao projeto, definirão os grupos e começarão a pesquisa. Na segunda aula, os debates terão lugar, proporcionando um espaço para apresentação, discussão e reflexão crítica.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentação em Roda de Debate e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e profundidade de suas pesquisas, na clareza e persuasão de suas apresentações, e na contribuição para as discussões durante a Roda de Debate. Critérios específicos incluirão o entendimento das sociedades estudadas, a habilidade de estabelecer conexões comparativas entre diferentes culturas, e a capacidade de refletir criticamente sobre a importância de superar perspectivas etnocêntricas. Um sistema de pontuação será aplicado para avaliar cada um desses aspectos, permitindo um feedback construtivo e objetivo.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar a realização deste projeto, diversos recursos serão disponibilizados aos alunos, incluindo acesso a bibliotecas físicas e digitais, artigos acadêmicos online, e materiais audiovisuais pertinentes às civilizações estudadas. Além disso, ferramentas digitais de colaboração serão utilizadas para permitir a troca de ideias e a colaboração entre os membros do grupo, mesmo fora do ambiente escolar.

  • Acesso a bancos de dados e bibliotecas digitais.
  • Artigos e publicações acadêmicas sobre as civilizações antigas.
  • Materiais audiovisuais (documentários, vídeos explicativos).
  • Ferramentas de colaboração online (Google Docs, fóruns de discussão).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo