Nesta atividade, intitulada 'Aventura dos Sons: R e RR', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se aprofundar de forma lúdica e interativa no estudo dos sons da língua portuguesa, focando na diferenciação dos sons simples e dobrados das letras R e RR. A aula se iniciará com os alunos reunidos em uma grande roda, onde o professor apresentará uma caixa de objetos, com cada um representando palavras que contêm essas letras. As crianças, por sua vez, escolherão um objeto, pronunciarão a palavra representada e tentarão identificar o som do R ou RR presente. Posteriormente, por meio de jogos de imitação de sons e comparações entre palavras escritas projetadas, os alunos aprenderão a diferenciar e classificar os sons, fortalecendo a associação entre som e escrita. Tudo isso será feito de forma participativa, utilizando metodologias ativas como mão-na-massa, rodas de debate e aprendizagem baseada em jogos.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão clara da fonética e fonologia da língua portuguesa, especificamente os diferentes sons produzidos pelas letras R e RR. Queremos que os estudantes desenvolvam habilidades auditivas críticas e a capacidade de associação do som à sua forma escrita correta, o que é fundamental na fase inicial de aquisição da leitura e da escrita. Espera-se também promover a participação ativa e o envolvimento dos alunos com o conteúdo, por meio de práticas que estimulem o aprendizado colaborativo e significativo.
Para atender aos objetivos propostos, o conteúdo programático abrange a introdução à fonética e fonologia, com ênfase na percepção e produção dos sons das letras R e RR. Serão exploradas atividades que envolvam a identificação, diferenciação e pronúncia desses sons, utilizando-se de recursos visuais e táteis. A metodologia ativa adotada permitirá que os alunos sejam protagonistas do seu processo de aprendizagem, engajando-se em discussões, jogos educativos e práticas de listening e speaking.
A abordagem metodológica para a 'Aventura dos Sons: R e RR' se baseará em metodologias ativas, permitindo que os alunos aprendam fazendo, discutindo e jogando. Iniciar-se-á com uma atividade 'mão-na-massa' onde os alunos manipulam objetos e associam sons às palavras. Em seguida, uma 'roda de debate' favorecerá a troca de ideias e a reflexão coletiva sobre as dificuldades encontradas. Por fim, a 'aprendizagem baseada em jogos' será utilizada para consolidar o aprendizado de forma divertida e motivadora.
A atividade terá um total de 2 horas de duração, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os estudantes serão introduzidos aos conceitos principais e participarão da atividade mão-na-massa e da roda de debate. Na segunda aula, haverá um reforço dos conceitos por meio de jogos educativos, seguidos de uma revisão e feedback coletivo.
A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo dos alunos nas diferentes atividades propostas. Será valorizado o envolvimento ativo, a capacidade de articular observações pertencentes aos sons das letras R e RR, assim como a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de bom desempenho incluem: correta identificação e articulação dos sons em questão, contribuições relevantes durante as rodas de debate e demonstração de engajamento durante os jogos educativos.
Para a execução desta atividade, serão utilizados diversos recursos como uma caixa contendo objetos variados que representem palavras com R e RR, projetor para exibição de palavras e imagens, quadro branco para anotações coletivas, além de cartões ou fichas para os jogos educativos. Esses materiais facilitarão o processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e interativo.
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