Exploradores do Passado

Desenvolvida por: Anizel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Fontes Históricas e Memória

Nesta atividade interativa, intitulada 'Exploradores do Passado', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental mergulharão no mundo das fontes históricas. Serão divididos em grupos e terão a oportunidade de manusear réplicas de documentos, fotos antigas, mapas, cartas e utensílios cotidianos, representativos de diversas épocas. Através da análise desses itens, discutirão sobre suas origens, contexto histórico e a relevância de cada peça para a compreensão dos diversos aspectos do passado. Este exercício visa não apenas ensinar os alunos sobre a história em si, mas também sobre a importância da preservação da memória e como diferentes grupos sociais são representados ou omitidos nessa narrativa. A apresentação de suas descobertas ao restante da classe enfatizará a importância do trabalho coletivo e do debate na construção do conhecimento histórico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são multifacetados. Além de proporcionar uma compreensão prática de como os historiadores coletam e interpretam diferentes tipos de fontes históricas, ela visa cultivar o pensamento crítico dos alunos sobre a importância de tais fontes na construção de nossa memória coletiva. Eles aprenderão a questionar as narrativas históricas e a reconhecer a presença e a ausência de diferentes grupos sociais nessas narrativas. Este aprendizado ativo é essencial para que compreendam o papel da história na formação da identidade cultural e na valorização da diversidade.

  • Compreender a natureza e a importância de diferentes fontes históricas na construção do conhecimento histórico.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de documentos históricos.
  • Reconhecer a ausência e presença de diferentes grupos sociais nas narrativas históricas.
  • Fomentar o respeito pela diversidade cultural e a importância da preservação da memória histórica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade circunscreve-se à exploração de fontes históricas e ao estudo da memória histórica. A atividade 'Exploradores do Passado' busca integrar os alunos no processo investigativo característico do trabalho histórico, permitindo-lhes, através da prática, compreender a multiplicidade de vozes e perspectivas que constituem a história. Esta abordagem prática não só enriquece o entendimento dos estudantes sobre o passado e o presente mas também os sensibiliza para a importância da preservação da memória coletiva.

  • Introdução às fontes históricas: tipos e importância.
  • Análise e interpretação de documentos, fotos, mapas e utensílios antigos.
  • Memória histórica: construção, preservação e representatividade.
  • O papel dos historiadores e a importância do debate no conhecimento histórico.

Metodologia

A metodologia desta atividade fundamenta-se na abordagem mão-na-massa, incentivando os alunos a participarem ativamente na análise e discussão de fontes históricas. A roda de debate facilitará a troca de ideias e interpretações entre os grupos, enriquecendo a experiência de aprendizagem. A aprendizagem baseada em jogos será utilizada para engajar os alunos de forma lúdica, através de dinâmicas que simulam a investigação histórica, estimulando a curiosidade e a colaboração. Este conjunto de metodologias ativas promove um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

  • Atividade Mão-na-massa com análise de réplicas históricas.
  • Roda de Debate para discussão e apresentação dos achados.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos com atividades lúdicas de investigação.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 1 hora e 20 minutos. A primeira parte consistirá na exploração e análise das fontes históricas pelos grupos. Após esse período, os grupos prepararão breves apresentações sobre suas descobertas. A última etapa envolverá a apresentação dos grupos e uma roda de debate para discussão das diferentes interpretações.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos (20 minutos).
  • Aula 1: Análise das fontes históricas pelos grupos (30 minutos).
  • Aula 2: Preparação e realização das apresentações (30 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade se concentrará no engajamento dos alunos com as fontes históricas, sua habilidade de trabalhar em grupo, a construção de argumentos e a capacidade de apresentação. Será observado o respeito à diversidade de interpretações e contribuições durante a roda de debates. Exemplos de critérios incluem: clareza na apresentação das informações, originalidade e precisão na análise das fontes, capacidade de conectar as fontes ao contexto histórico amplo, e contribuição para o debate. A participação ativa de cada aluno, tanto na análise como na discussão, será igualmente valorizada.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessárias réplicas de diversos tipos de fontes históricas, como documentos, fotos antigas, mapas, cartas e utensílios cotidianos. Além disso, materiais para anotações e apresentações, como papel, canetas e flip charts, serão úteis. A sala de aula deve ser organizada de forma a facilitar a interação entre os grupos e a realização da roda de debate.

  • Réplicas de fontes históricas (documentos, fotos, mapas, cartas, utensílios).
  • Materiais para anotação e apresentação (papel, canetas, flip charts).
  • Espaço de aula organizado para facilitar a interação e discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo