Ateliê das Cartas

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita de Cartas

Na atividade 'Ateliê das Cartas', os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental serão guiados no processo de produção textual ao redigir cartas endereçadas a colegas, professores ou familiares. Esta iniciativa pedagógica começa com uma explanação introdutória sobre o formato tradicional de uma carta, abordando elementos cruciais como a estrutura, a grafia correta, pontuação, uso de letras maiúsculas e a segmentação entre as palavras. Após essa contextualização, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, envolvendo-se diretamente na escrita de suas próprias cartas. Esta atividade não apenas fortalece a habilidade de produção textual, respeitando as características e a estrutura deste gênero, mas também fomenta a cultura da revisão e reescrita, permitindo aos estudantes refletir sobre e melhorar seus textos. Além disso, promove a interação social e desenvolve aspectos emocionais por meio da troca de mensagens significativas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita nos alunos, enfatizando a capacidade de produzir textos coesos e coerentes dentro do gênero carta. Ao trabalhar com esta forma tradicional de comunicação, busca-se também ensinar aos alunos a importância da organização textual, da correção gramatical, e do uso adequado da pontuação e da ortografia. Através do 'Ateliê das Cartas', os estudantes praticarão a redação de maneira significativa, aplicando conhecimentos linguísticos de forma concreta. Além disso, espera-se fomentar a criatividade, a expressão pessoal e a capacidade de revisão e melhoramento de seus próprios textos, habilidades essenciais para qualquer tipo de escrita.

  • Conhecer a estrutura e as características de uma carta.
  • Praticar a escrita de cartas com correção gramatical e ortográfica.
  • Desenvolver habilidades de segmentação de texto e uso de pontuação.
  • Reforçar a importância da revisão e reescrita no processo de produção de texto.

Conteúdo Programático

A atividade abrange conceitos essenciais da produção textual focados na escrita de cartas. Os alunos aprenderão sobre a estrutura específica deste tipo de texto, incluindo saudação, corpo da carta e despedida. Aspectos da língua como ortografia, pontuação e uso de maiúsculas serão enfatizados, além de práticas de revisão e melhoria de textos. Este conteúdo propicia uma abordagem holística da escrita, valorizando tanto a forma quanto o conteúdo, e prepara os estudantes para comunicações efetivas em diversos contextos.

  • Estrutura de uma carta
  • Grafia correta e ortografia
  • Uso de pontuação e segmentação do texto
  • Revisão e reescrita de textos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', esta atividade proporciona aos estudantes uma aprendizagem imersiva no processo de escrita de cartas. Através de uma abordagem prática, os alunos serão estimulados a participar ativamente em cada etapa do processo de escrita, desde a concepção até a revisão de suas cartas. Esta metodologia favorece a autonomia dos alunos, encorajando-os a tomar iniciativas, fazer escolhas e aplicar criativamente os conhecimentos adquiridos. O envolvimento direto facilita a consolidação de aprendizados e promove uma experiência educacional significativa e dinâmica.

  • Exposição dialogada sobre a estrutura e particularidades de uma carta.
  • Escrita individual de cartas aplicando os conceitos discutidos.
  • Revisão dos textos em duplas para prática de feedback construtivo.
  • Reescrita de trechos, conforme necessário, incentivando a autonomia.

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto será desenvolvido ao longo de 6 aulas de 40 minutos, distribuídas para permitir um aprofundamento progressivo nos conteúdos e uma prática de escrita orientada, culminando na produção final de cartas significativas e bem estruturadas.

  • Aula 1: Introdução ao gênero textual carta e suas características.
  • Aula 2: Discussão sobre ortografia, pontuação e uso de maiúsculas.
  • Aula 3: Primeira redação de cartas e orientações de conteúdo.
  • Aula 4: Revisão em duplas e feedback inicial.
  • Aula 5: Reescrita das cartas com base nos feedbacks.
  • Aula 6: Finalização das cartas e preparação para entrega/envio.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Ateliê das Cartas' será contínua e formativa, considerando a participação do aluno, o envolvimento nas atividades de escrita e revisão, e a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de suas cartas. A qualidade da escrita, incluindo aspectos como ortografia, pontuação e adequação ao gênero textual, será avaliada, bem como a habilidade de revisar e melhorar os próprios textos a partir do feedback recebido. Exemplos específicos de critérios incluem a correção gramatical e ortográfica, a coerência e a coesão do texto, e a criatividade na composição das cartas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais simples e acessíveis, visando estimular a criatividade e garantir a participação efetiva de todos os estudantes. A escolha de recursos prioriza a interação e a expressão pessoal dentro do processo de aprendizagem.

  • Folhas de papel ofício ou papelaria personalizada.
  • Canetas, lápis, borrachas e materiais de colorir.
  • Modelos de cartas e exemplos para inspiração.
  • Envelope e selos para experiência de envio real.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo