Heróis da Igualdade

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Cidadania
Temática: Direitos Humanos e Igualdade

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprender sobre importantes figuras históricas que dedicaram suas vidas à luta pelos direitos humanos e pelo respeito às diferenças. Serão introduzidos a conceitos básicos de cidadania, igualdade e respeito mútuo por meio de uma abordagem interativa e investigativa. Após uma breve introdução teórica, os alunos partirão para uma pesquisa sobre várias personalidades que se destacaram em suas lutas contra a discriminação de qualquer espécie e promoveram ações significativas em busca da igualdade. Após esta pesquisa, cada estudante escolherá um 'herói da igualdade' para elaborar uma apresentação a ser compartilhada com os colegas em uma Roda de Debate. Esta metodologia visa não apenas dar visibilidade ao papel dessas figuras na história, mas também inspirar nos alunos os valores de empatia, respeito e a importância de defender os direitos humanos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula busca oferecer aos estudantes uma compreensão profunda sobre a importância da luta pelos direitos humanos e o respeito às diferenças, explorando de forma interativa a vida e as ações de indivíduos que deixaram marcas significativas nesse campo. De modo específico, objetiva-se desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer a diversidade como um valor social, a importância de respeitar as diferenças e de promover a igualdade. Pretende-se, outrossim, que, com essa atividade, eles sejam motivados a reflectir sobre seus próprios comportamentos e a valorizar atitudes resilientes e comprometidas com o bem-estar coletivo.

  • Compreender o conceito de direitos humanos e igualdade
  • Identificar figuras históricas proeminentes na luta pelos direitos humanos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informação
  • Exercitar a capacidade de falar em público e argumentação dentro de um debate
  • Promover o respeito mútuo e a valorização da diversidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05HI04: Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

Conteúdo Programático

Neste plano, o conteúdo programático foi cuidadosamente pensado para engajar os alunos na pesquisa ativa sobre indivíduos que contribuíram para a luta pelos direitos humanos ao longo da história. Destaca-se não apenas a obtenção de conhecimento sobre essas personalidades e suas ações, mas também a reflexão sobre os valores que representam. Através da metodologia da Roda de Debate, pretende-se fomentar um ambiente de aprendizado dinâmico, que permite não apenas a absorção de informações, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e argumentativas.

  • Conceitos básicos de direitos humanos
  • Biografias de 'heróis da igualdade'
  • Princípios de cidadania e respeito mútuo
  • Metodologia de debate e argumentação

Metodologia

A abordagem deste plano de aula será dinâmica e interativa, utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate para incentivar a participação ativa dos alunos. Inicialmente, será feita uma introdução aos conceitos chave, seguida pela fase de pesquisa, onde os alunos buscam informações sobre diferentes 'heróis da igualdade'. Posteriormente, cada estudante preparará uma apresentação sobre o indivíduo escolhido, que será compartilhada na Roda de Debate. Esta técnica proporciona um espaço para que os alunos expressem suas ideias, ouçam seus colegas e desenvolvam suas habilidades de argumentação e empatia.

  • Introdução aos conceitos de direitos humanos
  • Pesquisa sobre figuras históricas
  • Preparação de apresentações
  • Execução da Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 240 minutos. Iniciamos com 30 minutos para a introdução aos conceitos fundamentais e instruções para a atividade de pesquisa. Os próximos 90 minutos serão destinados à pesquisa e preparação das apresentações. Nos 120 minutos finais, realizaremos a Roda de Debate, onde cada aluno terá a chance de apresentar seu 'herói da igualdade' e participar do debate.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, pesquisa e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será baseada em critérios multidimensionais, contemplando tanto a pesquisa realizada pelo aluno quanto a qualidade e o engajamento na sua apresentação durante a Roda de Debate. Serão avaliados aspectos como a profundidade e a relevância da pesquisa, a clareza e a persuasão na argumentação, bem como a participação ativa e respeitosa durante as discussões. Exemplificando, um aluno que demonstrar um entendimento profundo sobre seu 'herói da igualdade', que comunicar suas ideias de forma clara e argumentativa e que contribuir construtivamente para o debate, alcançará uma avaliação superior.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet e biblioteca para a fase de pesquisa. Além disso, será providenciada a sala de aula devidamente arrumada para faciliar a metodologia da Roda de Debate, incluindo, caso necessário, projetor multimídia para as apresentações. Material de escrita e papel sulfite para anotações e preparação de apresentações também serão essenciais.

  • Acesso à Internet e biblioteca para pesquisa
  • Sala de aula preparada para a Roda de Debate
  • Projetor multimídia para apresentações
  • Material de escrita e papel sulfite

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo