Legendas Divertidas

Desenvolvida por: Ilana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Legendas Divertidas' é projetada para envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma prática lúdica de leitura e escrita. Nesta sequência didática, cada aluno terá a tarefa de trazer uma foto pessoal ou uma ilustração de sua escolha, com a condição de que a imagem contenha um elemento relacionado à letra 'F'. Depois de formarem pequenos grupos, os estudantes discutirão as características das fotos ou ilustrações e selecionarão adjetivos e verbos iniciados com a letra 'F' para compor legendas criativas e divertidas. Este processo, além de estimular a escrita espontânea e a colaboração, será uma excelente oportunidade para desenvolver as habilidades de planejamento de texto em contextos variados. O resultado final será compartilhado em um painel na sala de aula, incentivando a interação entre os alunos e aprofundando a compreensão sobre os mecanismos da escrita e da leitura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a capacidade dos alunos em reconhecer letras e palavras, estimulando a escrita criativa e espontânea dentro de um contexto significativo. Visa também desenvolver habilidades sociais por meio do trabalho em grupo, onde a colaboração e a partilha de ideias são fundamentais. Ao analisar e criar legendas para fotos, os alunos não só praticam a leitura e a escrita mas também aprimoram sua capacidade de relacionar imagens a palavras, incentivando assim a criatividade e a reflexão sobre a língua.

  • Estimular a escrita espontânea e criativa.
  • Promover o trabalho colaborativo.
  • Aprimorar o planejamento textual em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de leitura e análise de textos.
  • Incentivar a associação entre imagem, palavra e som.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, o conteúdo abrange a alfabetização inicial, com ênfase na escrita espontânea e na capacidade de associar sons a letras, especificamente o som relacionado à letra 'F'. Explora, adicionalmente, a produção colaborativa de textos curtos e a análise linguística, enfocando a criatividade na criação de legendas para imagens.

  • Escrita espontânea.
  • Análise de textos e imagens.
  • Trabalho em grupo.
  • Criação de legendas.
  • Associação entre som e letra.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para conduzir esta atividade. Os alunos serão motivados a explorar e expressar suas ideias através da escrita, em um ambiente que promove a aprendizagem colaborativa. A interação com as imagens e a criação conjunta de legendas permitirão um aprendizado significativo, fazendo com que os alunos se envolvam ativamente na construção do conhecimento.

  • Discussão em pequenos grupos.
  • Criação colaborativa de legendas.
  • Exposição e análise das legendas criadas.
  • Jogos de associação palavra-imagem.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula será dividido em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos apresentarão suas fotos e discutirão em grupos. Na segunda sessão, eles finalizarão as legendas e farão a montagem do painel de exposição.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação dos grupos, apresentação das fotos e início da criação das legendas.
  • Aula 2: Finalização das legendas, preparação e exposição no painel.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na contribuição para a criação das legendas. Observaremos a criatividade, a capacidade de colaboração e a aplicação dos conhecimentos linguísticos na elaboração das legendas. Será dada especial atenção ao uso espontâneo de palavras e frases, bem como à habilidade de planejar textos curtos. Exemplos específicos das legendas criadas pelos alunos servirão como base para feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como papel, canetas hidrográficas, tesouras, cola e um painel para exposição das fotos e legendas. Além disso, podemos também utilizar recursos digitais que permitam a visualização e edição das imagens, caso haja a possibilidade de trabalhar com recursos online.

  • Fotos ou ilustrações trazidas pelos alunos.
  • Materiais de escrita e desenho.
  • Painel para exposição.
  • Recursos digitais para edição (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo