Esta atividade convida os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a mergulharem no universo dos contos populares, atuando como detetives literários. Através da seleção e leitura de diversos contos, os estudantes, organizados em grupos, explorarão a riqueza dessas narrativas identificando suas principais características, como enredo, personagens, tempo, espaço e recursos linguísticos empregados. Esta abordagem permite não apenas a compreensão e análise crítica dos elementos que compõem o conto popular como gênero, mas também estimula o desenvolvimento da oralidade e capacidade analítica dos alunos ao apresentarem suas descobertas para a turma. Além disso, a atividade promove a colaboração e a aprendizagem cooperativa, aspectos importantes do desenvolvimento socioemocional e acadêmico dos estudantes.
Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e analisar os contos populares, identificando seus elementos fundamentais como enredo, personagens, espaço e tempo, bem como os recursos linguísticos utilizados na caracterização da história. Essa habilidade permitirá aos estudantes desenvolverem uma apreciação mais profunda pela literatura e suas diferentes manifestações, além de aprimorar suas capacidades de leitura crítica, interpretação de texto, trabalho em equipe e oralidade.
A análise de contos populares oferece uma oportunidade única para explorar a diversidade da literatura e suas manifestações. Ao mergulharem nessas narrativas, os alunos poderão perceber a riqueza cultural, social e linguística presente nos contos, entendendo melhor as estruturas narrativas que os compõem e como essas estruturas influenciam na construção dos significados.
A metodologia ativa será central nesta atividade, onde os alunos tomarão papel ativo em seu processo de aprendizagem ao explorarem, discutirem e analisarem os contos populares em grupos. Esse método estimula a autonomia dos estudantes, fazendo com que engajem de forma colaborativa na descoberta e compartilhamento do conhecimento. Isso será complementado por uma sessão de apresentações, onde cada grupo compartilhará suas análises, incentivando a oralidade e a capacidade de argumentação.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, acontecerá a seleção dos contos e a leitura e análise em grupo. Na segunda aula, cada grupo realizará sua apresentação, seguida de uma sessão de feedback e discussão geral.
A avaliação dessa atividade será baseada na participação, na análise crítica e na capacidade de articulação dos alunos durante as apresentações. Será avaliada a profundidade da análise dos elementos do conto, a identificação e compreensão dos recursos linguísticos, além da clareza e coerência na comunicação das ideias. A colaboração e interação dentro dos grupos também serão critérios importantes, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo.
Para a realização da atividade, serão necessários contos populares selecionados pelo professor, que abranjam uma variedade de culturas e temas. Além disso, utilizar-se-ão quadros brancos ou flip charts e marcadores para as anotações durante as discussões em grupo e para a preparação das apresentações. Recursos digitais, como projetor ou tela compartilhada, podem ser utilizados para facilitar as apresentações finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula