A atividade 'Critique o Filme' é projetada para envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na análise crítica de um filme, promovendo a habilidade de expressão oral e escrita, além do desenvolvimento do pensamento crítico. Através da metodologia Sala de Aula Invertida, os estudantes assistirão a um filme selecionado previamente fora do ambiente escolar. Em sala, serão estimulados a produzir um vlog ou podcast como forma de crítica cinematográfica. Esta tarefa permitirá aos alunos explorar os temas abordados pelo filme sob uma lente crítica e argumentativa, além de estimular o uso de ferramentas digitais na educação. A atividade é estruturada para incentivar a pesquisa, o planejamento e a produção de conteúdo de maneira colaborativa, alinhando-se às competências e habilidades específicas destacadas na Base Nacional Comum Curricular.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica, fomentando o exercício da argumentação sólida e bem estruturada. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e discutir as temáticas presentes no filme, articulando suas opiniões de forma clara e convincente, tanto na modalidade escrita quanto oral. Através da produção de vlogs e podcasts, os alunos também trabalharão habilidades relacionadas à produção audiovisual e edição de conteúdo, além de aprimorar a pesquisa e organização de ideias. A atividade tem como fim ulterior estimular a expressão individual e coletiva, promovendo o respeito por diferentes perspectivas e opiniões.
O conteúdo programático será focado no desenvolvimento de habilidades de análise e crítica cinematográfica, compreendendo a estrutura e os elementos de uma crítica de filme. Será dada ênfase às técnicas de argumentação e expressão de opiniões, bem como ao uso de recursos tecnológicos na produção de vlogs e podcasts. Os alunos serão incentivados a explorar diferentes perspectivas e a desenvolver um ponto de vista refinado sobre as temáticas abordadas nos filmes escolhidos.
Utilizando as metodologias ativas Sala de Aula Invertida, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão levados a assistir ao filme escolhido de maneira independente, fora do espaço físico da escola. Na sala de aula, através de grupos de discussão e atividades colaborativas, os estudantes serão orientados no planejamento, elaboração e produção de seus vlogs ou podcasts. Esta abordagem promove o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizado, incentivando a pesquisa, reflexão crítica e uso criativo de tecnologias digitais.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a discussão inicial do filme, os alunos começarão o planejamento e a estruturação de seus projetos de crítica. A segunda aula será dedicada à produção dos vlogs/podcasts e à preparação para a eventual compartilhamento das produções com a turma ou a escola como um todo.
A avaliação da atividade 'Critique o Filme' será baseada nos critérios de criatividade, argumentação, clareza da expressão oral/escrita, uso adequado de recursos tecnológicos e colaboração entre os alunos. Os vlogs e podcasts serão analisados quanto à sua capacidade de engajar a audiência, a originalidade e a qualidade técnica. Será também valorizada a articulação de uma crítica bem fundamentada, demonstrando compreensão profunda dos temas abordados no filme. Exemplos práticos serão utilizados para discutir as rubricas de avaliação, garantindo que os alunos compreendam os critérios de excelência esperados.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso aos equipamentos para visualização do filme, softwares de edição de áudio e vídeo para a produção dos vlogs e podcasts, e acesso à internet. Recursos adicionais podem incluir acesso a bibliotecas digitais e bancos de dados online para pesquisa, além de materiais de apoio como guias de produção de conteúdo digital e exemplos de críticas cinematográficas bem-sucedidas. Estes recursos facilitarão o processo criativo dos alunos e fornecerão suporte técnico necessário.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula