Nesta atividade dinâmica e interativa, o professor mobiliza a Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma aventura intelectual: o 'Caça ao Tesouro Intertextual'. Os participantes são agrupados e desafiados a explorar e identificar elementos de intertextualidade em variados materiais - textos literários, imagens, músicas e propagandas - cuidadosamente selecionados para despertar a curiosidade e estimular a análise crítica. Após a investigação, cada grupo organiza suas descobertas e as compartilha com os colegas, elucidando as conexões encontradas entre os elementos em termos de estilo, gênero e composição. Este debate coletivo não apenas ilumina as múltiplas faces da intertextualidade, mas também serve como plataforma para o professor enfatizar a importância dos recursos coesivos na compreensão e na construção textual.
Ao imergir os alunos em uma busca ativa por elementos intertextuais, esta atividade tem como objetivo desenvolver habilidades de análise crítica e compreensão profunda de textos em múltiplas manifestações artísticas e culturais. Busca-se assim fortalecer a capacidade dos alunos em estabelecer relações coerentes entre diferentes obras, promover o reconhecimento e aplicação de estratégias coesivas e composicionais nos processos de leitura e escrita, além de estimular a habilidade de argumentação, comparando e contrastando elementos intertextuais de forma construtiva.
A intertextualidade como conceito literário e cultural forma o cerne do conteúdo desta atividade. Explora-se a sua manifestação através de diversos veículos, incluindo literatura, pintura, música e mídia, visando o desenvolvimento de um entendimento holístico sobre como diferentes obras dialogam entre si. Esta abordagem permite aos alunos perceberem a literatura e outras formas de arte não como entidades isoladas, mas como parte de uma teia de relações culturais e artísticas, enriquecendo assim, sua apreciação e compreensão crítica.
Utilizando a Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade proporciona uma metodologia ativa e participativa. Os alunos, primeiramente, familiarizam-se com os conceitos fundamentais durante uma sessão de Sala de Aula Invertida. Posteriormente, a Aprendizagem Baseada em Jogos é utilizada como estratégia para engajá-los na prática de exploração e descoberta em grupos. As descobertas são então debatidas em uma Roda de Debate, permitindo a partilha de conhecimentos, reflexões e fortalecimento das habilidades argumentativas e críticas.
Esta atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, haverá a introdução dos conceitos e a distribuição dos materiais para a exploração. A segunda aula será dedicada à discussão das descobertas e à realização da Roda de Debate.
A avaliação será baseada na participação ativa durante a atividade, qualidade da análise intertextual realizada, capacidade de estabelecer relações coesivas entre os textos, eficácia na comunicação das descobertas e colaboração com os colegas. Será utilizada uma ficha de avaliação que contempla esses critérios, com pesos diferenciados para cada aspecto. Exemplos serão dados para garantir clareza nos critérios avaliativos, promovendo um ambiente de feedback construtivo e incentivando a melhoria contínua.
Para a implementação desta atividade, serão necessários textos literários, imagens, músicas e propagandas selecionadas pelo professor, espaços de aula adaptáveis para trabalho em grupo e debate, além de acesso a recursos digitais para pesquisa e apresentação das descobertas. Estes recursos enriquecerão a experiência de aprendizagem, facilitando a exploração e a análise dos materiais intertextuais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula