Nesta atividade, interessante e desafiadora, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão incentivados a mergulhar nos movimentos Realista e Naturalista, escolhendo uma obra representante para, em seguida, recriá-la sob uma nova ótica: a contemporaneidade. Através da técnica de reescrita, os estudantes, agrupados, deverão adaptar trechos selecionados das obras, atualizando personagens, cenários e contextos, mantendo-se fiéis aos temas centrais que permeiam esses movimentos literários. A culminância do projeto se dará com a apresentação dos textos recriados, onde cada grupo explanará acerca das escolhas criativas e interpretativas realizadas durante o processo de adaptação. Este método dinâmico empregar a aprendizagem baseada em jogos para fomentar um ambiente colaborativo, criativo e crítico, aproximando os alunos das questões literárias de uma forma envolvente e significativa.
Ao final desta atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a profundidade e a relevância dos movimentos Realista e Naturalista, reconhecendo suas temáticas e características. Além dislo, o objetivo é promover habilidades de análise crítica, produção textual, criatividade e interpretação, à luz dos contextos contemporâneos e da literatura, extrapolando os limites do texto para a compreensão da sociedade. Esta proposta parte do princípio de que recriar narrativas é também uma forma de ler criticamente o mundo ao nosso redor.
Os conteúdos abordados nesta atividade trazem ao foco os movimentos literários Realismo e Naturalismo, observando suas influências sobre a literatura contemporânea e a sociedade de maneira geral. Por meio da adaptação de obras selecionadas para a realidade atual, os estudantes terão a chance de explorar a relevância desses movimentos, suas principais temáticas, autores de destaque e obras icônicas, trabalhando a intertextualidade e a recontextualização.
Adotando uma aprendizagem baseada em jogos, esta atividade se desenvolverá mediante a formação de pequenos grupos, nos quais os alunos participarão ativamente do processo de escolha, análise e recriação das obras. Serão utilizadas estratégias lúdicas para incentivar a discussão, a colaboração e a criatividade durante o processo de adaptação. O trabalho culminará em uma apresentação dinâmica, onde o ‘jogo’ de defender e justificar decisões adaptativas será fundamental. A escolha por essa metodologia objetiva tornar o aprendizado mais significativo, engajante e efetivo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo uma imersão adequada no tema proposto. Na primeira aula, ocorrerá a contextualização dos movimentos literários, a formação dos grupos e o início das discussões acerca das obras. A segunda aula será voltada para a finalização das recriações e as apresentações de cada grupo.
A avaliação desta atividade será baseada na capacidade de análise, criatividade na adaptação, clareza na comunicação e colaboração entre os membros do grupo. Será dada especial atenção à fidelidade aos temas abordados nas obras originais e à habilidade de transpor esses temas para contextos contemporâneos de maneira crítica e reflexiva. Uma rubrica detalhada será utilizada para avaliar aspectos como: qualidade literária da recriação, efetividade da apresentação, profundidade da análise e justificativa das escolhas adaptativas.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, dispositivos digitais para pesquisa, cópias das obras literárias (ou trechos selecionados) e materiais de apoio para as apresentações, como projetor ou televisão para eventual suporte visual. Materiais de escrita, como papel e caneta, serão úteis para o brainstorm inicial e o rascunho das adaptações.
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