Perguntas no Palco: Desenvolvendo Curiosidades

Desenvolvida por: Loure … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação eficaz

Nesta dinâmica interativa denominada 'Perguntas no Palco: Desenvolvendo Curiosidades', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade única de aprimorar suas habilidades comunicativas, tanto na formulação de perguntas quanto nas respostas, em um cenário reminiscente de um talk show. Ao assumirem os papéis de entrevistadores e entrevistados, interpretando tanto personalidades famosas quanto profissionais de diversas áreas, os estudantes se engajam em uma atividade prática que simula situações reais de diálogo e entrevista. Este exercício pedagógico é projetado para promover habilidades de escuta ativa, articulação de pensamentos e expressão de ideias de forma clara e organizada. Além disso, visa fomentar o respeito aos turnos de fala e a capacidade de prestar atenção aos detalhes das respostas, fatores essenciais para uma comunicação bem-sucedida. Através desta atividade, os alunos são encorajados a explorar diferentes formas de interrogação, aprendendo a solicitar e fornecer informações de maneira precisa e relevante, adaptando seu discurso conforme o contexto requer.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fortalecer as competências comunicativas dos alunos, especificamente na arte de questionar e responder. Espera-se que, ao final, eles sejam capazes de formular perguntas claras e objetivas, direcionadas a obter as informações desejadas. Além disso, busca-se desenvolver a habilidade de responder questões de maneira detalhada e articulada, respeitando o contexto da entrevista e os detalhes implícitos nas perguntas recebidas. Esta prática pedagógica também visa aprimorar a habilidade dos alunos de escutar atentamente e aguardar seu turno para falar, estimulando a paciência e o respeito mútuo em situações de diálogo. Em suma, o projeto 'Perguntas no Palco' propõe uma imersão no mundo da comunicação interpessoal, preparando os estudantes para se expressarem de forma eficaz e confiante em diversos contextos.

  • Desenvolver a habilidade de formular perguntas claras e objetivas.
  • Aperfeiçoar a capacidade de elaborar respostas coesas e detalhadas.
  • Promover o respeito pelos turnos de fala durante conversações.
  • Estimular a atenção aos detalhes e informações implícitas.
  • Aprimorar habilidades de escuta ativa em contextos de discussão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

Conteúdo Programático

O programa dessa atividade enfoca a comunicação eficaz, enfatizando a importância da capacidade de formular e responder perguntas de maneira eficiente. Os alunos aprenderão estratégias para desenvolver perguntas que incentivem respostas detalhadas, além de técnicas para elaborar respostas que atendam aos requisitos de uma pergunta específica. Por meio deste programa, os estudantes irão explorar a dinâmica de diálogos e entrevistas, desenvolvendo habilidades essenciais para uma comunicação bem-sucedida em diversos contextos.

  • Estratégias para formulação de perguntas eficazes.
  • Técnicas para elaborar respostas detalhadas e relevantes.
  • Princípios de comunicação eficaz em entrevistas.
  • Respeito aos turnos de fala e escuta ativa em diálogos.

Metodologia

A metodologia ativa Roda de Debate será implementada para fomentar uma aprendizagem participativa e dinâmica. Os alunos serão agrupados em pequenos painéis, onde alternarão entre papéis de entrevistadores e entrevistados. Esta estrutura permite interações diretas e significativas entre os participantes, promovendo um ambiente onde cada aluno tem a oportunidade de praticar tanto a formulação de perguntas quanto a elaboração de respostas. Além disso, serão organizadas sessões de feedback após cada 'talk show', onde os alunos poderão avaliar sua própria performance e a de seus colegas, destacando pontos de melhoria e estratégias bem-sucedidas.

  • Formação de pequenos grupos para simulação de talk shows.
  • Roda de debate para praticar a formulação e resposta de perguntas.
  • Sessões de feedback coletivo após as entrevistas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos, permitindo que cada aluno participe ativamente, exercitando as habilidades propostas. Na primeira aula, será introduzido o conceito da atividade e as estratégias básicas de comunicação. Na segunda aula, os alunos irão aplicar o que aprenderam em um cenário prático de talk show.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e estratégias de comunicação eficaz.
  • Aula 2: Prática do talk show em pequenos grupos e sessões de feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na relevância e clareza das perguntas formuladas, bem como na coesão e coerência das respostas. Além disso, será avaliado o respeito pelos turnos de fala e a atenção aos detalhes nas interações. Feedbacks construtivos, tanto dos colegas quanto do professor, serão fundamentais para garantir uma reflexão sobre o desempenho individual e do grupo, permitindo identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria. A avaliação será contínua e formativa, orientando os alunos na aquisição progressiva das habilidades de comunicação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a um espaço amplo que possa ser arranjado em estilo talk show, microfones (se disponíveis) para simular um ambiente realista de entrevista, e material impresso ou digital com diretrizes sobre estratégias de formulação de perguntas e resposta eficazes. Adicionalmente, podem ser utilizados vídeos de talk shows para exemplificar boas práticas de comunicação em entrevistas.

  • Espaço de sala configurado para talk show.
  • Microfones para simular ambiente realista (opcional).
  • Material impresso ou digital com diretrizes de comunicação.
  • Vídeos de talk shows como exemplo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo