Caça ao Tesouro Argumentativo

Desenvolvida por: Ariani… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto Argumentativo e Modalização

A Caça ao Tesouro Argumentativo é uma atividade prática e dinâmica destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, os estudantes, divididos em grupos, irão explorar o ambiente escolar em busca de 'tesouros' escondidos, que são, na realidade, fragmentos de textos argumentativos que utilizam diferentes tipos de modalização. Ao encontrar cada tesouro, o grupo enfrentará a missão de identificar as modalidades apreciativas presentes no texto e classificar os tipos de argumentos utilizados. A atividade busca desenvolver a capacidade analítica dos alunos, estimulando-os a perceber como diferentes recursos linguísticos podem ser utilizados para construir posições ideológicas. Ao final da busca, uma discussão coletiva será promovida para compartilhar as descobertas e promover uma reflexão crítica sobre os textos encontrados, potencializando o entendimento sobre a diversidade argumentativa e a importância da escolha de palavras na construção de argumentos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de análise e interpretação de textos argumentativos, enfocando a identificação e classificação dos diferentes tipos de argumentos e modalidades apreciativas. Busca-se, por meio de uma abordagem prática e lúdica, estimular a percepção crítica dos estudantes sobre a construção de argumentos e o papel das escolhas linguísticas na apresentação e sustentação de pontos de vista, preparando-os para uma participação mais ativa e fundamentada em debates e discussões.

  • Identificar diferentes tipos de argumentos em textos.
  • Reconhecer o uso de modalidades apreciativas e seu efeito na argumentação.
  • Promover o diálogo e a troca de ideias a partir de análises textuais.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e defesa de pontos de vista.
  • Estimular o pensamento crítico sobre o uso da linguagem na construção de posições ideológicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP14: Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.
  • EF89LP15: Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.
  • EF89LP16: Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra no estudo de textos argumentativos, com ênfase especial na identificação de modalidades apreciativas e na classificação de tipos de argumentos. Por meio de estratégias lúdicas, como a caça ao tesouro, os alunos serão levados a explorar o uso da linguagem em contextos argumentativos reais, facilitando a compreensão das sutilezas que compõem a argumentação e os efeitos ideológicos das escolhas lexicais e gramaticais.

  • Tipos de argumentos: Dedutivos, Indutivos, por Analogia, entre outros.
  • Modalidades apreciativas: Uso de advérbios, adjetivos, locuções adverbiais e adjetivas na construção de um ponto de vista.
  • Análise de textos argumentativos: Identificação de teses, argumentos e estratégias de persuasão.
  • Debate e discussão sobre os textos encontrados: Construção de um espaço de diálogo fundamentado sobre os fragmentos de texto explorados na atividade.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade se baseia em estratégias ativas de aprendizagem, como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de texto argumentativo e às modalidades apreciativas. Em seguida, formarão grupos para a caça ao tesouro no ambiente escolar, onde deverão encontrar fragmentos de textos e analisá-los sob a ótica da modalização e argumentação. Por fim, uma sessão de debate coletivo permitirá a troca de ideias e aprofundamento das análises feitas pelos grupos.

  • Introdução teórica à argumentação e modalização.
  • Divisão em grupos e explicação das regras da caça ao tesouro.
  • Exploração do ambiente escolar em busca dos fragmentos de textos.
  • Análise dos textos encontrados pelos grupos.
  • Debate coletivo sobre as descobertas e reflexão crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução teórica e a divisão dos grupos, seguida do início da caça ao tesouro. Na segunda aula, os grupos continuarão a busca, se necessário, e prosseguirão com a análise dos textos encontrados, culminando em um debate coletivo sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Análise dos textos e debate coletivo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade das análises textuais realizadas pelos grupos e na contribuição de cada grupo para o debate coletivo. Será valorizado o empenho na busca pelos 'tesouros', assim como a capacidade de argumentação, a habilidade de identificar modalidades apreciativas e classificar tipos de argumentos, e a contribuição para a construção de um diálogo construtivo durante o debate. Exemplos de critérios avaliativos incluem: pertinência das análises, profundidade da argumentação, colaboração e respeito no debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários fragmentos de textos argumentativos impressos e escondidos pelo ambiente escolar, mapas do local para orientar os alunos durante a caça ao tesouro, material para anotação e análise dos textos (cadernos, canetas), além de um espaço adequado para os debates coletivos. Recursos adicionais, como projeção de slides para revisão teórica inicial, também podem ser utilizados.

  • Fragmentos de textos argumentativos impressos.
  • Mapas do ambiente escolar.
  • Material de escrita para anotações.
  • Espaço para debate.
  • Projetor e slides para introdução teórica.

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