Esta atividade pedagógica prática destina-se aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a criação e a análise crítica de charges, tirinhas e memes sobre assuntos atuais. Os participantes irão imergir na compreensão de como essas expressões artísticas comunicam críticas, ironias ou humor e sua relevância no contexto social e midiático contemporâneo. Após serem introduzidos aos conceitos básicos desses gêneros, os estudantes, agrupados, selecionarão um evento ou notícia relevante e recente como tema para desenvolverem suas próprias criações. A conclusão desta atividade envolve a apresentação das obras criadas para análise e discussão em classe, proporcionando uma oportunidade para debates críticos e reflexão aprofundada sobre a ética e o respeito nas mídias sociais, estimulando a empatia e o pensamento crítico.
O objetivo desta atividade é facilitar a compreensão dos alunos sobre a função e importância das charges, tirinhas e memes na sociedade contemporânea, além de desenvolver habilidades críticas e criativas. Espera-se que, ao final, os estudantes possuam a capacidade de discernir e discutir as mensagens subjacentes nestes gêneros, valorizando o respeito e a ética no ambiente das mídias sociais. Esta tarefa é projetada para fortalecer a expressão individual e coletiva, incentivando a análise de eventos atuais sob uma perspectiva crítica e criativa.
Durante esta atividade, os alunos irão navegar pelas dimensões da comunicação contemporânea por meio das charges, tirinhas e memes. Aprofundarão o entendimento sobre como esses gêneros refletem e criticam aspectos sociais, políticos e culturais atuais, enquanto desenvolvem a sensibilidade para identificar ironias, humor e críticas inseridas nesses formatos. A ética e o respeito serão eixos transversais, estimulando a reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na produção e compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais.
A metodologia aplicada será a ativa, caracterizada por atividades mão-na-massa e aprendizagem baseada em jogos, fornecendo uma experiência educativa imersiva. Os alunos serão encorajados a serem protagonistas do seu aprendizado, envolvendo-se diretamente na criação de conteúdo significativo. O trabalho em grupo servirá como base para a troca de ideias e a colaboração, essencial para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.
A atividade será executada em uma única sessão de 190 minutos, integrando todas as etapas do processo de aprendizagem, desde a sensibilização até a criação e discussão crítica das produções dos alunos.
A avaliação será prática e contínua, observando o envolvimento dos alunos nas diversas fases do projeto. Avaliar-se-á a capacidade de análise crítica dos conteúdos, criatividade na criação dos trabalhos, eficácia na comunicação das ideias e respeito às opiniões alheias durante as discussões. Será valorizada a capacidade de trabalho em equipe e a contribuição individual para o projeto do grupo. Exemplos de desempenho, como a profundidade da análise e a originalidade das criações, serão destacados como critérios de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa de eventos atuais e exemplos de charges, tirinhas e memes, materiais para desenho como papel, lápis, borrachas e canetas coloridas para aqueles que optarem pela criação manual, além de dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) com softwares de edição de imagem para a criação digital.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula