Criando e Criticando: Tirinhas e Memes

Desenvolvida por: Angela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Mídias Sociais e Comunicação

Esta atividade pedagógica prática destina-se aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a criação e a análise crítica de charges, tirinhas e memes sobre assuntos atuais. Os participantes irão imergir na compreensão de como essas expressões artísticas comunicam críticas, ironias ou humor e sua relevância no contexto social e midiático contemporâneo. Após serem introduzidos aos conceitos básicos desses gêneros, os estudantes, agrupados, selecionarão um evento ou notícia relevante e recente como tema para desenvolverem suas próprias criações. A conclusão desta atividade envolve a apresentação das obras criadas para análise e discussão em classe, proporcionando uma oportunidade para debates críticos e reflexão aprofundada sobre a ética e o respeito nas mídias sociais, estimulando a empatia e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é facilitar a compreensão dos alunos sobre a função e importância das charges, tirinhas e memes na sociedade contemporânea, além de desenvolver habilidades críticas e criativas. Espera-se que, ao final, os estudantes possuam a capacidade de discernir e discutir as mensagens subjacentes nestes gêneros, valorizando o respeito e a ética no ambiente das mídias sociais. Esta tarefa é projetada para fortalecer a expressão individual e coletiva, incentivando a análise de eventos atuais sob uma perspectiva crítica e criativa.

  • Explorar a função comunicativa de charges, tirinhas e memes na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre a mídia.
  • Estimular a criatividade na criação de conteúdo original.
  • Promover a discussão ética sobre o uso das mídias sociais.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a articulação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF07LP02: Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.

Conteúdo Programático

Durante esta atividade, os alunos irão navegar pelas dimensões da comunicação contemporânea por meio das charges, tirinhas e memes. Aprofundarão o entendimento sobre como esses gêneros refletem e criticam aspectos sociais, políticos e culturais atuais, enquanto desenvolvem a sensibilidade para identificar ironias, humor e críticas inseridas nesses formatos. A ética e o respeito serão eixos transversais, estimulando a reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na produção e compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais.

  • Definição e história das charges, tirinhas e memes.
  • Análise de exemplos contemporâneos.
  • Técnicas básicas de criação de charges, tirinhas e memes.
  • Discussão sobre ética e respeito nas mídias sociais.
  • Produção criativa em grupo.

Metodologia

A metodologia aplicada será a ativa, caracterizada por atividades mão-na-massa e aprendizagem baseada em jogos, fornecendo uma experiência educativa imersiva. Os alunos serão encorajados a serem protagonistas do seu aprendizado, envolvendo-se diretamente na criação de conteúdo significativo. O trabalho em grupo servirá como base para a troca de ideias e a colaboração, essencial para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.

  • Breve explanação sobre o conceito de charges, tirinhas e memes.
  • Seleção de eventos ou notícias recentes para criação.
  • Sessões de brainstorming em grupo para esboço de ideias.
  • Desenvolvimento das criações finais.
  • Apresentação e discussão das criações em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma única sessão de 190 minutos, integrando todas as etapas do processo de aprendizagem, desde a sensibilização até a criação e discussão crítica das produções dos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos, seleção de temas, brainstorming, criação, apresentação e discussão dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será prática e contínua, observando o envolvimento dos alunos nas diversas fases do projeto. Avaliar-se-á a capacidade de análise crítica dos conteúdos, criatividade na criação dos trabalhos, eficácia na comunicação das ideias e respeito às opiniões alheias durante as discussões. Será valorizada a capacidade de trabalho em equipe e a contribuição individual para o projeto do grupo. Exemplos de desempenho, como a profundidade da análise e a originalidade das criações, serão destacados como critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa de eventos atuais e exemplos de charges, tirinhas e memes, materiais para desenho como papel, lápis, borrachas e canetas coloridas para aqueles que optarem pela criação manual, além de dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) com softwares de edição de imagem para a criação digital.

  • Internet para pesquisa.
  • Materiais de desenho (papel, lápis, borrachas, canetas).
  • Dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets).
  • Softwares ou aplicativos de edição de imagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo