A atividade 'Detetives de Notícias' proporciona aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e interativa de compreensão e análise da informação, por meio da comparação entre notícias impressas e suas versões audiovisuais. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e, após uma atividade de leitura e escuta das notícias em casa com o auxílio de seus responsáveis, deverão discutir em sala as diferenças e semelhanças entre as duas formas de apresentação da mesma notícia. Essa discussão tem o objetivo de sensibilizá-los sobre os diferentes modos de comunicação e como cada um pode influenciar a recepção da mensagem. A segunda parte da atividade envolve a criação colaborativa de cartas de leitores, permitindo aos alunos expressar suas opiniões e observações sobre as notícias. Esse exercício contribui para o desenvolvimento da habilidade de argumentação e o respeito pelas diferentes perspectivas, além de familiarizá-los com a formatação e diagramação específicas desse gênero textual. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida é fundamental nesse processo, pois estimula o engajamento dos alunos na preparação em casa e favorece uma discussão mais rica e fundamentada em sala.
Esse projeto visa desenvolver a capacidade dos alunos de comparar, analisar e refletir criticamente sobre as informações recebidas através de diferentes meios, aprimorar suas habilidades de leitura e compreensão auditiva, bem como incentivar a expressão escrita e oral de opiniões de forma respeitosa e embasada. Ao término da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar elementos que diferenciam a comunicação visual da escrita, apreciar a importância da mídia em suas diversas formas e cultivar uma postura crítica e reflexiva diante do consumo de notícias.
Este plano de aula baseado na metodologia ativa engloba elementos essenciais do currículo de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental, focando na competência leitora, análise de textos em diferentes formatos e produção escrita. Os alunos serão guiados a explorar o universo jornalístico e compreender a estrutura e propósito de notícias e cartas de leitores, o que contribui para seu desenvolvimento integral como leitores e escritores ativos na sociedade.
A metodologia Sala de Aula Invertida será adotada para incentivar o estudo prévio e a participação ativa dos alunos durante as atividades em classe. Esta abordagem permite que os alunos tenham o primeiro contato com o material em casa, junto aos seus responsáveis, promovendo um ambiente de aprendizado compartilhado e preparando-os para uma participação mais efetiva e crítica nas discussões em sala. O trabalho em pequenos grupos favorece a troca de ideias, a colaboração e a aprendizagem entre pares, essenciais para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Esta atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira sessão, será dada a introdução da atividade e distribuição das notícias para análise em casa. A segunda aula será dedicada às discussões em grupo, criação das cartas de leitores e reflexão sobre o processo e aprendizados.
A avaliação será formativa e contínua, com foco na participação dos alunos, na capacidade de argumentação durante as discussões e na qualidade das cartas de leitores produzidas. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de identificar e articular as diferenças e semelhanças entre as notícias impressas e audiovisuais, assim como à clareza, estrutura e respeito demonstrados em suas cartas. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura crítica, escuta ativa e expressão de opiniões.
Para a realização desta atividade, serão necessários a seleção de notícias infantis impressas e suas correspondentes versões audiovisuais, além de materiais para anotação e criação das cartas (papel, lápis, borracha). A integração de recursos digitais, como o uso de tablets ou computadores para assistir às versões audiovisuais das notícias, pode enriquecer a experiência de aprendizado.
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