Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Samuel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão e produção de textos

A atividade 'Detetives de Notícias' proporciona aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e interativa de compreensão e análise da informação, por meio da comparação entre notícias impressas e suas versões audiovisuais. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e, após uma atividade de leitura e escuta das notícias em casa com o auxílio de seus responsáveis, deverão discutir em sala as diferenças e semelhanças entre as duas formas de apresentação da mesma notícia. Essa discussão tem o objetivo de sensibilizá-los sobre os diferentes modos de comunicação e como cada um pode influenciar a recepção da mensagem. A segunda parte da atividade envolve a criação colaborativa de cartas de leitores, permitindo aos alunos expressar suas opiniões e observações sobre as notícias. Esse exercício contribui para o desenvolvimento da habilidade de argumentação e o respeito pelas diferentes perspectivas, além de familiarizá-los com a formatação e diagramação específicas desse gênero textual. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida é fundamental nesse processo, pois estimula o engajamento dos alunos na preparação em casa e favorece uma discussão mais rica e fundamentada em sala.

Objetivos de Aprendizagem

Esse projeto visa desenvolver a capacidade dos alunos de comparar, analisar e refletir criticamente sobre as informações recebidas através de diferentes meios, aprimorar suas habilidades de leitura e compreensão auditiva, bem como incentivar a expressão escrita e oral de opiniões de forma respeitosa e embasada. Ao término da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de identificar elementos que diferenciam a comunicação visual da escrita, apreciar a importância da mídia em suas diversas formas e cultivar uma postura crítica e reflexiva diante do consumo de notícias.

  • Comparar e contrastar diferentes formas de apresentação da mesma notícia (impressa vs. audiovisual).
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e escuta ativa.
  • Expressar opiniões e observações de forma escrita e oral.
  • Identificar e reproduzir a formatação e diagramação específicas de cartas de leitores.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP14: Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula baseado na metodologia ativa engloba elementos essenciais do currículo de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental, focando na competência leitora, análise de textos em diferentes formatos e produção escrita. Os alunos serão guiados a explorar o universo jornalístico e compreender a estrutura e propósito de notícias e cartas de leitores, o que contribui para seu desenvolvimento integral como leitores e escritores ativos na sociedade.

  • Diferentes formas de apresentação de notícias (impressa e audiovisual).
  • Elementos constitutivos da notícia.
  • Formatação e estrutura de cartas de leitores.
  • Expressão de opiniões e argumentação escrita e oral.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será adotada para incentivar o estudo prévio e a participação ativa dos alunos durante as atividades em classe. Esta abordagem permite que os alunos tenham o primeiro contato com o material em casa, junto aos seus responsáveis, promovendo um ambiente de aprendizado compartilhado e preparando-os para uma participação mais efetiva e crítica nas discussões em sala. O trabalho em pequenos grupos favorece a troca de ideias, a colaboração e a aprendizagem entre pares, essenciais para o desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Leitura e análise de notícias em casa com o auxílio dos responsáveis.
  • Discussão em grupos sobre as diferenças e semelhanças das versões das notícias.
  • Criação colaborativa de cartas de leitores.
  • Discussão coletiva sobre as cartas, focando em formatos e expressão respeitosa de opiniões.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira sessão, será dada a introdução da atividade e distribuição das notícias para análise em casa. A segunda aula será dedicada às discussões em grupo, criação das cartas de leitores e reflexão sobre o processo e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução da atividade e distribuição das notícias.
  • Aula 2: Discussão em grupos, criação de cartas de leitores e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, com foco na participação dos alunos, na capacidade de argumentação durante as discussões e na qualidade das cartas de leitores produzidas. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de identificar e articular as diferenças e semelhanças entre as notícias impressas e audiovisuais, assim como à clareza, estrutura e respeito demonstrados em suas cartas. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades de leitura crítica, escuta ativa e expressão de opiniões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários a seleção de notícias infantis impressas e suas correspondentes versões audiovisuais, além de materiais para anotação e criação das cartas (papel, lápis, borracha). A integração de recursos digitais, como o uso de tablets ou computadores para assistir às versões audiovisuais das notícias, pode enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Notícias infantis impressas e suas versões audiovisuais.
  • Materiais para anotação e criação de cartas.
  • Recursos digitais para a exibição de notícias audiovisuais (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo