Esta atividade, destinada aos alunos do 7º ano, tem como objetivo explorar as monarquias consolidadas entre os séculos XV e XVII através de uma metodologia ativa: a Roda de Debate. Os alunos serão organizados em grupos, onde cada um representará um país diferente com uma monarquia destacada na época. Será solicitado aos alunos que realizem pesquisas fora da sala de aula sobre o país que irão representar, abordando os processos de formação e consolidação das monarquias centralizadas, além de identificar figuras históricas importantes e eventos marcantes que influenciaram a centralização política. Através dessa atividade, buscaremos desenvolver uma compreensão profunda sobre os fatores econômicos, sociais, militares e culturais que fundamentaram a consolidação das monarquias e como isso impactou o curso da história. A culminância se dará em uma Roda de Debate, onde cada grupo terá a chance de apresentar suas descobertas e argumentar sobre a importância da centralização política para seu país, proporcionando um ambiente enriquecedor de partilha e discussão.
O intuito desta atividade é promover nos alunos a capacidade de análise crítica sobre os processos que levaram à formação e consolidação das monarquias entre os séculos XV e XVII. Eles desenvolverão habilidades de pesquisa, síntese de informações e argumentação, fundamentais para a compreensão histórica. Além disso, buscamos fomentar a habilidade de trabalhar em equipe e de se expressar em público, aspectos importantes tanto para o contexto acadêmico quanto para a vida pessoal dos estudantes.
O conteúdo programático abordará diversos aspectos das monarquias entre os séculos XV e XVII, destacando a formação e a consolidação do poder monárquico. Vamos explorar, através de pesquisas e debates, as figuras históricas, os eventos significativos e os diversos fatores que propiciaram a centralização do poder nas mãos dos monarcas, abordando também o impacto desses processos nas sociedades da época.
A metodologia adotada será a Roda de Debate, incentivando a participação ativa dos alunos através de um ambiente colaborativo e interativo. Para isso, cada grupo realizará pesquisas prévias e se preparará para representar e defender, de maneira articulada, os pontos chave de sua nação designada. A atividade será dividida em etapas, incluindo preparação, apresentação e debate, permitindo que os alunos explorem profundamente o tema e desenvolvam suas habilidades de argumentação.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do tema e a divisão dos grupos, seguida de orientações para a pesquisa. A segunda aula será destinada à Roda de Debate, com tempo para apresentação de cada grupo, debate entre os times e feedback final.
A avaliação será baseada em critérios como: qualidade e profundidade da pesquisa, coesão e coerência na apresentação das informações, habilidade de argumentação durante o debate, e capacidade de trabalho em equipe. Cada aspecto será pontuado, permitindo uma avaliação holística do desempenho do aluno. Além disso, a participação individual também será considerada, garantindo que todos os membros do grupo contribuam para a atividade.
Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo materiais para pesquisa, como livros de história, acesso à internet e artigos acadêmicos. Também recomendamos o uso de recursos audiovisuais para a apresentação dos argumentos durante a Roda de Debate, tais como slides ou cartazes. Um espaço amplo e adequado para a realização do debate também será essencial.
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