Assembleia dos Pequenos Cidadãos

Desenvolvida por: Victor (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Debate sobre problemas comuns na escola ou comunidade

Nesta atividade pedagógica, denominada 'Assembleia dos Pequenos Cidadãos', alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e refletir, inicialmente em casa, sobre problemas rotineiros presentes no ambiente escolar ou na comunidade, como bullying, poluição nas imediações da escola e a importância da prática de reciclagem. Após essa reflexão, os alunos participarão de uma assembleia em sala de aula, em um ambiente estruturado para promover um debate saudável e produtivo. O objetivo será cada aluno expor seus pontos de vista, fundamentando suas opiniões e sugerindo soluções práticas para os problemas identificados. Priorizar-se-á o diálogo construtivo, o respeito pelas diferentes perspectivas e o estímulo ao pensamento crítico e à empatia. Pretende-se, com isso, desenvolver nos alunos a capacidade de ouvir e considerar as ideias dos colegas, promovendo o respeito mútuo e encorajando-os a agir como agentes de mudança positiva nos seus contextos sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivo incentivar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de argumentação, reflexão crítica e empatia através de uma abordagem prática sobre problemas do cotidiano escolar e comunitário. Visa-se capacitar os estudantes a realizar pesquisas, elaborar e expressar suas opiniões com respeito e fundamentação, além de valorizar a escuta das ideias dos colegas. Almeja-se, ainda, promover o desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreender diferentes realidades e pontos de vista, estimulando-os a se tornarem indivíduos mais conscientes, responsáveis e atuantes em sua comunidade.

  • Desenvolver habilidades de argumentação baseadas no respeito e na informação.
  • Promover a escuta ativa e o entendimento de diferentes perspectivas.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais.
  • Encorajar os alunos a se tornarem agentes de mudança positiva em suas comunidades.

Conteúdo Programático

Na 'Assembleia dos Pequenos Cidadãos', o programa abrange desde a compreensão do ambiente escolar e comunitário até a prática do diálogo construtivo e respeitoso. Espera-se que os alunos aprendam a importância da argumentação fundamentada e do respeito pelas opiniões divergentes, elementos essenciais para a convivência social harmoniosa e produtiva.

  • Análise das problemáticas escolares e comunitárias (Bullying, poluição, reciclagem).
  • Técnicas de argumentação e elaboração de propostas de solução.
  • Práticas de diálogo, respeito e empatia em contexto de debate.

Metodologia

Aplicando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão motivados a realizar pesquisas prévias sobre os temas propostos e a refletir sobre soluções possíveis. Em sala de aula, simularão uma assembleia, onde poderão expor suas ideias, argumentar com base no que aprenderam e ouvir as contribuições dos colegas. Esta estratégia promove um aprendizado mais significativo e participativo, no qual os alunos assumem protagonismo na construção do conhecimento.

  • Pesquisa em casa sobre os problemas propostos.
  • Preparação de um breve discurso ou apresentação com pontos de vista e soluções.
  • Realização de uma assembleia em sala para debate das ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, haverá uma introdução ao tema e à metodologia, seguida de orientações para a pesquisa em casa. Na segunda aula, os alunos participarão da assembleia, expondo suas ideias e debatendo as soluções propostas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e orientações para a pesquisa.
  • Aula 2: Realização da assembleia com apresentações e debates.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando-se o engajamento dos alunos na pesquisa, na preparação e na participação ativa durante a assembleia. Avaliar-se-á a clareza dos argumentos, a capacidade de ouvir e considerar as ideias dos colegas e a criatividade nas soluções propostas. Será dada especial atenção ao uso do discurso respeitoso e construtivo. Exemplos positivos de participação serão compartilhados e discutidos, fomentando a reflexão sobre o processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para as pesquisas preparatórias, materiais de escrita para anotações e preparação das intervenções, um espaço de sala de aula que permita a realização da assembleia de forma organizada, e uma lousa ou projeção para exibir orientações e pontos-chave durante as exposições e debates.

  • Acesso à Internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (cadernos, lápis).
  • Espaço apropriado para simulação de uma assembleia.
  • Lousa ou projetor para exibição de informações.

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