Nesta atividade pedagógica, denominada 'Assembleia dos Pequenos Cidadãos', alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar e refletir, inicialmente em casa, sobre problemas rotineiros presentes no ambiente escolar ou na comunidade, como bullying, poluição nas imediações da escola e a importância da prática de reciclagem. Após essa reflexão, os alunos participarão de uma assembleia em sala de aula, em um ambiente estruturado para promover um debate saudável e produtivo. O objetivo será cada aluno expor seus pontos de vista, fundamentando suas opiniões e sugerindo soluções práticas para os problemas identificados. Priorizar-se-á o diálogo construtivo, o respeito pelas diferentes perspectivas e o estímulo ao pensamento crítico e à empatia. Pretende-se, com isso, desenvolver nos alunos a capacidade de ouvir e considerar as ideias dos colegas, promovendo o respeito mútuo e encorajando-os a agir como agentes de mudança positiva nos seus contextos sociais.
Esta atividade tem por objetivo incentivar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de argumentação, reflexão crítica e empatia através de uma abordagem prática sobre problemas do cotidiano escolar e comunitário. Visa-se capacitar os estudantes a realizar pesquisas, elaborar e expressar suas opiniões com respeito e fundamentação, além de valorizar a escuta das ideias dos colegas. Almeja-se, ainda, promover o desenvolvimento da capacidade dos alunos de compreender diferentes realidades e pontos de vista, estimulando-os a se tornarem indivíduos mais conscientes, responsáveis e atuantes em sua comunidade.
Na 'Assembleia dos Pequenos Cidadãos', o programa abrange desde a compreensão do ambiente escolar e comunitário até a prática do diálogo construtivo e respeitoso. Espera-se que os alunos aprendam a importância da argumentação fundamentada e do respeito pelas opiniões divergentes, elementos essenciais para a convivência social harmoniosa e produtiva.
Aplicando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão motivados a realizar pesquisas prévias sobre os temas propostos e a refletir sobre soluções possíveis. Em sala de aula, simularão uma assembleia, onde poderão expor suas ideias, argumentar com base no que aprenderam e ouvir as contribuições dos colegas. Esta estratégia promove um aprendizado mais significativo e participativo, no qual os alunos assumem protagonismo na construção do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, haverá uma introdução ao tema e à metodologia, seguida de orientações para a pesquisa em casa. Na segunda aula, os alunos participarão da assembleia, expondo suas ideias e debatendo as soluções propostas.
A avaliação será formativa e contínua, observando-se o engajamento dos alunos na pesquisa, na preparação e na participação ativa durante a assembleia. Avaliar-se-á a clareza dos argumentos, a capacidade de ouvir e considerar as ideias dos colegas e a criatividade nas soluções propostas. Será dada especial atenção ao uso do discurso respeitoso e construtivo. Exemplos positivos de participação serão compartilhados e discutidos, fomentando a reflexão sobre o processo de aprendizado.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para as pesquisas preparatórias, materiais de escrita para anotações e preparação das intervenções, um espaço de sala de aula que permita a realização da assembleia de forma organizada, e uma lousa ou projeção para exibir orientações e pontos-chave durante as exposições e debates.
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