Caça-Palavras Gráfico-Visuais

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos multissemióticos e recursos gráfico-visuais

Nesta atividade dinâmica e engajadora, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão imersos em uma experiência de aprendizado que explora a multissemiose e a importância dos recursos gráfico-visuais em diversos tipos de textos. Através de uma sessão interativa de caça-palavras, os educandos buscarão por termos específicos que estão diretamente relacionados a elementos como tipos de balões de diálogos, onomatopeias, tipos de letras e outros recursos gráficos. Cada termo encontrado servirá como ponto de partida para discussões em pequenos grupos sobre como esses elementos influenciam a interpretação do leitor e o entendimento do texto, ampliando a percepção dos alunos sobre como a imagem complementa o texto na construção de significados. Para tornar a aprendizagem mais significativa, serão utilizados exemplos reais e concretos retirados de quadrinhos, anúncios publicitários e capas de livros, permitindo aos alunos observar e analisar como esses recursos são empregados na prática e qual o efeito que produzem no público. Esta atividade não só fomenta a análise crítica e a apreciação da linguagem visual e textual, como também estimula o trabalho em equipe e a comunicação efetiva entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de identificar e compreender os recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos, reconhecendo a importância desses elementos na produção de sentido e na comunicação efetiva. Além disso, busca-se estimular a colaboração, o pensamento crítico e a desenvoltura discursiva dos alunos ao argumentar sobre o papel desses recursos na construção do significado nos textos. Através desta experiência, espera-se que os estudantes ampliem suas capacidades de leitura e interpretação, valorizando as múltiplas semioses presentes nos textos com os quais interagem em seu cotidiano.

  • Identificar os principais recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • Compreender o efeito de sentido produzido pelo uso desses recursos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Fomentar o pensamento crítico através da análise de textos variados.
  • Aplicar o conhecimento adquirido na identificação desses recursos em outros contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado em explorar a relação entre texto e imagem nos mais diversos tipos de suportes textuais, com enfoque especial nos elementos gráfico-visuais como ferramentas de complemento e enriquecimento da comunicação. Além de aprofundar o conhecimento sobre onomatopeias, balões de diálogo e tipos de letras, os alunos serão instigados a perceber como esses recursos influenciam a recepção do texto pelo leitor. A intenção é capacitar os alunos a analisar criticamente e de forma mais autônoma os textos multissemióticos que fazem parte do seu dia a dia, desenvolvendo não somente a competência leitora, mas também a expressiva.

  • Recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos
  • Tipos de balões de diálogos e suas funções
  • Onomatopeias: significado e uso
  • Análise de textos multissemióticos (quadrinhos, anúncios publicitários, capas de livros)
  • Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos

Metodologia

Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Jogos para conduzir essa atividade, aproveitando a natureza motivadora e envolvente dos jogos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A sessão interativa de caça-palavras será o ponto de partida, onde os alunos, em pequenos grupos, localizarão e discutirão os recursos gráfico-visuais identificados. Esta abordagem promove não apenas a aquisição de conhecimento de forma lúdica, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como a comunicação e a colaboração. Os debates em grupo e a análise de exemplos concretos favorecerão a reflexão crítica e a aplicação prática do conteúdo.

  • Sessão de caça-palavras com formato de jogo
  • Discussão em pequenos grupos para compartilhar descobertas
  • Análise de exemplos reais de textos multissemióticos
  • Apresentação dos resultados das discussões para toda a classe
  • Reflexão guiada pelo professor sobre o aprendizado da aula

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, distribuídas da seguinte forma: na primeira aula, os estudantes participarão da sessão de caça-palavras e iniciarão as discussões em pequenos grupos. Na segunda aula, após a conclusão das discussões, cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma, seguido de uma reflexão coletiva guiada pelo professor a respeito dos recursos gráfico-visuais e seu impacto na construção do sentido nos textos.

  • Aula 1: Introdução e realização da sessão de caça-palavras; início das discussões em grupo.
  • Aula 2: Conclusão das discussões em grupo; compartilhamento dos resultados e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da observação contínula dos alunos durante as discussões em grupo, analisando o envolvimento, a participação e a capacidade de articulação das ideias relacionadas aos temas propostos. Será valorizado o empenho na busca por termos no caça-palavras, a qualidade dos argumentos apresentados nas discussões e a colaboração entre os membros do grupo. Além disso, a apresentação dos resultados das discussões servirá como uma forma de avaliar a compreensão do conteúdo e a habilidade de comunicação. Esta avaliação qualitativa permitirá ao professor identificar avanços significativos na aprendizagem dos alunos e pontos que possam necessitar de reforço.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, utilizaremos materiais simples e acessíveis, como cópias da folha de atividades com o caça-palavras, canetas ou lápis. Também faremos uso de diversos exemplos reais de textos multissemióticos, incluindo quadrinhos, anúncios publicitários e capas de livros, que serão projetados em sala de aula para análise e discussão. Tal diversidade de materiais servirá para enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos, proporcionando-lhes uma ampla visão sobre o uso dos recursos gráfico-visuais na comunicação.

  • Cópias da folha de atividades com o caça-palavras
  • Canetas ou lápis
  • Exemplos de textos multissemióticos (físicos ou digitais)
  • Projetor ou TV para apresentar exemplos digitais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo