A Viagem pelo Olhar

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Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: A Jornada dos Escravizados Africanos para o Brasil

Esta atividade pedagógica tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar imagens e obras de arte que retratam a jornada dos escravizados africanos para o Brasil, visando uma reflexão profunda sobre as consequências humanas do tráfico de escravizados. Através da análise visual e do debate, os estudantes poderão desenvolver uma compreensão mais ampla sobre o tema, refletindo sobre as adversidades enfrentadas pelos escravizados durante o transporte nos navios negreiros e a vida no período da escravidão. Iniciando com uma apresentação de imagens detalhadas que mostram as condições desumanas a bordo dos navios negreiros e a vida cotidiana dos escravizados, esta atividade busca fomentar nos alunos uma visão crítica sobre a história e suas consequências sociais. Posteriormente, será realizada uma Roda de Debate, onde os participantes serão divididos em pequenos grupos para discutir suas percepções, sentimentos e pensamentos provocados pelas imagens apresentadas. Eles serão incentivados a expressar suas ideias, favorecendo assim, uma aprendizagem significativa sobre a realidade dos escravizados africanos e suas contribuições para a formação do Brasil.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade estão alinhados em facilitar o entendimento dos alunos sobre a complexidade da jornada dos escravizados africanos para o Brasil, promover a análise crítica das imagens históricas relativas ao tráfico de escravizados e sensibilizar para as consequências humanas deste período. Espera-se que os estudantes possam reconhecer a história como resultado da ação humana, identificar mudanças e permanências ao longo do tempo e perceber as transformações nos processos de deslocamento e a forma como determinados grupos foram marginalizados.

  • Facilitar o entendimento sobre a jornada dos escravizados africanos para o Brasil.
  • Promover a análise crítica de imagens históricas relacionadas ao período.
  • Sensibilizar os alunos para as consequências humanas da escravidão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
  • EF04HI06: Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba o estudo da história da escravidão no Brasil, com ênfase na jornada dos escravizados africanos até o Brasil, incluindo as condições de vida a bordo dos navios negreiros e a realidade desses indivíduos na sociedade brasileira até sua abolição. Será abordado o impacto de tal prática na formação sócio-cultural e econômica do país, favorecendo a compreensão dos alunos sobre elementos fundamentais da história brasileira.

  • A jornada dos escravizados africanos para o Brasil.
  • Vida cotidiana dos escravizados: trabalho, resistência e cultura.
  • Impacto da escravidão na sociedade brasileira.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Roda de Debate, incentivando os alunos a participar ativamente do processo de aprendizagem através do diálogo e da reflexão crítica. Após a apresentação inicial das imagens, os estudantes serão organizados em pequenos grupos para discussão, possibilitando a cada participante expressar suas percepções e sentimentos sobre as imagens visualizadas. Esse método favorece a expressão livre de pensamentos, promove o respeito às opiniões divergentes e estimula a construção colaborativa do conhecimento.

  • Apresentação de imagens e obras de arte.
  • Divisão em grupos para Roda de Debate.
  • Expressão livre de pensamentos e sentimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação das imagens e a contextualização histórica, seguida da formação dos grupos para o início da discussão. Na segunda aula, o debate será continuado, culminando em uma sessão de compartilhamento das conclusões de cada grupo com toda a classe.

  • Aula 1: Apresentação das imagens e inicio da Roda de Debate.
  • Aula 2: Continuação da debate e compartilhamento das conclusões.

Avaliação

A avaliação será processual e participativa, considerando a contribuição individual e em grupo durante a Roda de Debate. Observar-se-á a capacidade de reflexão crítica, respeito pelas diferentes opiniões, habilidade de escuta e participação ativa. Será dada atenção especial às percepções individuais expressas, a profundidade das análises realizadas sobre as imagens e a habilidade de relacionar o conteúdo com o tema discutido. Exemplos de contribuições avaliativas incluem: expressão de ideias próprias, demonstração de empatia, capacidade de argumentação e construção de sínteses colaborativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de um projetor ou TV para a exibição das imagens e obras de arte relacionadas ao tema. Serão empregados materiais como cópias das imagens para distribuição entre os grupos, papéis, canetas e outros materiais de apoio para anotações e escritas. Recursos digitais como vídeos e documentários relevantes para o tema também podem ser utilizados como complemento à discussão.

  • Projetor ou TV para exibição de imagens.
  • Cópias das imagens para distribuição entre os grupos.
  • Papéis, canetas e outros materiais de escrita.
  • Recursos digitais (vídeos, documentários).

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