Correio da Amizade

Desenvolvida por: Gabrye… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressão Escrita e Empatia

Nessa atividade, intitulada Correio da Amizade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a valiosa oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita, leitura e oralidade através do exercício de redigir cartas pessoais destinadas aos seus colegas de classe. Este processo criativo não só incentiva a prática da escrita significativa, focada na expressão de sentimentos e opiniões, mas também promove a leitura atenta das cartas recebidas. Após a troca de cartas, os alunos serão convidados a participar de um momento de reflexão coletiva, compartilhando suas sensações e aprendizados derivados da atividade. É uma maneira lúdica e educativa de estimular a empatia entre os alunos, além de fomentar a autoexpressão e a compreensão textual. Alunos com autismo serão incluídos de modo integral com estratégias de apoio visual e ajustes necessários para garantir uma participação confortável e produtiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a competência de comunicação dos alunos, promovendo a habilidade de se expressarem por escrito de forma clara e significativa. Além disso, visa aprimorar a capacidade de leitura crítica, entendendo e respeitando as perspectivas e emoções dos outros. Busca-se, também, fomentar a empatia e o respeito mútuo no ambiente escolar, bem como incentivar a autonomia dos alunos na busca por desenvolver suas próprias formas de expressão. Este exercício busca, adicionalmente, oferecer estratégias inclusivas para alunos com autismo, assegurando sua participação efetiva e significativa.

  • Desenvolver habilidades de escrita expressiva
  • Incentivar a prática da leitura crítica e empática
  • Promover habilidades de comunicação oral através de debates
  • Apoiar a inclusão e garantir a participação efetiva de alunos com autismo
  • Estimular a autoexpressão e compreensão textual

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF03LP12: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF03LP24: Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Durante esta atividade, os alunos serão guiados por um processo de aprendizado centrado na expressão pessoal e na comunicação eficaz. Serão introduzidos aos principais elementos de uma carta pessoal, incluindo estrutura, saudação, corpo do texto e despedida. A atividade também enfoca a importância de saber ouvir e compartilhar feedback construtivo, fundamentos essenciais para uma comunicação empática e eficiente.

  • Estrutura de uma carta pessoal
  • Expressão de sentimentos e opiniões de forma escrita
  • Leitura crítica e empática de textos
  • Técnicas de comunicação oral e conversa construtiva
  • Estratégias de inclusão para alunos com necessidades especiais

Metodologia

A atividade será realizada seguindo uma abordagem 'mão-na-massa', onde os alunos terão a opção de escrever suas cartas empregando diferentes materiais, tais como papel colorido, canetas e adesivos, para personalizar suas mensagens. Uma 'Roda de Debate' será organizada para discutir as emoções e ensinamentos adquiridos durante a leitura das cartas recebidas. Para tornar a experiência mais engajadora, utilizaremos também métodos de 'Aprendizagem Baseada em Jogos', com jogos de comunicação que prepararão os alunos para a redação e compartilhamento de suas cartas.

  • Atividade prática de escrita de cartas
  • Leitura compartilhada e personalizada
  • Roda de Debate sobre sentimentos e aprendizados
  • Jogos de comunicação e expressão
  • Ajustes inclusivos e recursos visuais para alunos com autismo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Correio da Amizade' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, participarão de jogos preparatórios e iniciarão a escrita de suas cartas. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas cart CCExpressões escritas, farão o intercâmbio de cartas e participarão da Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução, jogos de comunicação e início da escrita das cartas
  • Aula 2: Finalização da escrita, intercâmbio de cartas e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação efetiva dos alunos em todas as etapas da atividade. Será observado o envolvimento dos alunos na escrita criativa e significativa das cartas, bem como sua participação ativa na leitura e no compartilhamento de feedback durante a Roda de Debate. Além disso, serão valorizadas as capacidades de escuta ativa, empatia e inclusão de todos os alunos. O professor fará uso de observações, registros de participação e a qualidade das interações para compor a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Correio da Amizade, serão necessários materiais básicos de papelaria, como papel, canetas coloridas, adesivos e envelopes. Além disso, será preparado um espaço acolhedor para a Roda de Debate, que pode incluir almofadas ou cadeiras dispostas em círculo. Recursos visuais e ajustes específicos serão providenciados para garantir a inclusão de alunos com autismo. Jogos de comunicação e materiais de apoio didático serão utilizados para facilitar o processo de escrita e compartilhamento.

  • Materiais de escrita (papel, canetas, adesivos)
  • Espaço preparado para Roda de Debate
  • Recursos visuais para alunos com autismo
  • Jogos e materiais de apoio para atividades de comunicação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo