Nessa atividade, intitulada Correio da Amizade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a valiosa oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita, leitura e oralidade através do exercício de redigir cartas pessoais destinadas aos seus colegas de classe. Este processo criativo não só incentiva a prática da escrita significativa, focada na expressão de sentimentos e opiniões, mas também promove a leitura atenta das cartas recebidas. Após a troca de cartas, os alunos serão convidados a participar de um momento de reflexão coletiva, compartilhando suas sensações e aprendizados derivados da atividade. É uma maneira lúdica e educativa de estimular a empatia entre os alunos, além de fomentar a autoexpressão e a compreensão textual. Alunos com autismo serão incluídos de modo integral com estratégias de apoio visual e ajustes necessários para garantir uma participação confortável e produtiva.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a competência de comunicação dos alunos, promovendo a habilidade de se expressarem por escrito de forma clara e significativa. Além disso, visa aprimorar a capacidade de leitura crítica, entendendo e respeitando as perspectivas e emoções dos outros. Busca-se, também, fomentar a empatia e o respeito mútuo no ambiente escolar, bem como incentivar a autonomia dos alunos na busca por desenvolver suas próprias formas de expressão. Este exercício busca, adicionalmente, oferecer estratégias inclusivas para alunos com autismo, assegurando sua participação efetiva e significativa.
Durante esta atividade, os alunos serão guiados por um processo de aprendizado centrado na expressão pessoal e na comunicação eficaz. Serão introduzidos aos principais elementos de uma carta pessoal, incluindo estrutura, saudação, corpo do texto e despedida. A atividade também enfoca a importância de saber ouvir e compartilhar feedback construtivo, fundamentos essenciais para uma comunicação empática e eficiente.
A atividade será realizada seguindo uma abordagem 'mão-na-massa', onde os alunos terão a opção de escrever suas cartas empregando diferentes materiais, tais como papel colorido, canetas e adesivos, para personalizar suas mensagens. Uma 'Roda de Debate' será organizada para discutir as emoções e ensinamentos adquiridos durante a leitura das cartas recebidas. Para tornar a experiência mais engajadora, utilizaremos também métodos de 'Aprendizagem Baseada em Jogos', com jogos de comunicação que prepararão os alunos para a redação e compartilhamento de suas cartas.
A atividade 'Correio da Amizade' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da atividade, participarão de jogos preparatórios e iniciarão a escrita de suas cartas. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas cart CCExpressões escritas, farão o intercâmbio de cartas e participarão da Roda de Debate.
A avaliação será processual e baseada na participação efetiva dos alunos em todas as etapas da atividade. Será observado o envolvimento dos alunos na escrita criativa e significativa das cartas, bem como sua participação ativa na leitura e no compartilhamento de feedback durante a Roda de Debate. Além disso, serão valorizadas as capacidades de escuta ativa, empatia e inclusão de todos os alunos. O professor fará uso de observações, registros de participação e a qualidade das interações para compor a avaliação.
Para a realização do Correio da Amizade, serão necessários materiais básicos de papelaria, como papel, canetas coloridas, adesivos e envelopes. Além disso, será preparado um espaço acolhedor para a Roda de Debate, que pode incluir almofadas ou cadeiras dispostas em círculo. Recursos visuais e ajustes específicos serão providenciados para garantir a inclusão de alunos com autismo. Jogos de comunicação e materiais de apoio didático serão utilizados para facilitar o processo de escrita e compartilhamento.
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