Faz de Conta no Palco

Desenvolvida por: Edimer… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatro e Dramatização

A atividade 'Faz de Conta no Palco' é uma proposta dinâmica e interativa voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver habilidades teatrais através da dramatização de histórias conhecidas. Nessa atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos, e cada um terá a oportunidade de escolher uma história para apresentar aos colegas por meio da expressão corporal e vocal. Essa estratégia pedagógica pretende explorar e aprofundar a capacidade dos alunos de interpretar diferentes personagens, empregar variadas entonações de voz e gestos, conforme descrito na habilidade EF15AR19. Durante o processo de preparação, os alunos irão trabalhar coletivamente para planejar e ensaiar suas apresentações, pensando criticamente sobre a melhor forma de transmitir a essência da história escolhida usando apenas o corpo e a voz como instrumentos. Após as dramatizações, será realizada uma roda de debate, onde os participantes e espectadores poderão discutir as escolhas criativas, as dificuldades encontradas durante a execução e a eficácia dos elementos teatrais utilizados para comunicar as narrativas.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principal objetivo fomentar a criatividade, colaboração e capacidade de expressão dos alunos por meio da arte do teatro. Os estudantes irão explorar diversos elementos do teatro, como a construção de personagens, a expressão corporal e o uso expressivo da voz, de forma a entender como esses recursos podem ser utilizados para contar histórias e expressar emoções. Além disso, a atividade promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como a capacidade de trabalhar em grupo, ouvir e respeitar a opinião dos outros, e apresentar críticas construtivas. Este é um espaço valioso para que os alunos possam explorar diferentes formas de comunicação, ampliando seu repertório cultural e estimulando o pensamento crítico.

  • Explorar a expressão corporal e vocal na dramatização de histórias.
  • Desenvolver habilidades sociais como trabalho em equipe e respeito mútuo.
  • Estimular a criatividade e imaginação na criação de apresentações teatrais.
  • Fomentar o pensamento crítico através da discussão e reflexão sobre as dramatizações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR18: Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
  • EF15AR19: Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).
  • EF15AR20: Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a introdução ao teatro e suas técnicas básicas, focalizando na expressão corporal e vocal como meios de contar histórias e transmitir emoções. Os alunos irão aprender sobre os elementos fundamentais do teatro, como caracterização de personagens, postura, movimento e voz. Além disso, o conteúdo contempla a importância da colaboração e da criatividade no processo de criação teatral, bem como a capacidade de avaliação e reflexão crítica sobre as obras criadas e apresentadas.

  • Elementos básicos do teatro: personagem, enredo e cenário.
  • Técnicas de expressão corporal e vocal.
  • Trabalho em equipe e criação colaborativa.
  • Análise e discussão de peças teatrais.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a aplicação prática de técnicas teatrais em um ambiente de aprendizado colaborativo. Inicialmente, os alunos receberão orientações sobre as bases do teatro e a expressão artística, passando em seguida para a etapa de escolha e preparação das histórias a serem dramatizadas. A atividade culminará com as apresentações teatrais, seguidas de uma roda de debate, técnica essencial do ensino ativo, para a reflexão e discussão coletiva. Esta abordagem visa não apenas a assimilação dos conceitos teóricos e práticos do teatro, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais e críticas.

  • Explanação dos conceitos básicos do teatro.
  • Seleção e preparação das histórias em grupos.
  • Apresentações teatrais dos grupos.
  • Roda de debate sobre as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 1 hora, dividida em 1.2 aulas de 50 minutos cada. A primeira parte será destinada à explicação da atividade e preparação das dramatizações pelos grupos. Na sequência, os alunos realizarão suas apresentações, seguidas pela roda de debate para discussão das performances.

  • Aula 1: Explanação da atividade e início da preparação das dramatizações.
  • Aula 2: Continuação da preparação, apresentações e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da observação contínua durante todo o processo, levando em consideração a participação individual e em grupo, a criatividade nas apresentações, a capacidade de trabalho em equipe e o envolvimento na roda de debate. Será valorizada a expressão pessoal de cada estudante, bem como a sua capacidade de reflexão e articulação da crítica. Além disso, os alunos serão incentivados a fazer uma autoavaliação, pensando sobre seu desempenho e aprendizagem ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como espaço físico adequado para as performances, materiais para delinear o palco ou cenário caso necessário, além de dispositivos de som para a reprodução de músicas ou efeitos, se os grupos decidirem incorporar esses elementos em suas apresentações. A escola também deve providenciar materiais de apoio, como textos sobre teatro e técnicas de expressão, que possam servir como referência durante a preparação das dramatizações.

  • Espaço físico para as apresentações.
  • Materiais para demarcação de palco ou cenário.
  • Dispositivos de som (opcional).
  • Textos e materiais sobre teatro e expressão artística.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo