Caça às Sílabas

Desenvolvida por: Rita D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação e análise de palavras

A atividade 'Caça às Sílabas' é uma proposta lúdica e educativa, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que visa proporcionar uma experiência de aprendizado ao ar livre, através de uma caça ao tesouro adaptada ao ensino de Língua Portuguesa. Nesta atividade, os alunos receberão mapas que os guiarão pelo pátio da escola em busca de sílabas escondidas em diferentes localizações. Estas sílabas estarão classificadas em diversos tipos como CV (Consoante-Vogal), V (Vogal), CVC (Consoante-Vogal-Consoante), entre outros. Após coletar as sílabas, os participantes deverão combiná-las para formar palavras válidas e, posteriormente, apresentá-las à classe. Este momento será também uma oportunidade para discutir sobre a importância das vogais nas sílabas e na formação das palavras. Além de promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, a atividade busca encorajar a cooperação entre os estudantes, explorar o ambiente escolar de uma maneira única e despertar interesse pelo processo de formação de palavras.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Caça às Sílabas' é engajar os alunos na aprendizagem sobre a estrutura das palavras, explorando as diferentes combinações de sílabas para formar palavras. Os alunos terão a oportunidade de praticar a leitura e escrita de palavras com diferentes estruturas silábicas, além de entender a importância das vogais em todas as sílabas. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de cooperação, atenção, observação e análise, incentivando os estudantes a trabalhar juntos na busca e composição das sílabas. Este método ativo de aprendizagem facilita a memorização e o entendimento dos conteúdos de forma mais eficaz e duradoura.

  • Praticar a formação de palavras a partir da união de sílabas.
  • Compreender a importância das vogais na estrutura das sílabas e palavras.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe.
  • Estimular o uso do ambiente escolar como espaço de aprendizagem.
  • Promover a prática da leitura e escrita através de uma atividade lúdica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, será abordada a composição das palavras a partir de diversas estruturas silábicas. Os estudantes terão a oportunidade de explorar sílabas do tipo CV, V, CVC, entre outras, e entenderão a essencialidade das vogais para a formação de palavras corretas e significativas. A atividade propicia a prática da leitura e escrita de palavras comuns e irregulares, enfatizando a presença do acento gráfico quando necessário, de acordo com as regras ortográficas.

  • Estrutura das palavras: sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV.
  • A importância das vogais nas sílabas e palavras.
  • Regras de acentuação gráfica em monossílabos tônicos e palavras oxítonas.
  • Memorização de palavras com grafias irregulares.
  • Leitura e escrita de palavras de uso frequente.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada na 'Caça às Sílabas' promove uma aprendizagem significativa através da exploração, descoberta e interação. Os alunos serão inicialmente instruídos sobre os objetivos e regras da atividade. Em seguida, cada um receberá um mapa que indica os locais no pátio da escola onde as sílabas estão escondidas. A busca pelas sílabas incentivará a exploração e o movimento, enquanto a formação de palavras exigirá reflexão e cooperação entre os alunos. A conclusão da atividade envolve discussões em grupo, facilitando assim o entendimento conjunto e a fixação do conteúdo de forma lúdica e dinâmica.

  • Instrução inicial e explicação dos objetivos.
  • Distribuição dos mapas e início da caçada às sílabas pelo pátio da escola.
  • Formação de palavras com as sílabas encontradas.
  • Apresentação das palavras formadas à classe e discussão sobre a importância das vogais.
  • Avaliação e feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça às Sílabas' será realizada ao longo de uma semana, dividida em sessões de 50 minutos, totalizando 6 aulas ou uma carga horária total de 5 horas. Esta organização permite que os alunos absorvam gradualmente os conceitos, sem sobrecarregá-los.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação dos objetivos.
  • Aula 2: Distribuição dos mapas e início da primeira fase da caçada.
  • Aula 3: Continuação da caçada às sílabas.
  • Aula 4: Formação de palavras e preparação para a apresentação.
  • Aula 5: Apresentação das palavras e discussão em grupo.
  • Aula 6: Avaliação do projeto e feedback dos alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça às Sílabas' será baseada na participação, cooperação e engajamento dos alunos durante todo o processo, além do número e da qualidade das palavras formadas. Será dada especial atenção à capacidade dos estudantes de discutirem sobre a presença e importância das vogais nas sílabas e nas palavras formadas. Exemplos de palavras corretamente formadas e a aplicação correta das regras de acentuação gráfica servirão como indicadores de sucesso. A avaliação também incluirá a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como eles se sentiram participando da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Caça às Sílabas', serão necessários mapas do pátio da escola com as localizações das sílabas escondidas, sílabas impressas em papel ou cartolina e fixadas nas localizações indicadas, materiais para anotações como pranchetas, papéis e canetas, e recursos para a apresentação final das palavras formadas, que pode ser um quadro branco ou flip chart. Este conjunto de materiais e recursos assegura que a atividade seja realizada de forma ordenada, estimulante e interativa.

  • Mapas do pátio com as localizações indicadas.
  • Sílabas impressas em papel ou cartolina.
  • Pranchetas, papéis e canetas para anotações.
  • Quadro branco ou flip chart para apresentações.

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