Esta atividade pedagógica prática envolve a organização de uma caça ao tesouro no espaço escolar onde 'artefatos maias', feitos de papel machê ou materiais recicláveis, são escondidos pelos professores. Os alunos, organizados em equipes, receberão pistas que incorporam fatos históricos e curiosidades sobre os Maias e terão que resolver enigmas para localizar os artefatos escondidos. Cada artefato encontrado contribuirá com um pedaço da história e cultura Maia. Após a conclusão da caça ao tesouro, um debate será realizado para discutir os fatos históricos encontrados durante a atividade. O objetivo da atividade é promover o trabalho em equipe, a interpretação de pistas históricas e proporcionar uma aprendizagem lúdica sobre a civilização Maia, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos.
O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a aprender sobre a civilização Maia de forma lúdica e interativa. Visa incentivar o trabalho em equipe, aprimorar as habilidades de leitura e interpretação por meio de pistas e enigmas, e promover o conhecimento sobre fatos históricos relevantes da civilização Maia. Além disso, busca introduzir conceitos sobre a importância do patrimônio cultural e arqueológico de maneira que os alunos possam apreciar e valorizar as diferentes culturas e sua contribuição para a história da humanidade.
O conteúdo programático abordará a civilização Maia, enfatizando sua história, cultura, arte e legado. Serão introduzidos conceitos fundamentais sobre como os Maias viveram, suas conquistas em termos de escrita, arquitetura, matemática e astronomia, e seu impacto no mundo moderno. Esta abordagem não apenas enriquece o conhecimento histórico dos alunos, mas também desenvolve uma apreciação pela diversidade cultural e a importância da conservação do patrimônio histórico.
A metodologia empregada, Aprendizagem Baseada em Jogos, visa engajar os alunos de maneira ativa no processo de aprendizagem. Através da caça ao tesouro, os alunos vivenciarão a história de forma dinâmica e interativa, incentivando a colaboração e o pensamento crítico. As pistas e os enigmas fornecerão contextos históricos que facilitarão a assimilação do conhecimento de forma natural e divertida, promovendo uma maior retenção da informação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e às regras da caça ao tesouro. Na segunda aula, os alunos realizarão a caça ao tesouro, seguida de um debate sobre os artefatos encontrados e o que aprenderam sobre a civilização Maia.
A avaliação será baseada na participação e colaboração durante a atividade, bem como na capacidade de resolver enigmas e interpretar pistas. Observações sobre como os alunos interagem durante o trabalho em equipe, a qualidade das discussões geradas pelo debate dos artefatos encontrados e a demonstração de conhecimento sobre a civilização Maia serão critérios importantes. Será encorajado um ambiente de aprendizado onde o erro seja visto como parte do processo de aprendizagem, valorizando o esforço e a colaboração acima da competição.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a confecção dos 'artefatos maias' usando papel machê ou materiais recicláveis, pistas e enigmas impressos relacionados à civilização Maia e espaços adequados na escola para esconder os artefatos. Esta abordagem integrará recursos tangíveis e o ambiente escolar em uma experiência de aprendizagem imersiva.
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