Meu Primeiro RG

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Artes
Temática: Identidade e Cidadania

A atividade 'Meu Primeiro RG' é projetada para engajar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na compreensão dos elementos essenciais de um documento de identidade, assim como na reflexão sobre a importância desses documentos na sociedade. Usando materiais artísticos simples como papel, canetas coloridas, e fotos 3x4 - que podem ser trazidas de casa ou tiradas na escola com um dispositivo simples -, os estudantes serão incentivados a criar seus próprios 'documentos de identificação'. Este processo envolve aprender sobre nome, data de nascimento, foto e uma versão simplificada de impressão digital. Além de exercitar a criatividade, essa atividade fomenta a discussão sobre a funcionalidade e a necessidade dos documentos pessoais, introduzindo os alunos ao conceito de identidade pessoal e cívica de uma maneira lúdica e interativa, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade envolvem propiciar aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental uma compreensão inicial sobre a importância dos documentos pessoais, como o RG, para a sua identificação na sociedade. Busca-se também trabalhar o reconhecimento e a valorização da individualidade de cada aluno, ao mesmo tempo em que eles aprendem sobre elementos fundamentais que compõem um documento de identidade. A atividade visa desenvolver habilidades de atenção aos detalhes e noções básicas sobre a necessidade de se registrar e proteger as informações pessoais, promovendo a compreensão dos conceitos de identidade e cidadania de uma maneira significativa e aplicável ao seu cotidiano.

  • Compreender a função e a importância dos documentos de identificação pessoal.
  • Reconhecer os elementos básicos que compõem um documento de identidade.
  • Valorizar a identidade pessoal e a diversidade.
  • Desenvolver habilidades artísticas e criativas na elaboração do próprio RG.
  • Iniciar reflexões sobre cidadania e participação na sociedade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está focado em explorar com os alunos os conceitos de identidade e cidadania por meio da criação de um documento de identidade simulado. Os estudantes aprenderão sobre a estrutura e os elementos que compõem os documentos pessoais, como nome, data de nascimento, fotografias e impressões digitais. Além disso, será discutido o valor e a importância da documentação pessoal na vida cotidiana, promovendo uma reflexão sobre o direito à identidade e a importância de se proteger informações pessoais.

  • Conceitos de identidade pessoal e cidadania.
  • Elementos constituintes do RG: nome, data de nascimento, foto, impressão digital.
  • Importância da documentação pessoal.
  • Criação artística como forma de expressão individual.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade se propõe a transformar o processo de aprendizagem em uma experiência divertida e interativa. Os alunos serão divididos em grupos e percorrerão estações de trabalho onde cada elemento de um RG será explorado através de atividades lúdicas. Para cada elemento do documento, como foto e impressão digital, haverá uma atividade relacionada que enfatiza sua importância e compreensão. Este enfoque promove a colaboração entre os alunos, o pensamento crítico e a aprendizagem ativa, ao mesmo tempo que permite que cada estudante crie algo único e pessoal.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para atividades lúdicas segmentadas.
  • Estações de trabalho para cada elemento do RG (ex: estação de foto, estação de data de nascimento).
  • Uso de jogos e atividades práticas para explicar cada componente do documento de identidade.
  • Sessão de criação artística do próprio RG pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução sobre o significado e a importância dos documentos de identificação, seguida pela divisão da turma em grupos e início das atividades nas estações de trabalho. Na segunda aula, os alunos concluirão as atividades nas estações, finalizando a criação dos seus 'RGs' e compartilhando suas criações com a turma.

  • Aula 1: Introdução aos documentos de identidade e início das atividades.
  • Aula 2: Conclusão das atividades nas estações e compartilhamento das criações.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação dos alunos nas atividades propostas, a capacidade de trabalhar em equipe, o engajamento no projeto e a criatividade empregada na criação do seu RG. Feedbacks individuais e coletivos serão oferecidos ao longo da atividade, valorizando o processo de aprendizagem e a compreensão dos conceitos discutidos, mais do que a precisão artística dos RGs criados. Exemplos práticos de avaliação incluem a observação da colaboração entre os alunos, a clareza na comunicação dos elementos do RG e a reflexão sobre a importidade da identidade e documentação pessoal.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel colorido, canetas, lápis de cor, fotos 3x4 dos alunos (que podem ser trazidas de casa ou capturadas na escola), almofadas para carimbos de impressão digital e materiais básicos de arte. Também será necessária a disponibilidade de um espaço adequado na sala de aula para acomodar as diversas estações de trabalho e permitir a mobilidade dos alunos entre elas.

  • Papel colorido e canetas.
  • Fotos 3x4 dos alunos.
  • Almofadas para carimbos e tintas.
  • Materiais básicos de arte (lápis de cor, cola, tesoura).
  • Espaço na sala de aula para as estações de trabalho.

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