Caça aos Sons

Desenvolvida por: Eder A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Fonética e Consciência Fonológica

A atividade 'Caça aos Sons' é projetada para engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na descoberta interativa dos sons das letras, utilizando uma abordagem lúdica e colaborativa. Através de uma caça ao tesouro sonora, os alunos serão divididos em pequenos grupos, recebendo cartões com letras do alfabeto. O professor emitirá sons de letras ou sílabas, enquanto os grupos deverão ouvir atentamente, identificar e coletar os cartões que correspondam aos sons ouvidos. Esta atividade dinâmica visa promover o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como uma representação dos sons da fala, aprimorando a consciência fonológica dos alunos de maneira divertida e interativa. Além de fortalecer o entendimento de conceitos fundamentais da alfabetização, a 'Caça aos Sons' também enfatiza a importância do trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas em um contexto de aprendizagem significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da 'Caça aos Sons' é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade de explorar e consolidar a sua compreensão dos sons das letras, promovendo assim uma base sólida para o desenvolvimento da leitura e escrita. A atividade está desenhada para melhorar a consciência fonológica dos alunos, favorecendo a identificação dos sons da fala e a sua correspondência com o sistema de escrita alfabética. Além disso, busca-se fomentar habilidades socioemocionais, como cooperação e respeito mútuo, ao trabalhar em grupos pequenos. Esta abordagem ativa e lúdica pretende instigar a curiosidade, o entusiasmo e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, oferecendo uma experiência educacional rica e memorável.

  • Fortalecer a consciência fonológica, reconhecendo os sons das letras e suas representações gráficas.
  • Promover a colaboração e trabalho em equipe entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de escuta ativa e concentração.
  • Estimular o raciocínio rápido e a capacidade de associação.
  • Incentivar a aprendizagem ativa através de um contexto lúdico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP12: Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático concentra-se no desenvolvimento da consciência fonológica e no reconhecimento da correspondência entre sons e símbolos no sistema de escrita alfabética. Através de uma metodologia que privilegia a experimentação e a prática, será possível abordar a estrutura da língua de maneira dinâmica, promovendo um ambiente de aprendizagem que incentiva a exploração e a descoberta.

  • Consciência fonológica: sons de letras e sílabas.
  • Sistema de escrita alfabética: reconhecimento de letras.
  • Escuta ativa e discriminação de sons.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Metodologia

Este plano de aula adota metodologias ativas tais como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, para estimular os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado. Através da caça ao tesouro sonora, os alunos participam de uma experiência de aprendizagem que envolve resolução de problemas, trabalho em equipe e aplicação direta dos conceitos em uma atividade prática e envolvente. Essa abordagem favorece a consolidação do conhecimento de forma mais efetiva, ao mesmo tempo que promove habilidades essenciais como cooperação, comunicação e pensamento crítico.

  • Caça ao tesouro sonora com cartões de letras.
  • Atividade em grupos para estimular a colaboração.
  • Feedback imediato através da verificação dos cartões coletados.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e dificuldades encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e regras da caça ao tesouro sonora. Na segunda aula, acontecerá a execução da atividade prática, seguida de uma reflexão coletiva sobre as experiências vivenciadas durante a atividade.

  • Aula 1: Apresentação dos conceitos e preparação para a atividade.
  • Aula 2: Execução da caça ao tesouro sonora e reflexão final.

Avaliação

A avaliação será formativa e observacional, levando em consideração a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante a atividade. Será apreciada a capacidade dos alunos de ouvir, identificar e coletar os cartões corretos, assim como a habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, será estimulado um momento de autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre o próprio aprendizado, desafios enfrentados e sucesso na atividade. Exemplos de observações a serem feitas incluem a agilidade na identificação dos sons, a comunicação eficaz dentro dos grupos e o respeito pelas opiniões dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade serão necessários recursos simples, como cartões de papel com letras do alfabeto impressas, espaços amplos para facilitar a mobilidade dos grupos, e um ambiente acústico adequado para a clareza da pronúncia dos sons. Além disso, é essencial o uso de coletes ou distintivos para identificação dos grupos e um quadro para anotações gerais e acompanhamento das regras da atividade.

  • Cartões com letras do alfabeto.
  • Espaço amplo para a realização da atividade.
  • Coletes ou distintivos para os grupos.
  • Quadro para anotações e regras da atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo