Pintura de Palavras

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Pintura de Palavras' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal a familiarização com o sistema de escrita alfabética de forma lúdica e colaborativa. Os alunos, organizados em grupos, receberão cartões com imagens variadas que representam objetos e animais familiares. Eles deverão, então, identificar cada imagem, trabalhar em equipe para escrever o nome correspondente ao objeto ou animal e, posteriormente, pintar o contorno das palavras escritas com tintas e pincéis. Essa atividade proposta busca não somente o reconhecimento das letras e a construção de palavras, mas também aprimora a habilidade motora fina, a percepção visual, e a consciência fonológica através da segmentação das palavras em sílabas e da atenção à ordem alfabética correta das letras. Além disso, a dinâmica em grupo promove a socialização entre os alunos, a negociação de significados e o respeito às hipóteses de escrita de cada criança, elementos fundamentais no processo de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo oportunizar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a interação com o sistema de escrita alfabética de forma que possam distinguir letras de outros sinais gráficos, reconhecer a escrita alfabética como representação dos sons da fala, e entender como segmentar as palavras oralmente em sílabas. Por meio da atividade lúdica de pintura, os estudantes irão exercitar não apenas a escrita convencional, mas também aspectos ligados à coordenação motora fina, ao trabalho em equipe e à conscientização fonológica, habilidades essenciais na fase inicial de alfabetização.

  • Identificar letras do alfabeto e distinguir de outros sinais gráficos.
  • Reconhecer a escrita alfabética como código da língua falada.
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • Desenvolver habilidades motoras finas através da pintura.
  • Praticar trabalho em equipe e respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade compreende o reconhecimento das letras do alfabeto, a compreensão do princípio alfabético, a habilidade de segmentar palavras em sílabas oralmente e a aquisição de conhecimento sobre a coordenação motora fina necessária para a escrita. Através de uma prática integrada entre percepção visual e consciência fonológica, os alunos serão levados a compreender melhor o sistema de escrita alfabética como reflexo da língua falada, promovendo, assim, uma aproximação mais significativa com a alfabetização.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Diferenciação entre letras e outros sinais gráficos
  • Consciência fonológica e segmentação de palavras em sílabas
  • Coordenação motora fina

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade permitirá aos alunos serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. Em grupos, eles serão inicialmente estimulados a observar as imagens, discutir em equipe para decidir sobre a escrita correta dos nomes dos objetos ou animais e, posteriormente, realizar a pintura. Este processo enfatiza a aprendizagem colaborativa, pois os alunos poderão trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros, reforçando assim o entendimento sobre as letras, as palavras e suas estruturas. A coordenação motora será trabalhada de forma natural e divertida durante a pintura.

  • Trabalho em grupo
  • Discussão coletiva para tomada de decisões sobre a escrita
  • Prática de escrita e pintura de palavras
  • Atividades lúdicas para reconhecimento de letras e palavras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração de 2 horas, divididas em uma aula única de 90 minutos. Na primeira parte, os alunos serão divididos em grupos e receberão os cartões com imagens, dedicando-se à discussão e escrita dos nomes. Em seguida, acontecerá a etapa de pintura, onde irão visualizar e reforçar a forma de cada letra através da arte. Por fim, será promovida uma rodada de compartilhamento das criações, encorajando comentários construtivos entre os grupos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, discussão em grupos, escrita dos nomes, pintura das palavras, compartilhamento dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, focando mais na participação e envolvimento dos alunos durante a atividade do que na precisão da escrita. Será dado destaque à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, expressar suas ideias, reconhecer e escrever as letras do alfabeto, bem como sua habilidade em segmentar as palavras em sílabas. A avaliação será baseada na observação direta do professor durante a atividade, considerando o entusiasmo, cooperação e engajamento dos alunos, assim como a precisão e criatividade na realização da pintura das palavras. Um ponto importante será o desenvolvimento da coordenação motora e da percepção visual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões com imagens variadas, folhas de papel ofício ou cartolina, tintas de diversas cores, pincéis, aventais ou camisas velhas para proteger a roupa dos alunos e copos com água para lavar os pincéis. Além dos materiais físicos, é importante o ambiente propício que favoreça a interação entre os alunos e a livre expressão de suas ideias durante a atividade.

  • Cartões com imagens
  • Papel ofício ou cartolina
  • Tintas de diferentes cores
  • Pincéis
  • Aventais ou camisas velhas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo