Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental criarão 'passaportes' pessoais como uma maneira lúdica e interativa de explorar e registrar suas histórias pessoais e familiares. Para isso, utilizarão folhas de papel para confeccionar os passaportes, onde anotarão detalhes e colarão fotografias ou desenhos relacionados a momentos significativos de suas vidas e de seus antepassados. Com o apoio de pais e responsáveis, os estudantes coletarão fotos e objetos pequenos que simbolizem esses momentos. Durante as aulas, haverá um momento de compartilhamento, onde cada aluno apresentará seu passaporte e narrará as histórias por trás dos registros feitos. Esta atividade visa promover um intercâmbio cultural e histórico na sala de aula, estimulando a apreciação pela própria história e a dos colegas, além de desenvolver uma conexão emocional significativa com o passado.
O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma oportunidade valiosa de conectar-se com sua história pessoal e familiar, além de fomentar a habilidade de se expressar oralmente. Os estudantes serão encorajados a investigar suas origens, aprender sobre a diversidade cultural de sua turma e desenvolver habilidades de escuta ativa. Este projeto visa também aprimorar a capacidade dos alunos de reconhecer e valorizar a importância da memória e dos documentos pessoais como fontes primárias de conhecimento histórico.
A abordagem desta atividade enfatiza a importância da história pessoal e familiar dentro do contexto mais amplo da história comunitária e nacional. Além disso, ressalta a relevância dos objetos pessoais e documentos como elementos tangíveis que conectam o presente com o passado, servindo de alicerce para a construção da identidade individual e coletiva.
Utilizando as metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão estimulados a serem os principais agentes de sua aprendizagem através da criação e compartilhamento de seus passaportes. Essa abordagem prática permite a reflexão sobre a própria história, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades sociais e cognitivas por meio da interação em grupo e resolução de desafios.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos começarão a criar seus passaportes e discutir o conceito de história pessoal. Na segunda aula, finalizarão seus passaportes e compartilharão suas histórias com a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade e esforço demonstrado na criação dos passaportes, além da capacidade de expressar oralmente suas histórias e escutar as dos colegas. Será considerada a criatividade, a autenticidade e a profundidade das informações compartilhadas nos passaportes, assim como o respeito e a empatia demonstrados durante as apresentações dos colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como folhas de papel, lápis de cor, canetas, cola, tesoura sem ponta e fotos ou outros pequenos objetos que os alunos desejarão incluir em seus passaportes. Também será incentivada a utilização de materiais recicláveis para a confecção dos passaportes, promovendo assim uma conscientização ambiental.
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