Passaporte de Histórias Pessoais

Desenvolvida por: Daiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História pessoal e familiar

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental criarão 'passaportes' pessoais como uma maneira lúdica e interativa de explorar e registrar suas histórias pessoais e familiares. Para isso, utilizarão folhas de papel para confeccionar os passaportes, onde anotarão detalhes e colarão fotografias ou desenhos relacionados a momentos significativos de suas vidas e de seus antepassados. Com o apoio de pais e responsáveis, os estudantes coletarão fotos e objetos pequenos que simbolizem esses momentos. Durante as aulas, haverá um momento de compartilhamento, onde cada aluno apresentará seu passaporte e narrará as histórias por trás dos registros feitos. Esta atividade visa promover um intercâmbio cultural e histórico na sala de aula, estimulando a apreciação pela própria história e a dos colegas, além de desenvolver uma conexão emocional significativa com o passado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é oferecer aos alunos uma oportunidade valiosa de conectar-se com sua história pessoal e familiar, além de fomentar a habilidade de se expressar oralmente. Os estudantes serão encorajados a investigar suas origens, aprender sobre a diversidade cultural de sua turma e desenvolver habilidades de escuta ativa. Este projeto visa também aprimorar a capacidade dos alunos de reconhecer e valorizar a importância da memória e dos documentos pessoais como fontes primárias de conhecimento histórico.

  • Conectar os alunos com suas histórias pessoais e familiares
  • Promover a expressão oral e a escuta ativa
  • Valorizar a diversidade cultural e histórica
  • Reconhecer a importância da memória e dos documentos pessoais

Conteúdo Programático

A abordagem desta atividade enfatiza a importância da história pessoal e familiar dentro do contexto mais amplo da história comunitária e nacional. Além disso, ressalta a relevância dos objetos pessoais e documentos como elementos tangíveis que conectam o presente com o passado, servindo de alicerce para a construção da identidade individual e coletiva.

  • História pessoal e familiar
  • Expressão oral e escuta ativa
  • Importância de documentos e objetos pessoais
  • Construção da identidade

Metodologia

Utilizando as metodologias ativas 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão estimulados a serem os principais agentes de sua aprendizagem através da criação e compartilhamento de seus passaportes. Essa abordagem prática permite a reflexão sobre a própria história, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades sociais e cognitivas por meio da interação em grupo e resolução de desafios.

  • Criação de 'passaportes' pessoais
  • Compartilhamento de histórias
  • Interação e colaboração em sala de aula

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos começarão a criar seus passaportes e discutir o conceito de história pessoal. Na segunda aula, finalizarão seus passaportes e compartilharão suas histórias com a turma.

  • Aula 1: Introdução e início da criação dos passaportes
  • Aula 2: Conclusão dos passaportes e apresentação

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade e esforço demonstrado na criação dos passaportes, além da capacidade de expressar oralmente suas histórias e escutar as dos colegas. Será considerada a criatividade, a autenticidade e a profundidade das informações compartilhadas nos passaportes, assim como o respeito e a empatia demonstrados durante as apresentações dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como folhas de papel, lápis de cor, canetas, cola, tesoura sem ponta e fotos ou outros pequenos objetos que os alunos desejarão incluir em seus passaportes. Também será incentivada a utilização de materiais recicláveis para a confecção dos passaportes, promovendo assim uma conscientização ambiental.

  • Folhas de papel
  • Lápis de cor e canetas
  • Cola e tesoura sem ponta
  • Fotos e pequenos objetos pessoais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo