Nesta atividade interativa, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão imersos no papel de detetives históricos para investigar a propaganda utilizada pelo regime nazista. A atividade é projetada para promover uma compreensão crítica sobre como a propaganda foi usada para disseminar ideologia, tanto para unificar o povo alemão sob princípios nazistas quanto para justificar ações contra judeus e outros grupos considerados inimigos do Estado. Divididos em grupos, os estudantes receberão dossiês contendo uma variedade de mídias de propaganda, incluindo cartazes, filmes e discursos. Sua tarefa será analisar estas fontes sob vários ângulos, como contexto histórico, mensagens subliminares, público-alvo e objetivos propagandísticos, a fim de desvendar as técnicas e estratégias utilizadas pelo nazismo. Após uma fase de pesquisa e discussão em equipe, cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo um debate sobre as implicações dessas estratégias e a importância da educação midiática e do pensamento crítico. Finalmente, a atividade será consolidada com a criação de um mural coletivo, onde as descobertas serão expostas, relacionando as táticas de propaganda com a necessidade de análise crítica das informações.
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão profunda do papel da propaganda na consolidação do regime nazista, enfatizando a importância do pensamento crítico na análise de fontes de informação. Explorar a propaganda nazista permitirá aos estudantes compreender não apenas o contexto histórico do período, mas também como as mensagens são construídas para influenciar o público. Através da metodologia ativa e da sala de aula invertida, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, análise de fonte e apresentação, além de fomentar a consciência sobre os direitos humanos e a importância da resistência a regimes autoritários.
A abordagem deste plano de aula enfoca a propaganda nazista como ferramenta de manipulação e controle social, destacando sua importância no estabelecimento e manutenção do regime nazista. Os alunos investigarão diversos tipos de propaganda, compreendendo suas estratégias e mensagens, em um exercício que transcende a simples análise histórica, conectando com temáticas atuais sobre mídia e a importância da educação para a mídia. Este estudo abrangente permitirá que os alunos entendam a complexidade do uso político da propaganda e seu impacto na sociedade.
A atividade será realizada através de metodologias ativas e sala de aula invertida, onde os alunos serão os protagonistas de sua aprendizagem, participando ativamente na pesquisa, análise e discussão de propostas. Inicialmente, realizaremos uma introdução ao tema para contextualizar historicamente o uso da propaganda pelo regime nazista. Em seguida, dividiremos a classe em grupos, entregando a cada um um dossiê diferente. Os alunos deverão, então, trabalhar colaborativamente para investigar e analisar as fontes. Para consolidar as descobertas, cada grupo preparará uma apresentação, culminando na criação de um mural coletivo que relacione as descobertas feitas com a importância do pensamento crítico na sociedade contemporânea.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas consecutivas de 240 minutos, permitindo tempo adequado para a investigação, discussão, elaboração e apresentação dos trabalhos pelos alunos.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, a qualidade da análise histórica realizada, a apresentação dos resultados, e a contribuição para o mural coletivo. Serão consideradas a profundidade da investigação, habilidade em identificar e analisar as estratégias de propaganda, coesão e clareza na comunicação das descobertas, bem como a habilidade de conectar a análise com a importância do pensamento crítico e da educação para mídia. Exemplos de critérios específicos incluirão: clareza da argumentação, originalidade da análise, colaboração e engajamento com o grupo, e contribuição para a construção do conhecimento coletivo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, projetor, dossiês impressos contendo reproduções de materiais de propaganda nazista, materiais para criação do mural (papel kraft, marcadores, cola, tesouras, etc.), além de espaço apropriado para a apresentação dos trabalhos e exposição do mural. Estes recursos permitirão que os alunos realizem pesquisa, análise, discussão e apresentação dos conteúdos de maneira eficaz, aproveitando ao máximo a experiência de aprendizado ativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula