Construindo Palavras com Massinha

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Construindo Palavras com Massinha' tem como objetivo principal familiarizar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o sistema de escrita alfabética, por meio de uma metodologia ativa e participativa. Nesta atividade, as crianças utilizarão massinhas de modelar e letras do alfabeto cortadas em cartolina para explorar a formação de palavras, a partir de imagens de objetos e animais. Ao escolherem um cartão com uma imagem, os alunos deverão moldar as letras correspondentes às palavras usando massinha. Este exercício não apenas facilitará a compreensão da estrutura da escrita alfabética, mas também contribuirá para o desenvolvimento da motricidade fina e da capacidade de análise e associação. Ao integrar elementos visuais e táteis, esta abordagem prática oferece uma oportunidade única para os alunos explorarem a língua escrita de forma engajadora e lúdica, apoiando-se no reconhecimento de letras e na composição de palavras.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular nos alunos do 1º ano a compreensão da escrita alfabética como um sistema de representação dos sons da fala, além de desenvolver habilidades importantes para a alfabetização, como a motricidade fina. Através da manipulação de massinhas para formar letras e a correspondência destas com imagens, espera-se que os alunos desenvolvam capacidades analíticas, de associação e reconhecimento de palavras, contribuindo assim para o seu progresso no processo de alfabetização. Esta atividade também visa fortalecer a independência dos estudantes em sua aprendizagem, encorajando a experimentação e exploração de diferentes possibilidades dentro do sistema de escrita.

  • Familiarizar os alunos com o alfabeto.
  • Desenvolver a motricidade fina.
  • Estimular o reconhecimento de palavras através de imagens.
  • Promover a associação entre a fala e sua representação escrita.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a socialização.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP05: Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade engloba a introdução ao sistema de escrita alfabética, o reconhecimento de letras do alfabeto e a formação de palavras simples. Através da manipulação de massinhas para criar letras e a montagem de palavras a partir de imagens, os alunos trabalham conceitos básicos de alfabetização de maneira lúdica e prática. Esta abordagem favorece a experiência concreta com a escrita, estimulando a aprendizagem através do fazer, além de promover a interação social e o desenvolvimento cognitivo por meio da análise e associação.

  • Sistema de escrita alfabética
  • Reconhecimento de letras
  • Formação de palavras
  • Motricidade fina
  • Associação imagem-palavra

Metodologia

Para a execução dessa atividade, serão utilizadas metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-Massa', onde os alunos terão a oportunidade de aprender enquanto criam, moldando as letras com as massinhas de acordo com os cartões de imagens selecionados. Combinaremos essa prática com uma breve 'Roda de Debate' ao final da atividade, permitindo que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados. Essa combinação de metodologias oferece uma experiência imersiva e colaborativa, valorizando a experimentação direta e o diálogo como ferramentas de aprendizado.

  • Atividade Mão-na-Massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao objetivo da atividade e começarão a moldar as letras com massa. Na segunda aula, haverá a continuação da modelagem de letras, seguida de uma roda de debate para compartilhar experiências e reflexões sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e início da modelagem de letras
  • Aula 2: Continuação da modelagem e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e baseada na participação e engajamento dos alunos durante as aulas. Será considerada a habilidade de trabalhar em equipe, a precisão na formação das letras e das palavras, assim como o envolvimento nas discussões da 'Roda de Debate'. Exemplos de critérios incluem: capacidade de seguir instruções, habilidade de reconhecer e formar palavras a partir das imagens, e contribuições construtivas durante a roda de debate. Feedback constante será fornecido para encorajar o progresso contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários massinhas de modelar de diversas cores, cartões com letras do alfabeto em cartolina, cartões com imagens de objetos e animais, mesas e cadeiras dispostos de maneira que facilite o trabalho em grupo, e um espaço apropriado para a realização da 'Roda de Debate'. Este conjunto de recursos foi cuidadosamente selecionado para facilitar a execução da atividade, promovendo uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa.

  • Massinhas de modelar
  • Cartões com letras do alfabeto
  • Cartões com imagens
  • Mesas e cadeiras
  • Espaço para Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo