Máquina do Tempo: Viagem ao Passado

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História Geral

Esta atividade prática intitulada 'Máquina do Tempo: Viagem ao Passado', propõe uma imersão histórica, desde a pré-história até os dias atuais, por meio da construção de cenários representativos de diferentes eras utilizando materiais recicláveis. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada um será responsável por uma era específica, com o desafio de destacar as principais mudanças e permanências na vida humana ao longo do tempo, incluindo o surgimento da agricultura, a transição do nomadismo ao sedentarismo e o impacto da revolução industrial. Esta atividade estimulará a pesquisa, criatividade, trabalho em equipe e habilidades de apresentação, enquanto os alunos criam artefatos, vestimentas e construções significativas da época designada. Será encorajado um debate sobre as transformações sociais, econômicas e culturais, proporcionando um entendimento abrangente da história da humanidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das diversas eras históricas através de uma abordagem prática e interativa. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e discutir as mudanças e permanências na vida humana ao longo do tempo, reconhecendo a história como resultado da ação humana no tempo e no espaço. Além disso, almeja-se que desenvolvam uma apreciação pelas transformações ocorridas nas cidades ao longo do tempo e como essas alterações influenciaram os modos de vida. Elaborando e apresentando suas máquinas do tempo, os alunos aplicarão conhecimentos históricos, trabalharão habilidades sociais e de pesquisa, e exercitarão a criatividade.

  • Identificar e discutir as principais mudanças e permanências na história da humanidade.
  • Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a criatividadeca e trabalho em equipe ao criar cenários históricos.
  • Comparar os diferentes modos de vida e transformações sociais, econômicas e culturais ao longo do tempo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
  • EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).
  • EF04HI03: Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

Conteúdo Programático

O programa abrangido por esta atividade engloba um panorama amplo da jornada humana ao longo da história, incluindo marcos significativos como o desenvolvimento do modo de vida sedentário e o surgimento da agricultura, as implicações sociais e econômicas da revolução industrial, e a evolução dos centros urbanos. Os estudantes explorarão cada período histórico, identificando as mudanças e continuidades que caracterizam a dinâmica da sociedade humana. Este conteúdo programático facilita a compreensão de como o passado moldou o presente, fornecendo uma base sólida para a apreciação dos avanços e desafios humanos ao longo do tempo.

  • Pré-história e o surgimento da agricultura
  • Antiguidade e o desenvolvimento de civilizações
  • Médio Idade: características gerais e marcos
  • Era Moderna e as grandes descobertas
  • Revolução Industrial e suas consequências
  • História Contemporânea e os avanços tecnológicos

Metodologia

A metodologia desta atividade se alinha à abordagem 'Mão-na-massa', estimulando os alunos a aprenderem fazendo. Serão realizadas sessões de brainstorming para planejar as máquinas do tempo, pesquisas em grupo para reunir informações sobre cada era histórica, seguidas pela construção coletiva dos cenários com materiais recicláveis. A apresentação de cada máquina do tempo servirá como uma ponte para discussões guiadas, análises críticas e reflexões sobre as eras representadas. Esta abordagem promove não apenas o engajamento ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem, mas também a colaboração e o pensamento crítico ao relacionar o passado com questões atuais.

  • Brainstorming para planejamento do projeto
  • Pesquisa em pequenos grupos sobre períodos específicos
  • Construção de cenários históricos com materiais recicláveis
  • Apresentações e discussões sobre cada máquina do tempo
  • Reflexão coletiva sobre as lições aprendidas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 50 minutos, distribuídas da seguinte forma: na primeira aula, haverá a introdução do projeto e formação dos grupos; na segunda aula, os alunos realizarão pesquisas sobre seu período histórico designado; na terceira aula será dedicada à construção dos cenários das máquinas do tempo; e, por fim, na quarta aula os alunos realizarão suas apresentações, seguidas de uma sessão de reflexão e debate.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa sobre os períodos históricos designados
  • Aula 3: Construção dos cenários das máquinas do tempo
  • Aula 4: Apresentações e reflexão final

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como originalidade e criatividade dos cenários criados, precisão e profundidade das pesquisas históricas, qualidade e clareza das apresentações, capacidade de trabalhar em equipe e participação nas discussões. Será considerada tanto a contribuição individual quanto o esforço do grupo no desenvolvimento do projeto. Rubricas detalhadas serão fornecidas para garantir uma avaliação justa e transparente, abrangendo desde o envolvimento na pesquisa até a eficácia na comunicação das ideias históricas. A reflexão individual sobre o projeto e a participação nas discussões também contará no processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais como caixas de papelão, tesouras, cola, fita adesiva, tintas, pincéis, tecidos e outros materiais recicláveis para a construção dos cenários. Acesso à internet, livros e outros recursos de pesquisa também serão essenciais para o desenvolvimento de uma compreensão autêntica de cada era. O professor fornecerá orientação, rubricas de avaliação e acesso a recursos adicionais para enriquecer o projeto.

  • Caixas de papelão e materiais recicláveis
  • Tesouras, cola, fita adesiva, tintas e pincéis
  • Acesso à internet e recursos de pesquisa
  • Livros e materiais didáticos sobre história geral
  • Rubricas de avaliação e orientações do professor

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo