Detetives do Passado: Investigando a inquisição

Desenvolvida por: Dejani… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Inquisição e Contrarreforma Católica

Esta atividade propõe que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se transformem em detetives históricos, com a emocionante missão de desvendar os enigmas relacionados à Inquisição, com um foco particular na Contrarreforma Católica. Divididos em equipes, os estudantes irão mergulhar em uma investigação profunda sobre como a Inquisição foi implementada na Europa e qual foi o seu impacto no Brasil. Este trabalho de pesquisa culminará na criação de um dinâmico jornal mural. Este jornal incluirá artigos detalhados, entrevistas fictícias com personagens históricos e ilustrações criativas que retratem os eventos e personalidades estudadas. O objetivo é fazer com que os alunos não apenas pesquisem e compilem informações relevantes, mas que também desenvolvam habilidades críticas e criativas ao apresentar os dados. Pretende-se, com isso, proporcionar um aprendizado profundo sobre o período estudado, estimulando o interesse dos alunos através de uma metodologia ativa e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica e detalhada sobre a Inquisição e a Contrarreforma Católica, assim como suas implicações históricas na Europa e no Brasil. Espera-se que, ao participar desta investigação histórica, os alunos sejam capazes de identificar e relacionar as incidências e os processos culturais e sociais desse período. Além disso, objetiva-se fomentar a habilidade dos estudantes de trabalhar em grupo, impulsionando a pesquisa, a síntese de informações e a criatividade na apresentação dos dados. Esta atividade também busca desenvolver a capacidade dos alunos de analisar diferentes impactos históricos e compreender as diversas perspectivas e formas de resistência que emergiram como resposta.

  • Desenvolver uma compreensão crítica sobre a Inquisição e a Contrarreforma Católica.
  • Identificar o impacto da Inquisição na Europa e no Brasil.
  • Incentivar o trabalho em equipe, a pesquisa e a habilidade de síntese.
  • Fomentar a criatividade na apresentação de informações.
  • Analisar os processos culturais e sociais da época e suas repercussões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI05: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • EF07HI08: Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
  • EF07HI09: Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

Conteúdo Programático

No Conteúdo Programático, enfocaremos as dinâmicas históricas da Inquisição e da Contrarreforma Católica, explorando seus contextos, causas e consequências tanto na Europa quanto no Brasil. Serão abordados os métodos da Inquisição, seus principais alvos e oposições, bem como a importância da Contrarreforma na consolidação da fé e poder católico frente às ameaças protestantes. Também serão discutidas as conexões deste período com as sociedades da América, incluindo a integração de práticas inquisitoriais e de resistência.

  • Histórico da Inquisição e da Contrarreforma Católica
  • Impactos sociais e culturais na Europa e no Brasil
  • Metodologia da Inquisição: práticas e perseguições
  • Resistência e oposição à Inquisição
  • A influência da Contrarreforma na arte e cultura

Metodologia

A metodologia proposta combina Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a assumirem uma participação ativa em sua aprendizagem. Através de uma abordagem interdisciplinar, os estudantes realizarão pesquisas, trabalhos em grupo e discussões, culminando na criação de um jornal mural. Essa abordagem permite uma imersão profunda no tema, favorecendo a aquisição de conhecimento de forma significativa e duradoura. A interatividade e a cooperação entre os alunos são fundamentais para o sucesso desta metodologia, possibilitando a troca de informações e a construção conjunta do conhecimento.

  • Pesquisa em fontes variadas sobre a Inquisição e a Contrarreforma Católica
  • Trabalho em equipe para a organização e síntese das informações coletadas
  • Criação de um jornal mural com artigos, entrevistas fictícias e ilustrações
  • Apresentação e discussão dos jornais murais para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada, divididas da seguinte forma: nas duas primeiras aulas, os alunos se dedicarão à pesquisa e organização das informações coletadas sobre a Inquisição e a Contrarreforma Católica. Na terceira aula, será o momento de trabalhar na criação dos jornais murais, organizando artigos, entrevistas e ilustrações. Na quarta aula, as equipes apresentarão seus trabalhos para a turma, permitindo a discussão e aprofundamento do tema.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da pesquisa
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início da síntese de informações
  • Aula 3: Criação e montagem do jornal mural
  • Aula 4: Apresentação dos jornais murais e discussão

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo durante todo o processo. Será avaliada a qualidade da pesquisa (abrangência e profundidade), a criatividade e o rigor na apresentação dos dados no jornal mural, bem como a capacidade de síntese e argumentação durante as apresentações. Cada componente (pesquisa, jornal mural, apresentação) receberá uma pontuação, culminando na nota final. A interação entre os alunos durante as apresentações e a capacidade de responder a perguntas e discutir os temas propostos também serão consideradas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação do jornal mural (papéis de mural, canetas, marcadores, tesouras, cola) e recursos audiovisuais (computador com projetor) para as apresentações finais. Livros didáticos e de história, vídeos educativos e documentários sobre o período da Inquisição e a Contrarreforma Católica também serão importantes fontes de informação e inspiração.

  • Internet para pesquisa
  • Materiais para jornal mural (papel, canetas, tesouras, cola)
  • Recursos audiovisuais (computador com projetor)
  • Livros didáticos e de História
  • Vídeos educativos e documentários

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