Esta atividade propõe que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se transformem em detetives históricos, com a emocionante missão de desvendar os enigmas relacionados à Inquisição, com um foco particular na Contrarreforma Católica. Divididos em equipes, os estudantes irão mergulhar em uma investigação profunda sobre como a Inquisição foi implementada na Europa e qual foi o seu impacto no Brasil. Este trabalho de pesquisa culminará na criação de um dinâmico jornal mural. Este jornal incluirá artigos detalhados, entrevistas fictícias com personagens históricos e ilustrações criativas que retratem os eventos e personalidades estudadas. O objetivo é fazer com que os alunos não apenas pesquisem e compilem informações relevantes, mas que também desenvolvam habilidades críticas e criativas ao apresentar os dados. Pretende-se, com isso, proporcionar um aprendizado profundo sobre o período estudado, estimulando o interesse dos alunos através de uma metodologia ativa e envolvente.
O propósito desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica e detalhada sobre a Inquisição e a Contrarreforma Católica, assim como suas implicações históricas na Europa e no Brasil. Espera-se que, ao participar desta investigação histórica, os alunos sejam capazes de identificar e relacionar as incidências e os processos culturais e sociais desse período. Além disso, objetiva-se fomentar a habilidade dos estudantes de trabalhar em grupo, impulsionando a pesquisa, a síntese de informações e a criatividade na apresentação dos dados. Esta atividade também busca desenvolver a capacidade dos alunos de analisar diferentes impactos históricos e compreender as diversas perspectivas e formas de resistência que emergiram como resposta.
No Conteúdo Programático, enfocaremos as dinâmicas históricas da Inquisição e da Contrarreforma Católica, explorando seus contextos, causas e consequências tanto na Europa quanto no Brasil. Serão abordados os métodos da Inquisição, seus principais alvos e oposições, bem como a importância da Contrarreforma na consolidação da fé e poder católico frente às ameaças protestantes. Também serão discutidas as conexões deste período com as sociedades da América, incluindo a integração de práticas inquisitoriais e de resistência.
A metodologia proposta combina Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a assumirem uma participação ativa em sua aprendizagem. Através de uma abordagem interdisciplinar, os estudantes realizarão pesquisas, trabalhos em grupo e discussões, culminando na criação de um jornal mural. Essa abordagem permite uma imersão profunda no tema, favorecendo a aquisição de conhecimento de forma significativa e duradoura. A interatividade e a cooperação entre os alunos são fundamentais para o sucesso desta metodologia, possibilitando a troca de informações e a construção conjunta do conhecimento.
A atividade será realizada ao longo de 4 aulas de 50 minutos cada, divididas da seguinte forma: nas duas primeiras aulas, os alunos se dedicarão à pesquisa e organização das informações coletadas sobre a Inquisição e a Contrarreforma Católica. Na terceira aula, será o momento de trabalhar na criação dos jornais murais, organizando artigos, entrevistas e ilustrações. Na quarta aula, as equipes apresentarão seus trabalhos para a turma, permitindo a discussão e aprofundamento do tema.
A avaliação da atividade será formativa e contínua, considerando a participação individual e em grupo durante todo o processo. Será avaliada a qualidade da pesquisa (abrangência e profundidade), a criatividade e o rigor na apresentação dos dados no jornal mural, bem como a capacidade de síntese e argumentação durante as apresentações. Cada componente (pesquisa, jornal mural, apresentação) receberá uma pontuação, culminando na nota final. A interação entre os alunos durante as apresentações e a capacidade de responder a perguntas e discutir os temas propostos também serão consideradas.
Para a execução desta atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação do jornal mural (papéis de mural, canetas, marcadores, tesouras, cola) e recursos audiovisuais (computador com projetor) para as apresentações finais. Livros didáticos e de história, vídeos educativos e documentários sobre o período da Inquisição e a Contrarreforma Católica também serão importantes fontes de informação e inspiração.
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