Narrativas em Destaque: Protagonismo Feminino na Literatura

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Protagonismo Feminino na Literatura

A atividade propõe explorar o protagonismo feminino por meio de contos e excertos de obras literárias, privilegiando as criações de Cléa Cortez ou de outras autoras que enaltecem a força da mulher na literatura. Os alunos primeiro participarão de leituras compartilhadas em sala de aula, focando na identificação e discussão das características das protagonistas, os contextos em que estão inseridas, os desafios que encaram e as formas como superam tais obstáculos. Em pequenos grupos, discutirão suas percepções e prepararão um mural visual utilizando colagens, desenhos e citações dos textos, objetivando a representação das impressões sobre o protagonismo feminino observado. Esta etapa enfatizará o papel ativo dos estudantes na aprendizagem, atendendo à metodologia ativa mão-na-massa. Finalmente, cada grupo apresentará seu mural à classe, seguida de uma reflexão conduzida pelo professor sobre como as linguagens verbal e visual colaboram na construção de narrativas poderosas sobre o protagonismo feminino, propiciando uma compreensão profunda do tema.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica de textos literários, a apreciação da literatura produzida por mulheres e a conscientização sobre o protagonismo feminino. Espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de interpretação e expressão, tanto verbal quanto visual, e que reconheçam a importância das narrativas femininas na literatura. Além disso, a atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a argumentação desenvolvida, elementos essenciais para sua formação acadêmica e pessoal.

  • Analisar a representação feminina em obras literárias
  • Desenvolver a capacidade de interpretação e crítica literária
  • Estimular a expressão criativa por meio de modalidades artísticas
  • Promover a discussão e reflexão sobre desafios e conquistas femininas na sociedade
  • Integrar as linguagens verbal e visual na construção de discursos sobre o protagonismo feminino

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.
  • EM13LP02: Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá a análise e interpretação de textos literários centrados no protagonismo feminino, abordando conceitos de narrativa, estilo literário, figuração de personagem e elementos de coesão textual. Através da leitura de contos e excertos, os alunos entrarão em contato com variadas representações da mulher na literatura, entendendo suas lutas, conquistas e a importância de sua voz na construção de discursos sociais e culturais.

  • Conceitos de protagonismo feminino na literatura
  • Análise de contos e excertos de obras com foco em personagens femininas
  • Elementos de narrativa e estilo literário
  • Técnicas de produção de texto e interpretação
  • Criação de murais visuais como forma de expressão

Metodologia

Utilizando uma abordagem mão-na-massa, a atividade se desenvolve a partir da leitura, análise e discussão crítica de textos, seguidas pela expressão artística e visual. O trabalho em grupo e a construção coletiva do conhecimento são fundamentais, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem. A projetos artísticos como a criação dos murais permitirão aos alunos integrar e aplicar de forma criativa o conhecimento adquirido, estimulando o desenvolvimento de várias competências.

  • Leitura compartilhada de textos
  • Discussões em grupos pequenos
  • Criação coletiva de murais utilizando diversas técnicas artísticas
  • Apresentações dos trabalhos aos colegas
  • Reflexão guiada sobre as temáticas trabalhadas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 5 horas, organizada em segmentos que facilitarão a absorção do conteúdo e a prática criativa dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e primeira leitura compartilhada
  • Aula 2 e 3: Análise e discussão de contos/excertos
  • Aula 4 e 5: Planejamento e início da criação dos murais
  • Aula 6 e 7: Finalização dos murais e preparação para as apresentações
  • Aula 8: Apresentação dos murais e reflexões finais

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões em sala, na contribuição individual para a criação do mural em grupo e na reflexão compartilhada durante a apresentação dos projetos. Será valorizada a capacidade de interpretação textual, criatividade na concepção visual do mural e eloquência nas apresentações. Além disso, será considerado o engajamento com o tema e a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando e incorporando ideias dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma seleção de contos e excertos de obras literárias, materiais para colagem e desenho (papel, tesouras, cola, revistas, canetas, lápis de cor), dispositivos para visualização de textos, e espaço adequado para as discussões em grupo e trabalho artístico.

  • Textos literários focados no protagonismo feminino
  • Materiais de arte para criação dos murais
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo