A atividade propõe explorar o protagonismo feminino por meio de contos e excertos de obras literárias, privilegiando as criações de Cléa Cortez ou de outras autoras que enaltecem a força da mulher na literatura. Os alunos primeiro participarão de leituras compartilhadas em sala de aula, focando na identificação e discussão das características das protagonistas, os contextos em que estão inseridas, os desafios que encaram e as formas como superam tais obstáculos. Em pequenos grupos, discutirão suas percepções e prepararão um mural visual utilizando colagens, desenhos e citações dos textos, objetivando a representação das impressões sobre o protagonismo feminino observado. Esta etapa enfatizará o papel ativo dos estudantes na aprendizagem, atendendo à metodologia ativa mão-na-massa. Finalmente, cada grupo apresentará seu mural à classe, seguida de uma reflexão conduzida pelo professor sobre como as linguagens verbal e visual colaboram na construção de narrativas poderosas sobre o protagonismo feminino, propiciando uma compreensão profunda do tema.
Este projeto visa desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica de textos literários, a apreciação da literatura produzida por mulheres e a conscientização sobre o protagonismo feminino. Espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de interpretação e expressão, tanto verbal quanto visual, e que reconheçam a importância das narrativas femininas na literatura. Além disso, a atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a argumentação desenvolvida, elementos essenciais para sua formação acadêmica e pessoal.
O conteúdo programático abrangerá a análise e interpretação de textos literários centrados no protagonismo feminino, abordando conceitos de narrativa, estilo literário, figuração de personagem e elementos de coesão textual. Através da leitura de contos e excertos, os alunos entrarão em contato com variadas representações da mulher na literatura, entendendo suas lutas, conquistas e a importância de sua voz na construção de discursos sociais e culturais.
Utilizando uma abordagem mão-na-massa, a atividade se desenvolve a partir da leitura, análise e discussão crítica de textos, seguidas pela expressão artística e visual. O trabalho em grupo e a construção coletiva do conhecimento são fundamentais, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem. A projetos artísticos como a criação dos murais permitirão aos alunos integrar e aplicar de forma criativa o conhecimento adquirido, estimulando o desenvolvimento de várias competências.
A carga horária total desta atividade é de 5 horas, organizada em segmentos que facilitarão a absorção do conteúdo e a prática criativa dos alunos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões em sala, na contribuição individual para a criação do mural em grupo e na reflexão compartilhada durante a apresentação dos projetos. Será valorizada a capacidade de interpretação textual, criatividade na concepção visual do mural e eloquência nas apresentações. Além disso, será considerado o engajamento com o tema e a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando e incorporando ideias dos colegas.
Os recursos necessários incluem uma seleção de contos e excertos de obras literárias, materiais para colagem e desenho (papel, tesouras, cola, revistas, canetas, lápis de cor), dispositivos para visualização de textos, e espaço adequado para as discussões em grupo e trabalho artístico.
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