Nesta atividade pedagógica, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à estrutura narrativa do cordel, explorando especialmente a construção de personagens e a sequência dos eventos que compõem este gênero literário popular no Brasil. Trabalhando em duplas, os alunos terão a tarefa de criar um pequeno livro de cordel, onde o desafio principal será contar uma história atraente, relacionando o texto com ilustrações criativas. O foco será dar vida à narrativa por meio de recursos gráficos que complementem e enriqueçam o entendimento da história. Esta atividade visa não apenas fomentar a criatividade e a habilidade de escrita nos alunos, mas também destacar a importância das ilustrações no enriquecimento e na comunicação efetiva das narrativas.
O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos reconheçam e apliquem a estrutura do cordel em suas próprias criações, entendendo a sequência narrativa e a importância dos personagens dentro do enredo. Também será enfatizada a capacidade de integrar texto e ilustração de forma harmoniosa, de modo a contar uma história de maneira engajante e visualmente atraente. Através deste trabalho, busca-se desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação, além de estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de mergulhar no universo da literatura de cordel, aprendendo sobre sua origem, características e importância cultural. Serão abordados aspectos como a rima, métrica e a tradição oral, além da análise de exemplos clássicos do gênero. Posteriormente, as técnicas de ilustração serão exploradas, orientando os alunos sobre como suas criações visuais podem contribuir para a narrativa e a apresentação do cordel.
Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivando os alunos a aprenderem fazendo. A atividade será dividida em etapas, começando com uma breve contextualização sobre o cordel. Em seguida, será feita a análise de exemplos e discussão em sala. Após esta etapa teórica, os alunos, em duplas, iniciarão o processo de criação de seus cordéis, desde a concepção da história até a finalização com ilustrações, recebendo orientações constantes do professor. Esta abordagem busca estimular a autonomia dos alunos e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A carga horária total será de 1 hora, dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao cordel e análise de exemplos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação e finalização de seus livros de cordel.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades, a criatividade e originalidade do texto, a habilidade de relacionar as ilustrações com a narrativa, e a qualidade da apresentação final do livro de cordel. Será valorizado o esforço em aplicar os conceitos apresentados em aula e a colaboração entre os membros das duplas. Exemplos de critérios específicos incluem a coesão da história, a clareza e a expressividade das ilustrações, a correta utilização das estruturas típicas do cordel, e a apresentação visual do livro finalizado.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a produção do livro de cordel, como papel de qualidade, canetas, lápis de cor e/ou tintas para as ilustrações. Será disponibilizada uma seleção de exemplos de cordéis para análise e inspiração, além de guias básicos de técnicas de ilustração. Recursos digitais também poderão ser utilizados para a pesquisa e elaboração dos trabalhos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula