Esta atividade interdisciplinar visa unir conceitos de Geometria com a Arte, proporcionando aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão mais profunda sobre simetria. Por meio da exploração de simetrias de translação, rotação e reflexão, os estudantes serão incentivados a criar suas próprias obras de arte. Iniciaremos com uma breve exposição teórica dos tipos de simetria. Após isso, em grupos, os alunos aplicarão os conhecimentos utilizando materiais simples como papel, lápis, régua e compasso para produzir padrões simétricos. A atividade culminará na análise de obras de arte selecionadas para identificar as simetrias empregadas por artistas, firmando a ligação entre aprendizado matemático e expressão artística. Para uma experiência mais dinâmica, softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra, serão usados para criar ou editar as obras dos alunos, tornando a aprendizagem mais interativa e contemporânea.
Esta atividade tem como objetivos principais promover a compreensão dos alunos sobre os conceitos fundamentais de simetria - incluindo translação, rotação e reflexão- e a aplicação desses conceitos tanto em contextos matemáticos quanto artísticos. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise ao examinar obras de arte, bem como fomentar a criatividade na criação de suas próprias composições geométricas. Por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica, o projeto também introduz os alunos ao uso de ferramentas digitais para solução de problemas e expressão criativa, preenchendo uma lacuna importante na educação matemática contemporânea.
Nesta atividade, propomos um conteúdo programático que une a análise teórica da simetria nas suas diversas formas - translação, rotação e reflexão - com a aplicação prática desses conceitos em atividades artísticas e tecnológicas. Os alunos explorarão como essas formas de simetria podem ser encontradas tanto no mundo natural quanto em criações humanas, incluindo obras de arte, e como podem usar esses princípios para influenciar suas próprias criações. O uso de softwares volta a trazer um aspecto contemporâneo ao ensino da geometria, permitindo um estudo mais aprofundado e interativo.
A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa, na qual os alunos assumirão um papel central na exploração dos conceitos de simetria por meio da criação artística. Iniciará com um breve momento teórico expositivo para assegurar a compreensão dos conceitos. Em seguida, os estudantes, distribuídos em grupos, passarão pela fase prática, alternando entre desenhos à mão livre e o uso de softwares de geometria dinâmica. Tal abordagem notadamente busca favorecer a visualização, a exploração criativa e a colaboração entre os alunos.
A carga horária total da atividade é de 3 horas, organizadas em três aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução aos conceitos de simetria e início das práticas de desenho. Na segunda aula, os alunos continuarão com as práticas de desenho e iniciarão as sessões nos softwares de geometria dinâmica. A última aula será destinada à finalização das obras digitais e a uma sessão de análise de obras de arte, seguida pela discussão em classe sobre os trabalhos realizados.
A avaliação desta atividade será feita de forma contínua e formativa, observando o envolvimento dos alunos ao longo das diferentes etapas: desde a compreensão dos conceitos de simetria, passando pela criação das obras, até a interação com o software e a capacidade de análise crítica das obras de arte. Serão considerados critérios como criatividade, aplicação dos conceitos geométricos, colaboração em grupo e participação nas discussões. Exemplos de evidências avaliativas incluem as produções artísticas dos alunos, registros de reflexões e apreciações sobre as obras analisadas, assim como a contribuição indivídual e em grupo durante as sessões práticas e discussões.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples e tecnológicos, promovendo uma experiência rica e diversificada. Itens básicos de desenho como papel, lápis, régua e compasso são fundamentais para as práticas iniciais. Softwares de geometria dinâmica, como o GeoGebra, permitirão não apenas a elaboração de obras com simetrias complexas mas também a exploração de suas propriedades de maneira interativa e profunda. A seleção de obras de arte para análise concretizará a união da geometria com a arte, enriquecendo o aprendizado.
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