Pintando como Michelangelo

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte e História
Temática: O Renascimento e a Arte

Nesta atividade inovadora de 120 minutos, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão transportados para o coração do Renascimento, adotando o papel de artistas renascentistas para recriar a experiência de Michelangelo pintando a Capela Sistina. Utilizando tintas laváveis, os estudantes deitarão de costas sob suas mesas, onde grandes folhas de papel serão fixadas, simulando o ato de pintar o famoso teto. Esta abordagem mão-na-massa permite vivenciar as dificuldades técnicas que Michelangelo enfrentou, além de proporcionar um entendimento profundo sobre o impacto e a importância do Renascimento na história da arte. Os trabalhos finais serão compartilhados e discutidos em grupo, com foco nos valores humanistas que permeiam as obras do período. Esta atividade não só enriquece o conhecimento histórico e artístico dos alunos, como também desenvolve habilidades práticas e fomenta a apreciação pela arte renascentista.

Objetivos de Aprendizagem

Ao concluir esta atividade, os alunos estarão aptos a identificar e compreender as principais características do Renascimento, especificamente em relação à sua influência na arte e cultura. Serão capazes de reconhecer a importância de Michelangelo e suas obras, além de entender o contextuo histórico e cultural que moldou seu trabalho e o do movimento renascentista como um todo. Além disso, irão adquirir habilidades práticas ao tentar replicar a técnica de pintura de Michelangelo, promovendo uma aprendizagem imersiva e sensorial.

  • Entender a importância e o impacto do Renascimento na história da arte e na cultura mundial.
  • Reconhecer Michelangelo como uma figura central do Renascimento e apreciar suas contribuições para a arte.
  • Desenvolver técnicas práticas de arte por meio da experimentação direta.
  • Analisar e discutir os temas humanistas representados nas obras do Renascimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade inclui uma revisão compreensiva do Renascimento, focando nas suas repercussões na arte e cultura. Exploraremos a vida e obra de Michelangelo, em especial sua tarefa monumental de pintar a Capela Sistina. Os alunos também aprenderão sobre os valores e temas humanistas que caracterizaram este período, destacando sua relevância histórica e artística.

  • Contexto histórico do Renascimento
  • Michelangelo e a pintura da Capela Sistina
  • Técnicas artísticas do Renascimento
  • Temas humanistas no Renascimento

Metodologia

Esta atividade segue a metodologia ativa 'Mão-na-massa', envolvendo os alunos diretamente na recreação da experiência de Michelangelo. Deitar-se sob a mesa para pintar simula os desafios que o artista enfrentou, promovendo um aprendizado imersivo. Discussões em grupo após a atividade irão aprofundar o entendimento dos temas humanistas e da importância da época renascentista, facilitando também a reflexão crítica sobre o processo criativo e artístico.

  • Simulação da pintura da Capela Sistina
  • Utilização de tintas laváveis para reprodução artística
  • Discussões guiadas sobre temas humanistas e a importância do Renascimento

Aulas e Sequências Didáticas

A aula será dividida em dois momentos de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao Renascimento e à obra de Michelangelo, seguida da preparação para a atividade prática. Na segunda aula, os alunos realizarão a pintura propriamente dita, seguida de uma sessão de apresentação e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao Renascimento e preparação para a atividade prática.
  • Aula 2: Atividade prática de pintura e sessão de discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto na participação e envolvimento dos alunos durante a atividade prática quanto na qualidade e profundidade de suas reflexões durante a sessão de discussão. Serão avaliados o entendimento dos conceitos relacionados ao Renascimento e a capacidade de conectar tais conceitos com a atividade de pintura realizada, além da habilidade de articular suas ideias de forma clara e coerente. Observações individuais e em grupo servirão para uma avaliação formativa, focando no processo de aprendizagem tanto quanto nos resultados finais.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade incluem grandes folhas de papel capazes de cobrir a parte inferior das mesas, tintas laváveis de diversas cores, pincéis de tamanho variado, panos para limpeza e proteção do chão. Além disso, será preparado um conjunto de informações e imagens sobre o Renascimento e Michelangelo, para suportar o segmento teórico da aula.

  • Folhas de papel grandes
  • Tintas laváveis
  • Pincéis de diversos tamanhos
  • Panos para limpeza
  • Material de apoio sobre o Renascimento e Michelangelo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo