Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se tornarão exploradores de histórias e contos africanos, enriquecendo seu repertório cultural e criativo. Após uma fascinante sessão de contação de histórias pelo professor, envolvendo mitos, lendas e contos repletos de ensinamentos e magia da África, os estudantes terão a oportunidade de mergulhar na rica tradição oral africana. Escolherão uma história ou personagem que mais lhes chamou a atenção para desenvolver um projeto pessoal: a criação de um mini-livro ilustrado. Esse mini-livro permitirá que expressem sua interpretação e visão da narrativa escolhida, combinando texto e imagem de forma criativa. Desta maneira, será possível trabalhar habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto, além de estimular a criatividade e a apreciação artística. A atividade é também uma porta de entrada para discutir temas como diversidade cultural, respeito às diferentes tradições e a importância da diáspora africana na composição da sociedade brasileira e mundial.
O objetivo desta atividade é conduzir os alunos à descoberta e apreciação da rica herança cultural africana por meio de suas histórias, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação de texto. Além disso, busca-se fomentar a criatividade dos alunos ao criar mini-livros ilustrados, uma expressão artística que sintetiza sua compreensão e interpretação pessoal dos contos explorados. Essa abordagem pedagógica pretende, portanto, promover não apenas o aprendizado linguístico, mas também o respeito pela diversidade e o entendimento sobre a importância do continente africano na formação cultural e social do mundo.
Abordaremos a riqueza das tradições orais africanas, explorando contos, mitos e lendas que refletem a diversidade cultural do continente africano. Discutiremos a importância destas histórias na transmissão de valores, ensinamentos e no entendimento da visão de mundo de diferentes povos africanos. A atividade incentivará os alunos a conectar essas traduções orais com suas próprias experiências e criatividade, valorizando a cultura africana como parte integral do patrimônio cultural da humanidade.
Utilizaremos metodologias ativas para envolver os alunos nesta jornada de descoberta. A 'Atividade Mão-na-massa' será central, pois os alunos criarão seus próprios mini-livros. Durante a 'Roda de Debate', discutiremos as histórias contadas e suas interpretações, promovendo a 'Sala de Aula Invertida' ao preparar os alunos para a próxima aula com atividades de leitura. Adicionalmente, a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' possibilitará a exploração lúdica dos conteúdos relacionados às histórias e cultura africanas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos à contação de histórias e discussão inicial. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação de seus mini-livros, com um momento final para compartilhamento e discussão das obras criadas.
A avaliação se dará por meio da observação ativa do envolvimento do aluno durante as discussões, a criatividade e esforço empregado na criação dos mini-livros, bem como a capacidade de expressar sua compreensão e interpretação da história escolhida. Será valorizado o processo de aprendizagem tanto quanto o produto final, encorajando os alunos a refletirem sobre seu trabalho. Exemplos de critérios incluem: claro entendimento da narrativa escolhida, originalidade e expressividade nas ilustrações, coesão e coerência na recontagem da história.
Para esta atividade, utilizaremos livros e materiais online sobre as narrativas africanas, papel, lápis de cor, canetas hidrocor e outros materiais de arte para a criação dos mini-livros. A ampla seleção de recursos permitirá que os alunos explorem diversas formas de expressão visual e textual, tornando a experiência educativa tão rica quanto possível.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula