Laboratório de Redação: Da Oralidade à Norma-Padrão

Desenvolvida por: Ane Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Transição da fala coloquial para a escrita formal

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental transformarão a sala de aula em um verdadeiro laboratório de redação, onde explorarão o processo dinâmico de transição da fala coloquial para a escrita formal, um elemento crucial para a compreensão e o domínio da língua portuguesa. Iniciando com a gravação de um relato oral sobre um tema pré-definido, os estudantes terão a oportunidade de expressar suas ideias de forma espontânea e autêntica. A etapa subsequente envolve a transcrição desses relatos, durante a qual os alunos enfrentarão o desafio de moldar suas narrativas orais às regras e convenções da norma-padrão da língua. Este exercício não apenas fortalece a habilidade de escrita, mas também promove uma rica reflexão sobre o uso apropriado e consciente da norma-padrão em contextos formais. A culminância da atividade é marcada por uma revisão coletiva dos textos. Nessa fase, sob a orientação cuidadosa do professor e com o apoio dos colegas, os alunos procederão a ajustes e correções em seus textos, praticando assim, de forma concreta, a reflexão crítica sobre a escrita e amadurecendo suas habilidades de revisão e edição.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a competência de transitar entre a fala coloquial e a escrita formal, reconhecendo a importância e a aplicabilidade da norma-padrão da língua portuguesa em contextos formais. Busca-se não apenas incentivar os alunos a expressar suas ideias de forma clara e coerente na modalidade escrita, mas também estimular a capacidade de autocorreção e revisão textual. Através desta prática, os estudantes irão aprimorar suas habilidades de escrita, ao mesmo tempo em que cultivam uma postura crítica e reflexiva sobre o uso da língua, fundamento essencial para o desenvolvimento de proficiência linguística plena.

  • Compreender a diferen\uça entre fala coloquial e escrita formal
  • Desenvolver habilidades de transcri\uç\uão de narrativas orais para a norma-padr\uão escrita
  • Praticar a revis\uão e edição de textos individuais e coletivos
  • Estimular a reflexão sobre o uso adequado da norma-padr\uão em diferentes contextos
  • Fomentar a capacidade de autocorreção e aprimoramento cont\uínuo da escrita

Conteúdo Programático

Esta atividade integra conhecimentos sobre a diversidade linguística da língua portuguesa, o uso adequado da norma-padrão em situações formais e a importância da revisão textual como parte do processo de escrita. Através de uma metodologia ativa, os alunos irão interagir diretamente com o processo de escrita, da concepção à revisão, aplicando conhecimentos linguísticos de maneira prática e reflexiva.

  • Diversidade lingu\uística e registro formal e informal
  • Norma-padr\uão da l\uíngua portuguesa
  • Processo de revis\uão e edição de textos
  • Reflexão sobre preconceito lingu\uístico e a import\uância da norma-padr\uão

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade promove a participação direta dos alunos no processo de aprendizagem. Inicia-se com a gravação de relatos orais, seguida por sua transcrição, ajuste à norma-padrão e revisão coletiva. Esta sequência de etapas permite aos estudantes vivenciar de maneira prática e reflexiva a transição entre a oralidade e a escrita formal, além de desenvolver habilidades essenciais de revisão e edição de textos.

  • Gravação de relatos orais
  • Transcrição e ajuste dos relatos à norma-padrão
  • Revisão coletiva dos textos
  • Reflexão e discussão sobre os ajustes realizados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos realizarão a gravação dos relatos orais e iniciarão a transcrição. Na segunda aula, os textos serão revisados coletivamente, com a participação ativa de todos os alunos e sob a orientação do professor.

  • Aula 1: Grava\uç\uão dos relatos orais e in\uício da transcri\uç\uão
  • Aula 2: Revis\uão coletiva dos textos e atividade de reflex\uão

Avaliação

A avalia00e700e3o desta atividade se dar00e1 por meio da observa00e700e3o cont00ednua do professor em relação ao envolvimento e participação dos alunos durante todas as etapas do processo. Será avaliado o esforço na transcrição adequada dos relatos orais para a norma-padr00e3o e a habilidade de revisão e edição dos textos. A participa00e700e3o na revisão coletiva e a capacidade de incorporar feedbacks de maneira construtiva também serão crit00e9rios importantes. A avaliação considerará o crescimento individual do aluno, valorizando seu desenvolvimento progressivo em habilidades de escrita e revisão.

Materiais e ferramentas:

Para a execu00e700e3o desta atividade, serão necess00e1rios recursos como gravador de voz ou smartphones, computadores ou paper com acesso a processadores de texto e projetor multimídia para exibição coletiva dos textos durante as revisões. Materiais de apoio sobre norma-padr00e3o e escrita formal também serão disponibilizados.

  • Gravadores de voz ou smartphones
  • Computadores ou tablets com acesso a processadores de texto
  • Projetor multim\uídia
  • Materiais de apoio sobre norma-padr\uão e escrita formal

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