Diário de um Explorador de Dinossauros

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências e Língua Portuguesa
Temática: Dinossauros e Fósseis

Esta atividade se propõe a introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao maravilhoso mundo dos dinossauros e dos fósseis, através de uma experiência imersiva de exploração e descoberta. Após uma breve introdução teórica sobre o que são fósseis e como são formados, cada aluno receberá a importante missão de se tornar um explorador de dinossauros por um dia. Em um ambiente propício à pesquisa, com o auxílio do professor, os alunos serão encorajados a buscar informações sobre diferentes tipos de dinossauros e fósseis. Utilizando recursos digitais adaptados à sua idade e livros temáticos, eles coletarão dados sobre os hábitos, habitat, alimentação e características particulares de cada dinossauro estudado. Posteriormente, com base no conhecimento adquirido, cada criança criará seu próprio diário de explorador, onde relatará suas 'descobertas', descrevendo de forma criativa os dinossauros e fósseis investigados. Esse diário se tornará um prazeroso exercício de leitura, pesquisa, compreensão e produção escrita individual, estimulando a imaginação e a curiosidade dos pequenos aprendizes sobre o passado da Terra e seus gigantes desaparecidos.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental habilidades relacionadas à pesquisa, leitura, compreensão e produção escrita, por meio de uma abordagem lúdica e educativa sobre dinossauros e fósseis. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e descrever diferentes tipos de dinossauros, compreendendo aspects sobre seus habitats, dietas e características físicas. Além disso, este projeto visa incentivar a autonomia dos estudantes na busca por informações, bem como promover a criatividade no registro de suas descobertas através da elaboração de um diário pessoal de explorador.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando recursos impressos e digitais.
  • Estimular a leitura e a compreensão de textos diversos sobre dinossauros e fósseis.
  • Incentivar a produção escrita criativa através da elaboração de um diário de explorador.
  • Promover conhecimento sobre paleontologia e ciências naturais de forma lúdica.
  • Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos pela história natural e pela ciência.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá uma abordagem interdisciplinar entre Ciências e Língua Portuguesa. Iniciar-se-á com conceitos básicos sobre fósseis, metodologia de como são formados e a importância do estudo de fósseis para o entendimento da história natural. Em seguida, haverá uma parte dedicada ao estudo de diferentes dinossauros: características físicas, dietas, habitats e teorias sobre sua extinção. Finalmente, a prática de pesquisa, leitura e escrita será consolidada na elaboração de um diário de explorador, onde os alunos poderão aplicar criativamente o conhecimento adquirido.

  • Introdução a fósseis e paleontologia.
  • Características, habitat e alimentação de diversos dinossauros.
  • Como os fósseis são formados e o que podem nos contar sobre o passado.
  • Criação de um diário de explorador: registro de descobertas sobre dinossauros.

Metodologia

A metodologia aplicada será a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), visando engajar os alunos em uma experiência de aprendizado significativa e hands-on. Iniciaremos com uma fase de imersão, onde os alunos receberão informações essenciais sobre fósseis e dinossauros. Após essa contextualização, eles serão estimulados a realizar pesquisas em grupos, com orientação constante do educador, para garantir que a investigação seja efetiva. A criação do diário de explorador será o projeto final, permitindo aos alunos a oportunidade de expressarem individualmente suas descobertas e aprendizados de forma criativa.

  • Aula expositiva introdutória sobre fósseis e dinossauros.
  • Pesquisa orientada em grupo sobre tipos específicos de dinossauros.
  • Criação individual do diário de explorador como registro das descobertas.
  • Compartilhamento e discussão em classe dos diários produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 60 minutos cada, distribuídas da seguinte maneira: Aula 1 dedicada à introdução ao tema e início das pesquisas; Aula 2 focada na continuação da pesquisa e início da criação dos diários; Aula 3 destinada à finalização dos diários e compartilhamento das descobertas com a turma.

  • Aula 1: Introdução aos dinossauros e começo da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e início da criação dos diários.
  • Aula 3: Finalização dos diários e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação e o envolvimento dos alunos durante a etapa de pesquisa, a qualidade da informação reunida, a criatividade e o esforço aplicados na criação dos diários, e a habilidade de compartilhar verbalmente suas descobertas com a turma. Serão valorizados não apenas o produto final, mas todo o processo de aprendizagem, incluindo a colaboração entre colegas, a busca ativa por conhecimento e a capacidade de síntese e expressão escrita e oral.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acessos à internet para pesquisa em sites educativos seguros, livros temáticos sobre dinossauros e fósseis, material para a criação dos diários (papel, lápis, canetinhas, cola, tesoura), além de um espaço adequado para que os alunos possam trabalhar em grupo e individualmente.

  • Acesso à internet com supervisão.
  • Livros e revistas sobre dinossauros e fósseis.
  • Material para a criação do diário (papéis coloridos, canetas, lápis, etc.).
  • Espaço na sala de aula adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo