Diário de Bordo da Aventura

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Narrativa e Imaginação

Nesta atividade lúdica e envolvente, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar seus próprios 'Diários de Bordo', inspirados por uma emocionante história de aventura lida em conjunto na classe. Cada aluno se colocará no papel de um personagem dentro dessa história e registrará suas experiências diárias em primeira pessoa durante uma semana. Este registro incluirá descrições vivas dos lugares 'visitados', interações com outros personagens e a participação em eventos cruciais da trama. Ao imergir neste mundo de fantasia, os estudantes não só praticarão a arte da narração e desenvolverão suas habilidades de escrita, mas também aprenderão sobre a estrutura e a importância do gênero diário, focando no uso da primeira pessoa do singular. Esta atividade incentiva a expressão pessoal e o desenvolvimento da imaginação, enquanto reforça a importância da escrita reflexiva e narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é multifacetado, visando primeiramente aprimorar as habilidades de escrita narrativa dos alunos, com especial atenção à estrutura e característica do gênero diário. Os estudantes aprenderão a expressar suas ideias e imaginação em primeira pessoa, refletindo sobre suas experiências diárias dentro de um contexto de aventura fictícia. Adicionalmente, esta atividade busca estimular a criatividade e o pensamento crítico, ao encorajar os alunos a refletirem sobre suas ações e as dos personagens nos diários. Através deste exercício de imersão, os estudantes desenvolverão também a habilidade de descrever cenários e personagens complexos, melhorando seu vocabulário e capacidade de expressão escrita.

  • Desenvolver habilidades de escrita narrativa, com ênfase na narração em primeira pessoa.
  • Compreender e aplicar a estrutura de um diário pessoal em uma narrativa.
  • Estimular a imaginação e a capacidade de criar histórias e personagens.
  • Praticar a descrição detalhada de lugares, personagens e eventos.
  • Reforçar a importância da reflexão pessoal e expressão através da escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03 - Utilizar, ao produzir texto, recursos coesivos de referência pessoal (principalmente pronomes pessoais e possessivos), concordância verbal e nominal, pontuação, além de outros conhecimentos linguísticos e ortográficos necessários à textualização.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica foi cuidadosamente desenhada para introduzir os alunos ao gênero diário, centrando-se na expressão pessoal e na capacidade de narrar experiências usando a primeira pessoa do singular. Será dada especial atenção à estrutura de um diário, incluindo elementos como data, texto narrativo em primeira pessoa e reflexões pessoais. Além disso, a atividade cobrirá técnicas básicas de narração, como descrição detalhada de cenários e personagens, desenvolvimento de trama e construção de diálogos. Através deste conteúdo, os alunos poderão explorar e expandir suas habilidades de escrita criativa.

  • Estrutura e características do diário pessoal
  • Técnicas de narração em primeira pessoa
  • Descrição de personagens, cenários e eventos
  • Reflexão e expressão pessoal através da escrita
  • Construção de diálogos e interações entre personagens

Metodologia

A metodologia desta atividade incorpora práticas da Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa. Os alunos começarão com a leitura conjunta de uma história de aventura, seguida de discussões guiadas para estimular a imaginação e planejar seus diários. Em casa, eles 'vivenciarão' aventuras, refletindo diariamente em seus diários. Este processo culmina com a partilha dos diários em sala de aula, onde os alunos poderão discutir suas experiências e reflexões, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e criativa.

  • Leitura conjunta e discussão inicial da história de aventura
  • Criação individual de diários de bordo baseados em personagens imaginários
  • Reflexões diárias e registros de aventuras fictícias
  • Compartilhamento e discussão dos diários em sala de aula
  • Análise coletiva das estruturas narrativas e expressões pessoais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução à atividade, leitura da história e planejamento dos diários. A continuação da atividade se dará como tarefa de casa, onde os alunos realizarão os registros diários por uma semana. Na segunda aula, os alunos compartilharão seus diários e reflexões, encerrando com uma discussão sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução, leitura da história e planejamento dos diários (60 minutos)
  • Aula 2: Compartilhamento dos diários e discussão coletiva (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no envolvimento dos alunos no processo de criação do diário, a qualidade da narrativa, a capacidade de reflexão e expressão pessoal. Será avaliada a aderência à estrutura do diário, a riqueza nas descrições de cenários, personagens e eventos, bem como a originalidade e criatividade dos registros. Discussões em sala de aula proporcionarão feedback coletivo, enquanto avaliações individuais destacarão os pontos fortes e áreas de melhoria para cada aluno. Exemplos de diários destacados poderão ser compartilhados, respeitando a privacidade e os sentimentos dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias da história de aventura selecionada, cadernos ou folhas para criação dos diários, materiais de arte para decoração dos diários, como canetas coloridas e adesivos, e acesso à biblioteca ou internet para pesquisa de informações adicionais. Esses materiais enriquecerão a experiência dos alunos, permitindo-lhes personalizar seus diários e apoiando-os na pesquisa criativa para suas narrativas.

  • História de aventura selecionada para leitura inicial
  • Cadernos ou folhas para os diários de bordo
  • Materiais de arte para decoração dos diários
  • Acesso à biblioteca ou internet para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo