Pescaria das Letras

Desenvolvida por: Sophia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de palavras

A 'Pescaria das Letras' é uma atividade lúdica destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de promover a aprendizagem na formação de palavras por meio de uma dinâmica interativa e divertida. Utilizando varas de pesca improvisadas feitas de cabos de vassoura com ímãs na ponta, os alunos participarão de uma pescaria inusitada no 'mar de palavras' criado em sala de aula, com peixes de papel que contêm letras e sílabas. Após a pescaria, os alunos se dividirão em grupos para montar palavras com os componentes 'pescados', enfocando especialmente nas sílabas iniciais das palavras, facilitando assim o reconhecimento dos diferentes sons e suas representações escritas. Esta atividade propicia o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de forma prática e ludicamente, reforçando as conexões entre os sons e suas grafias além de estimular o trabalho em equipe e criatividade dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Com a 'Pescaria das Letras', pretende-se alcançar objetivos primordiais para o desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Dentre estes, destacam-se: facilitar o reconhecimento de letras e sílabas, promover a consciência fonológica por meio da manipulação de sílabas e sons iniciais, estimular a capacidade de análise e síntese visual e auditiva e desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira significativa e prazerosa. Este plano visa também fomentar a colaboração e interação entre os alunos durante o processo de aprendizagem, ressaltando a importância de aprender brincando.

  • Reconhecer e diferenciar letras e sílabas
  • Desenvolver a consciência fonológica, especialmente quanto às sílabas iniciais
  • Estimular a leitura e escrita de palavras
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração
  • Associar o lúdico ao aprendizado efetivo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Conteúdo Programático

Este plano aborda a alfabetização e o letramento como processos interativos e prazerosos, enfatizando a identificação, comparação e combinação de letras e sílabas para formar palavras. Utiliza-se de estratégias lúdicas para solidificar o entendimento dos alunos sobre a natureza sonora da linguagem, explorando as unidades fonológicas básicas como pilares para a leitura e escrita eficazes.

  • Identificação de letras e sílabas
  • Consciência fonológica e habilidades de decodificação
  • Formação de palavras
  • Análise e síntese de sílabas e sons
  • Colaboração e trabalho em grupo

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos' serão empregadas para engajar os alunos de forma prática e interessante. Estas abordagens destacam a importância da experiência direta na construção do conhecimento, permitindo aos estudantes 'aprender fazendo'. Eles serão estimulados a explorar, questionar e descobrir novos conhecimentos por meio da atividade de pescaria de letras e sílabas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.

  • Uso de varas de pesca improvisadas para 'pescar' letras e sílabas
  • Formação de palavras em grupo com o material pescado
  • Discussão em grupo sobre as palavras formadas, com ênfase nas sílabas iniciais
  • Atividades de leitura e escrita baseadas nas palavras criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, haverá a introdução da atividade e a 'pescaria' das letras e sílabas. Na segunda aula, os alunos trabalharão em grupos para formar as palavras e discutirão as suas descobertas, finalizando com um compartilhamento das palavras formadas com toda a classe.

  • Aula 1: Introdução e Pescaria das Letras e Sílabas
  • Aula 2: Formação de Palavras e Discussão

Avaliação

A avaliação da 'Pescaria das Letras' será realizada de forma contínua e processual, observando a participação, o envolvimento e o progresso dos alunos durante as atividades. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos em reconhecer e associar letras e sílabas, formar palavras corretamente e trabalhar colaborativamente. Feedbacks construtivos serão fornecidos, valorizando os avanços individuais e coletivos, motivando a continuidade da aprendizagem. Exemplos de palavras formadas e erros comuns serão discutidos para reforçar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como cabos de vassoura ou similares para as varas de pesca, ímãs, barbantes, peixes de papel com letras e sílabas. Além disso, será importante a disposição de um espaço amplo que simule o 'mar de palavras', promovendo um ambiente seguro e estimulante para a movimentação e interação entre os alunos.

  • Cabos de vassoura ou similares (varas de pesca)
  • Ímãs e barbantes
  • Peixes de papel com letras e sílabas
  • Espaço amplo para a realização da atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo