Debate Show: A Hora do Argumento

Desenvolvida por: Mazeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Debater temas contemporâneos e polêmicos

Nesta atividade intitulada 'Debate Show: A Hora do Argumento', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver suas habilidades de argumentação e análise crítica por meio de um debate estruturado sobre um tema contemporâneo e polêmico. Após a divisão da classe em dois grupos, eles escolherão conjuntamente um tema de relevância e interesse. Cada grupo terá tempo determinado para pesquisar e compilar argumentos sólidos que suportem seu ponto de vista. Durante as apresentações, que se darão alternadamente, os alunos serão estimulados a praticar a escuta ativa e a respeitar as opiniões divergentes, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso. Esta atividade busca transcender o ambiente escolar, preparando os alunos para interagirem em sociedade de forma crítica e construtiva, além de fortalecer suas capacidades de expressão oral e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar o desenvolvimento das habilidades de argumentação, escuta ativa e análise crítica dos alunos. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar diferentes posicionamentos sobre um mesmo tema, construir argumentos coesos e coerentes, e expressar suas ideias de maneira clara e respeitosa. A atividade também visa aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, promover a empatia ao entender diferentes perspectivas e aprimorar a expressão oral.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Promover a escuta ativa e o respeito por diferentes perspectivas.
  • Exercitar a capacidade de análise crítica de argumentos.
  • Aprimorar a expressão oral e a capacidade de trabalhar em equipe.

Conteúdo Programático

A dinâmica do debate contempla conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, com foco especial na argumentação, na construção de discursos coesos e na habilidade de escuta. Visa incentivar análises críticas e a elaboração de estratégias de comunicação eficazes, fundamentais para uma sociedade democrática e para o exercício da cidadania.

  • Argumentação escrita e oral
  • Construção de discursos
  • Análise crítica de textos argumentativos
  • Metodologias de debate

Metodologia

A metodologia ativa será empregada, favorecendo a aprendizagem por meio de práticas e participação efetiva dos alunos. A atividade será iniciada com a escolha do tema, seguida por pesquisa e preparação dos argumentos. Os debates serão realizados em um ambiente formativo, oportunizando a expressão de todos e o desenvolvimento de uma escuta ativa, respeitosa e construtiva.

  • Divisão da turma em grupos
  • Seleção democrática do tema a ser debatido
  • Pesquisa e preparação de argumentos
  • Realização do debate com momentos de fala alternados entre os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em dois momentos de 60 minutos cada. No primeiro momento, ocorrerá a seleção do tema e a divisão dos grupos, seguidos da preparação para o debate. No segundo, acontecerá o debate propriamente dito, com espaço para réplicas e tréplicas.

  • Aula 1: Introdução, seleção do tema e preparação.
  • Aula 2: Realização do debate.

Avaliação

A avaliação contemplará a participação e o engajamento dos alunos durante todas as etapas da atividade, considerando o respeito aos colegas, a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade de escuta ativa. Será utilizado um sistema de pontuação que leva em conta a profundidade e a relevância dos argumentos, a estrutura do discurso e a dinâmica de interação com o grupo. Além disso, feedback individual e coletivo será fornecido para incentivar a reflexão sobre os aprendizados adquiridos.

Materiais e ferramentas:

Será necessário o uso de acesso à internet para a pesquisa de argumentos e confecção de materiais de apoio ao debate, além de um espaço adequado que favoreça a interação entre os grupos. Recursos audiovisuais também podem ser empregados para auxiliar na apresentação dos argumentos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Quadro branco ou flip chart
  • Projetor e tela para apresentações
  • Cronômetro para controle do tempo de fala

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo