Nesta atividade intitulada 'Debate Show: A Hora do Argumento', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver suas habilidades de argumentação e análise crítica por meio de um debate estruturado sobre um tema contemporâneo e polêmico. Após a divisão da classe em dois grupos, eles escolherão conjuntamente um tema de relevância e interesse. Cada grupo terá tempo determinado para pesquisar e compilar argumentos sólidos que suportem seu ponto de vista. Durante as apresentações, que se darão alternadamente, os alunos serão estimulados a praticar a escuta ativa e a respeitar as opiniões divergentes, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso. Esta atividade busca transcender o ambiente escolar, preparando os alunos para interagirem em sociedade de forma crítica e construtiva, além de fortalecer suas capacidades de expressão oral e escrita.
O objetivo principal desta atividade é fomentar o desenvolvimento das habilidades de argumentação, escuta ativa e análise crítica dos alunos. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar diferentes posicionamentos sobre um mesmo tema, construir argumentos coesos e coerentes, e expressar suas ideias de maneira clara e respeitosa. A atividade também visa aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, promover a empatia ao entender diferentes perspectivas e aprimorar a expressão oral.
A dinâmica do debate contempla conteúdos curriculares de Língua Portuguesa, com foco especial na argumentação, na construção de discursos coesos e na habilidade de escuta. Visa incentivar análises críticas e a elaboração de estratégias de comunicação eficazes, fundamentais para uma sociedade democrática e para o exercício da cidadania.
A metodologia ativa será empregada, favorecendo a aprendizagem por meio de práticas e participação efetiva dos alunos. A atividade será iniciada com a escolha do tema, seguida por pesquisa e preparação dos argumentos. Os debates serão realizados em um ambiente formativo, oportunizando a expressão de todos e o desenvolvimento de uma escuta ativa, respeitosa e construtiva.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em dois momentos de 60 minutos cada. No primeiro momento, ocorrerá a seleção do tema e a divisão dos grupos, seguidos da preparação para o debate. No segundo, acontecerá o debate propriamente dito, com espaço para réplicas e tréplicas.
A avaliação contemplará a participação e o engajamento dos alunos durante todas as etapas da atividade, considerando o respeito aos colegas, a qualidade dos argumentos apresentados e a capacidade de escuta ativa. Será utilizado um sistema de pontuação que leva em conta a profundidade e a relevância dos argumentos, a estrutura do discurso e a dinâmica de interação com o grupo. Além disso, feedback individual e coletivo será fornecido para incentivar a reflexão sobre os aprendizados adquiridos.
Será necessário o uso de acesso à internet para a pesquisa de argumentos e confecção de materiais de apoio ao debate, além de um espaço adequado que favoreça a interação entre os grupos. Recursos audiovisuais também podem ser empregados para auxiliar na apresentação dos argumentos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula