Linha do Tempo Junina

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Artes
Temática: Festa Junina

A linha do tempo junina é uma atividade onde os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental aprenderão sobre a origem, a tradição e a evolução das festas juninas ao longo do tempo. Utilizando materiais variados como fotografias, recortes de revistas e desenhos feitos por eles, os alunos serão conduzidos a explorar festas juninas vivenciadas por eles e por outras pessoas, além de descobertas sobre estas festas durante a pesquisa. Por meio desta atividade lúdica e colaborativa, será possível desenvolver importantes habilidades como organização temporal e o aprofundamento cultural sobre um dos eventos mais tradicionais e coloridos de várias regiões brasileiras. Os estudantes terão a oportunidade de compreender não apenas a importância das festas juninas enquanto parte do patrimônio cultural brasileiro, mas também de desenvolver noções de trabalho em equipe, pesquisa e análise crítica, ao selecionar e organizar as informações que farão parte da linha do tempo coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos estimular nos alunos a capacidade de organizar informações de maneira temporal, usar recursos visuais para representar conhecimentos, estimular a pesquisa e a curiosidade sobre as tradições culturais brasileiras, fomentar o trabalho em equipe e a cooperação e, por fim, valorizar as festas juninas como parte importante do patrimônio cultural brasileiro. Os estudantes aprenderão sobre a origem das festas juninas, sua evolução ao longo do tempo e como essas celebrações variam em diferentes regiões do país, proporcionando uma visão ampla e diversificada sobre o tema.

  • Organizar fatos de maneira temporal utilizando conceitos de antes, durante e depois.
  • Utilizar materiais diversificados como recurso para a construção de conhecimento.
  • Pesquisar e apresentar informações sobre a origem e a história das festas juninas.
  • Trabalhar em equipe para a criação de uma linha do tempo coletiva.
  • Valorizar as festas juninas como patrimônio cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade contemplará a história das festas juninas, focando em sua origem, significados e formas de celebração em diferentes contextos sociais e regionais. Através desta perspectiva, os alunos terão a oportunidade de compreender as festas juninas não apenas como eventos festivos, mas como expressões de cultura que envolvem música, dança, comidas típicas e costumes específicos. Este tema interdisciplinar conectará conhecimentos de história, geografia, artes e linguagens, incentivando uma aprendizagem integrada e significativa.

  • História e origem das festas juninas
  • Elementos culturais representativos das festas juninas
  • As festas juninas no Brasil e suas variações regionais
  • Construção de linhas do tempo e noções de temporalidade

Metodologia

A metodologia ativa será o cerne desta atividade, promovendo o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Através de técnicas de aprendizagem baseada em projetos, os estudantes serão motivados a pesquisar, selecionar e compartilhar informações pertinentes ao tema das festas juninas. A construção da linha do tempo permitirá que os alunos organizem coletivamente as informações e reflitam sobre a sequência de eventos e suas inter-relações. O uso de recursos visuais e materiais diversos para representar suas descobertas promove uma aprendizagem dinâmica e inclusiva, adaptável às diversas formas de expressão e compreensão dos alunos.

  • Breve apresentação sobre a origem das festas juninas pelo professor
  • Pesquisa e seleção de material por parte dos alunos
  • Construção da linha do tempo usando materiais diversos
  • Apresentação e discussão da linha do tempo coletiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicar-me-ei a introduzir o tema e explicar a atividade, seguido pela fase inicial de pesquisa e seleção de materiais pelos alunos. Na segunda aula, os alunos organizarão os materiais na linha do tempo e farão a apresentação da mesma, culminando em uma discussão coletiva sobre os aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da coleta de materiais.
  • Aula 2: Montagem da linha do tempo e apresentação.

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será processual e formativa, focalizando a participação, o envolvimento e a colaboração de cada aluno durante todo o processo. Será avaliada a capacidade de pesquisa, seleção e organização das informações na linha do tempo, bem como a contribuição para o trabalho em equipe. O emprego de noções temporais corretas e a qualidade da apresentação dos elementos visuais na linha do tempo também serão critérios importantes. Observações diretas, registros fotográficos da linha do tempo e reflexões dos alunos sobre o processo farão parte dos instrumentos avaliativos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel kraft ou cartolina para a base da linha do tempo, fotografias, recortes de revistas, desenhos, cola, tesoura e marcadores. O emprego de recursos digitais como tablets ou computadores pode enriquecer a pesquisa sobre as festas juninas. Estes materiais e recursos facilitarão a expressão criativa dos alunos e a construção de uma linha do tempo diversificada e informativa.

  • Papel kraft ou cartolina
  • Fotografias e recortes de revistas
  • Desenhos
  • Cola e tesoura
  • Marcadores
  • Acesso a recursos digitais para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo